Detrans podem ser responsáveis por parcelamento de multas

Até mesmo multas recebidas em outros Estados poderão ser dividas, desde que haja convênio entre os Detrans de origem do veículo e do que multou

Motorista pode receber até 40 pontos na carteira antes de perder a habilitação
Por AutoPapo
Com Agência Câmara
Publicado em 17/09/2018 às 12h40

O Projeto de Lei (PL) 9755/2018 permite que os departamentos de trânsito (Detrans) façam o parcelamento de multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se for aprovado pelo Congresso Nacional. O PL tramita em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Cidadania.

O texto determina, ainda, que o parcelamento de multas recebidas em outro estado seja realizado, desde que haja convênio assinado entre os Detrans de origem do veículo e o que multou. De acordo com o autor, o deputado Goulart (PSD-SP), a “preocupação primordial do projeto é desburocratizar, retirando as amarras que muitas vezes o Estado impõe ao cidadão”.

Atualmente, o Código de Trânsito prevê apenas o desconto de 20% nas multas pagas até o vencimento. Goulart explica que o objetivo é facilitar a vida do cidadão. Ele afirma que o alto valor das multas inviabiliza o pagamento delas em uma única parcela. “Esse pode ser um dos motivos que leva cidadãos a abandonar veículos nos pátios dos órgãos de trânsito, considerando que para retirá-lo é necessário quitar todas as multas pendentes”, explicou.

Projeto de Lei que trâmita na Câmara dos Deputados quer que os departamentos de trânsito (Detrans) façam o parcelamento de multas previstas no CTB.

Parcelamento de multas por meio de cartão de crédito

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, em julho, as novas regras para o pagamento de infrações por motoristas em situações irregulares. A resolução foi publicada no Diário Oficial e possibilita o parcelamento de multas por meio de cartão de crédito. Ao realizar o parcelamento, os condutores ficam livres das pendências e podem receber o documento atualizado do veículo.

Diferente do projeto que quer que os Detrans realizem o parcelamento de multas, a resolução já publicada previa a contratação de empresas para realizar o parcelamento por meio do cartão de crédito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gerson Ananias monteiro 5 de outubro de 2019

Tenho um veículo com $4500 de multa e quero legalizar mas não tenho cartão de crédito seria possível fazer no boleto bancário

Avatar
Deixe um comentário