Esse motor é um dos mais comuns na categoria mais popular do Brasil, mas cada marca possui sua prioridade na hora de calibrá-los
O segmento de SUVs compactos não possui um padrão sobre qual motorização usa, mas os 1.0 turbo já estão bem populares por terem IPI reduzido. Em 2025 tivemos a estreia do Nissan Kicks com essa motorização, que chamou a atenção pelo preço elevado.
O novo SUV japonês já está no mercado e começou as vendas com um bom volume. O 1.0 turbo do Kicks é o mesmo usado pela Renault no Kardian, com 125 cv e 22,4 kgfm, o maior torque dentre os 1.0 oferecidos no Brasil.
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Como o carro é pesado, o desempenho não é seu forte. Mas ele compensa isso com um consumo baixo. Comparamos aqui como o Nissan Kicks se compara com os rivais que possuem essa mesma motorização. Consideramos os concorrentes diretos: Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Peugeot 2008.
Os motores 1.0 turbo focam no torque entregue bem cedo, que é bom para o uso urbano. Mas a potência pode ser um empecilho na estrada, principalmente em carros mais pesados como os SUVs.
O motor 1.0 turbo da Stellantis, chamado de Turbo 200, é o mais potente do segmento e rende 130 cv com etanol. Já o usado pela Nissan possui o maior torque, de 22,4 kgfm.
O motor da Chevrolet foi atualizado com injeção direta no início de 2025, com sua potência subindo para 121 cv. Mas na linha 2026 essa potência foi reduzida para 115 cv, com o fim de receber os benefícios de carro sustentável do governo federal. Mas seu torque foi mantido em 18,9 kgfm.
O Hyundai Creta chama a atenção por ter o menor torque, 17,5 kgfm. Mas ele compensa entregando essa força a partir de 1.500 rpm, enquanto os rivais exigem rotações mais altas. Esse comportamento ajuda a ter resposta inicial mais ágil em arrancadas.
Carro | Potência | Torque |
---|---|---|
Nissan Kicks | 120 cv (G)/ 125 cv (E) | 20,4 kgfm (G)/ 22,4 kgfm (E) |
Chevrolet Tracker | 115 cv (G/E) | 18,3 kgfm (G)/18,9 kgfm (E) |
Volkswagen T-Cross | 116 cv (G)/128 cv (E) | 20,4 kgfm |
Hyundai Creta | 115 cv (G)/120 cv (E) | 17,5 kgfm |
Peugeot 2008 | 125 cv (G)/130 cv (E) | 20,4 kgfm |
A grande maioria dos carros equipados com motor 1.0 turbo no Brasil é equipada com câmbio automático de seis marchas. Nesse comparativo, o Hyundai Creta, o Volkswagen T-Cross e o Chevrolet Tracker utilizam esse tipo de caixa.
Mas não se trata do mesmo câmbio. Hyundai e Chevrolet utilizam caixas desenvolvidas “em casa”, enquanto a Volkswagen adota a japonesa Aisin AWF6F25, que a marca alemã chama internamente de AQ250-6F.
A Nissan utiliza um câmbio de dupla embreagem banhado a óleo com seis marchas, o Magna-Getrag DW23. Já o Peugeot 2008 tem o CVT Aisin K313, com simulação de sete marchas.
Aqui não existe um ganhador ou perdedor, todos os câmbios possuem projeto moderno e bom funcionamento. O sistema de dupla embreagem da Nissan tem menos perdas parasitárias e realiza trocas mais rápidas, já as automáticas tradicionais são suaves, enquanto o CVT permite manter o motor sempre cheio quando o motorista exige desempenho.
A escolha vai do gosto do consumidor e também do casamento do câmbio com o motor.
Não é uma surpresa ver que os motores 1.0 turbo mais potentes foram os que deram o melhor desempenho aqui. O Volkswagen T-Cross e o Peugeot 2008 praticamente empataram em aceleração e velocidade máxima.
O outro que ficou com o 0 a 100 km/h abaixo de 11 segundos foi o Chevrolet Tracker. Segundo o fabricante, essa versão com 115 cv tem o mesmo desempenho do modelo de 121 cv vendido de janeiro a junho.
Colocamos o peso junto do desempenho nessa tabela para exemplificar como esse fator pode jogar contra. O motor do Nissan Kicks é o terceiro mais potente e possui o maior torque, além de trabalhar junto de uma caixa de dupla embreagem bem eficiente. Mas seus 1.366 kg fizeram dele o mais lento.
O peso joga a favor quando é baixo, como é o caso do Chevrolet Tracker. Mas se você procura um SUV compacto com desempenho mais forte, é melhor procurar as versões mais potentes desses carros, como o T-Cross 250 TSI, o Tracker 1.2 turbo ou o Hyundai Creta 1.6 TGDi.
Carro | 0 a 100 km/h | velocidade máxima | Peso |
---|---|---|---|
Nissan Kicks | 12,4 s | 185 km/h | 1.366 kg |
Chevrolet Tracker | 10,9 s | 184 km/h | 1.240 kg |
Volkswagen T-Cross | 10 s | 192 km/h | 1.295 kg |
Hyundai Creta | 11,5s | 180 km/h | 1.300 kg |
Peugeot 2008 | 10,1 s | 194 km/h | 1.300 kg |
Por serem carros familiares e sem pretensões esportivas, o consumo de combustível está no topo da prioridades dos compradores. Mas não ache que todo 1.0 turbo é econômico.
No teste padronizado do Inmetro, quem obteve as melhores médias rodoviárias foi o Volkswagen T-Cross. O Nissan Kicks ficou bem próximo nas médias.
Já na cidade, quem se deu melhor foi o Peugeot 2008, com ambos combustíveis. O polivalente T-Cross ficou na segunda posição, com diferenças pequenas.
O terceiro mais econômico na cidade é o Hyundai Creta, que também possui consumo bem similar ao dos líderes. Em contrapartida ele foi o mais beberrão na estrada.
Carro | Consumo urbano | Consumo rodoviário |
---|---|---|
Nissan Kicks | 8,3 km/l (E)/ 11,7 km/l (G) | 9,9 km/l (E)/ 14,3 km/l (G) |
Chevrolet Tracker | 8,1 km/l (E)/ 11,5 km/l (G) | 9,9 km/l (E)/ 13,8 km/l (G) |
Volkswagen T-Cross | 8,5 km/l (E)/ 12,1 km/l (G) | 10,2 km/l (E)/ 14,5 km/l (G) |
Hyundai Creta | 8,4 km/l (E)/ 12 km/l (G) | 9 km/l (E)/ 12,7 km/l (G) |
Peugeot 2008 | 8,6 km/l (E)/ 12,3 km/l (G) | 9,8 km/l (E)/ 13,7 km/l (G) |
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