Motor 3 cilindros turbo da Chevrolet ganha injeção direta

Os motores 1.0 e 1.2 turbinados da General Motors foram atualizados para poluírem menos, mas também ficaram mais fortes

chevrolet Tracker e Montana 2025 (3)
Só mudaram sob o capô, de resto é igual estava antes (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/12/2024 às 08h00
Atualizado em 17/12/2024 às 14h39

A Chevrolet atualizou seu motor turbinado de três cilindros para atender a norma de emissões Proconve L8. Tanto o 1.0 quanto o 1.2 sobrealimentados receberam injeção direta no Tracker e na Montana. O Onix deverá receber as mudanças em breve.

De acordo com a Chevrolet, as mudanças foram a adoção da injeção direta e atualizações no software de gerenciamento do motor. Isso garantiu a redução nas emissões e no consumo, com exceção do ciclo urbano da Montana.

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Antes que vocês perguntem, a Chevrolet manteve a correia dentada banhada a óleo nesses motores de três cilindros. O equipamento agora conta com garantia de 240 mil km, contanto que o proprietário siga o plano de manutenção corretamente e faça as revisões na rede autorizada.

Ficha técnica do motor 1.0 turbo Chevrolet

Os maiores ganhos no 1.0 turbo da Chevrolet foram no torque. O motor anterior, sem injeção direta, entregava 116 cv com ambos combustíveis, o torque era de 16,3 kgfm na gasolina e 16,8 kgfm no etanol. Confira os dados após a atualização:

Combustível Potência Torque
Gasolina 117 cv 18,3 kgfm
Etanol 121 cv 18,9 kgfm

Ficha técnica do motor 1.2 turbo Chevrolet

O motor 1.2 turbo da Chevrolet rompeu a barreira dos 140 cv com a injeção direta. Seu torque cresceu mais quando abastecido na gasolina, diminuindo a disparidade entre os combustíveis. Antes da atualização ele rendia 132 cv com gasolina e 133 cv com etanol, o torque ficava em 19,4 kgfm e 21,4 kgfm respectivamente.

Combustível Potência Torque
Gasolina 139 cv 22,4 kgfm
Etanol 141 cv 22,9 kgfm

Consumo dos Chevrolet Tracker e Montana com motor atualizado

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O consumo da dupla melhorou em quase todas as situações (Foto: Chevrolet | Divulgação)

O Chevrolet Tracker melhorou o consumo após receber a injeção direta, seja com o 1.0 turbo ou com o 1.2 turbo. As melhorias chegam a 7,7% quando comparado ao modelo anterior.

Consumo Chevrolet Tracker 1.0 turbo

Combustível Cidade Estrada
Gasolina 11,6 km/l 13,7 km/l
Etanol 8 km/l 9,8 km/l

Consumo Chevrolet Tracker 1.2 turbo

Combustível Cidade Estrada
Gasolina 11,2 km/l 14,1 km/l
Etanol 7,7  km/l 10 km/l

Montana melhorou apenas na estrada

A caminhonete da família ficou mais beberrona no ciclo urbano quando equipada com câmbio automático. O consumo subiu em 0,8% na gasolina e 2,5% com etanol. Em compensação, na rodovia ela chega a beber até 4,3% menos

Consumo Chevrolet Montana 1.2 turbo manual

Combustível Cidade Estrada
Gasolina 12,3 km/l 13,7 km/l
Etanol 8,4  km/l 9,7 km/l

Consumo Chevrolet Montana 1.2 turbo automática

Combustível Cidade Estrada
Gasolina 11 km/l 13,5 km/l
Etanol 7,5  km/l 9,7 km/l

Desempenho melhorou

A Chevrolet divulgou também a aceleração de zero a 100 km/h do Tracker e da Montana com injeção direta. Como era de se esperar, eles ficaram mais rápidos graças aos ganhos em potência em torque.

Começando pelo Tracker 1.0 turbo, o tempo para acelerar de zero a 100 km/h caiu de 11,8 s para 10,9 s. Com o 1.2 turbo a melhora foi de 11,1 s para 9,7 s.

Na Montana com câmbio manual o zero a 100 km/h caiu de  11,7 s para 10,9 s. Com câmbio automático a melhora foi de 10,1 s para 9,5 s.

A dupla com esse motor turbo atualizado com a injeção direta já está disponível na rede de concessionárias da Chevrolet. O Onix deverá receber as atualizações mecânicas em breve junto de um face-lift.

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2 Comentários
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Ronaldo 19 de dezembro de 2024

A GM continua descarregando seu lixo no Brasil. Motores de três cilindros põem até ser o futuro, porém com a tecnologia atual voltada para serem descartáveis são muito ruins e fracos.

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Marcos 19 de dezembro de 2024

Com certeza venderia muito mais se trocar a correia banhada a óleo por corrente de comando…

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