Dia do 4×4: Confira 10 carros com tração nas quatro rodas por até R$ 150 mil

No dia da tração nas quatro rodas separamos diferentes propostas de modelos com capacidade para uso fora de estrada

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Carros 4x4 não são baratos, mas há opções no mercado de usados mais em conta que zero km (Foto: Jeep | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 04/04/2023 às 16h06

A indústria não perdeu tempo de associar o 4 de abril a carros 4×4. A Jeep meio que se apropriou da ideia, mas o que não falta é opção de veículo com tração nas quatro rodas no mercado de seminovos e usados.

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Nesta relação, separamos desde picapes e SUVs a jipões raiz. Consideramos não só carros com 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial, como também veículos com tração integral sob demanda.

Os preços foram apurados nos principais sites de compra e venda de automóveis em abril de 2023. Veja os carros 4×4 que você consegue ter por até R$ 150 mil.

Toyota Bandeirante

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Veterana do barro, Toyota Bandeirante é garantia de valentia, mas encareceu nos últimos anos (Foto: Toyota | Divulgação)
  • Anos: de 1997 a 2000
  • Preços: entre R$ 50 mil e R$ 100 mil
  • Motor: 3.7 diesel de 96 cv
  • Tração: integral com bloqueio do diferencial central

O jipe é um carro 4×4 tão emblemático que pode ser comprado por uma ampla faixa de preços. Depende da versão, estado de conservação, do motor, do tipo de capota e até índice de originalidade para ser colecionável.

Separamos os últimos anos de Bandeirante produzidos em São Bernardo do Campo (SP). Nesta derradeira fase, usam o 3.7 diesel com injeção direta e têm freios a disco ventilados na frente. Porém, esse motor Toyota da família 14B já é com a potência reduzida de 102 para 96 cv

Chevrolet S10

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Chevrolet S10 combina tração 4×4, caixa de redução e um valente motor turbodiesel com 45 kgfm de torque para encarar trilhas pesadas (Foto: GM | Divulgação)
  • Anos: 2018 e 2019
  • Preços: entre R$ 120 mil e R$ 140 mil
  • Motor: 2.8 16V turbodiesel de 200 cv
  • Tração: 4×4 com reduzida

A picape média da GM é uma opção recente de carro 4×4 com preço abaixo até dos R$ 140 mil. Nesta faixa, porém, é mais fácil encontrar as versões LT e LS, que têm menos equipamentos na linha, e com câmbio manual de seis marchas.

Além da tração 4×4 e do bom torque de quase 45 kgfm a 2.000 rpm do motor 2.8, a S10 oferece uma boa caçamba, com capacidade para 1.060 litros. A carga útil da picape nestas versões manuais é de mais de 1,1 tonelada.

Renault Duster

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Primeira geração do Duster contava com motor 2.0 acoplado a uma transmissão manual de seis marchas e tração 4×4, a primeira fazia papel de reduzida (Foto: Renault | Divulgação)
  • Anos: de 2018 a 2020
  • Preços: entre R$ 85 mil e R$ 100 mil
  • Motor: 2.0 16V flex de 148/143 cv
  • Tração: integral sob demanda

Antes da remodelação de 2020, o SUV compacto da marca francesa mantinha versões com opção 4×4. Com este sistema de tração sob demanda, o Duster só estava disponível com câmbio manual de seis marchas. Na faixa de preço ainda é possível encontrar exemplares da série GoPro, que vinha com a famosa câmera em sua configuração Hero 7 Black.

Mitsubishi Pajero Dakar

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Pajero Dakar é um SUV da velha guarda, com chassi de picape, muito espaço interno e força de sobra para encarar terrenos esburacados (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
  • Anos: 2014/15
  • Preços: entre R$ 130 mil e R$ 150 mil
  • Motor: 3.2 16V turbodiesel de 180 cv
  • Tração: integral permanente

O SUV médio foi uma espécie de sucessor do Pajero Sport no início dos anos 2010, com sobrenome em homenagem ao famoso rali internacional. Por menos de R$ 150 mi, é possível achar opções deste carro com tração 4×4 integral na versão HPE.

O motor diesel é o 4M41, que trabalha com o câmbio automático de cinco marchas. Além do espaço a bordo e da robustez típica dos modelos da marca japonesa, o Pajero Dakar tem como diferencial a configuração com sete lugares.

Volkswagen Amarok

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A primeira picape média da Volkswagen é uma opção para quem busca combinar caçamba, 4×4 e bom acabamento (Foto: VW | Divulgação)
  • Anos: de 2014 a 2016
  • Preços: entre R$ 110 mil e R$ 130 mil
  • Motor: 2.0 16V turbodiesel de 180 cv
  • Tração: 4×4 com reduzida

A picape média da Volks tem no comportamento dinâmico e na força do motor EA 189 os seus maiores trunfos. O câmbio é o automático da ZF, com oito marchas, e a tração 4×4 com reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial central.

A Amarok também chama a atenção pela dose de conforto ao rodar, um pouco acima do padrão da categoria. A caçamba leva 1.200 litros enquanto a capacidade de carga é de pouco mais de 1 tonelada.

Honda CR-V

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Honda CR-V oferece comodidade para o uso cotidiano, além de valentia para aventuras nos finais de semana (Foto: Honda | Divulgação)
  • Anos: de 2014 a 2016
  • Preços: entre R$ 90 mil e R$ 110 mil
  • Motor: 2.0 16V flex de 155/150 cv
  • Tração: integral sob demanda

O SUV médio da Honda é um modelo quase tão cultuado quanto o Civic. Esta quarta geração do CR-V, inclusive, compartilha do mesmo motor 2.0, que nesta seleção do AutoPapo já é flex. A tração AWD sob demanda equipava as versões EXL mais caras do crossover, que em 2015 passou por uma reestilização.

Fiat Toro

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Toro turbodiesel combina motor potente com caixa automática de nove marchas e tração 4×4 (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Anos: de 2020 a 2022
  • Preços: entre R$ 130 mil e R$ 150 mil
  • Motor: 2.0 16V turbodiesel de 170 cv
  • Tração: 4×4 com reduzida

A picape médio-compacta é outra opção de carros 4×4 com pouco tempo de uso e até R$ 150 mil. O modelo da marca italiana chama a atenção pelo comportamento dinâmico e custo/benefício agressivo. Bom destacar que em 2021 a gama passou por reestilização.

Para ter a tração com reduzida, a Toro trabalha com motor 2.0 turbodiesel e caixa automática de nove marchas. Neste recorte de preço é possível encontrar a picape da Fiat nas versões Endurance e Freedom.

Hyundai Grand Santa Fe

Hyundai Grand Santa Fe
Jipão sul-coreano não é fácil de achar, mas tem preço interessante pelo conjunto da obra (Foto: Hyundai | Divulgação)
  • Anos: 2014 e 2015
  • Preços: entre R$ 100 mil e R$ 120 mil
  • Motor: 3.3 V6 24V a gasolina de 270 cv
  • Tração: integral sob demanda

As configurações Grand desta terceira geração do Santa Fe são bem mais espaçosas graças aos 22 cm a mais no comprimento e ao entre-eixos 10 cm maior. Desta forma, o SUV acomoda melhor os bancos extras para levar até sete passageiros. A tração é integral sob demanda e trabalha com câmbio automático de seis marchas e o motor V6 da família Lambda.

Nissan Frontier

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Nissan Frontier é outra opção para quem precisa de caçamba e tração 4×4 (Foto: Nissan | Divulgação)
  • Anos: de 2017 a 2019
  • Preços: entre R$ 130 mil e R$ 150 mil
  • Motor: 2.3 16V turbodiesel de 190 cv
  • Tração: 4×4 com reduzida

Mais uma picape entre as opções de carros 4×4 até R$ 150 mil. Com nossa régua de preços é possível comprar exemplares dos primeiros anos da Frontier de 12ª geração no Brasil, nas versões S, LE, SE e até na aventureira Attack.

O câmbio preferencialmente é o automático de sete marchas, que trabalha com o sistema de tração integral temporária com opção de 4×4 permanente e reduzida. A capacidade de carga fica próxima a 1 tonelada.

Jeep Renegade

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Versão Longitude do Renegade 4×4, tem preços atraentes, diante do atual cenário do mercado de automóveis (Foto: Jeep | Divulgação)
  • Anos: de 2017 a 2020
  • Preços: entre R$ 120 mil e R$ 140 mil
  • Motor: 2.0 16V turbodiesel de 170 cv
  • Tração: 4×4 com reduzida

Não poderíamos fazer uma lista dos carros 4×4 até R$ 150 mil sem citar a marca idealizadora do tal Dia do 4×4. E com as melhores variantes do Renegade, que deixaram de existir na última remodelação do SUV compacto produzido em Pernambuco, realizada em 2022.

O conjunto é o mesmo do da Toro citada aqui. A tração integral sob demanda tem possibilidade de reduzida e atua junto com o câmbio ZF de nove marchas e o motor Pratola Serra, de 170 cv e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Na faixa de preço especificada, há bastante opções de configurações Limited e Longitude.

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5 Comentários
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Bob Outdoor 8 de abril de 2023

Gostei das novas opções de publicidade e propaganda do site, melhorou bastante a leitura e conforto visual. Sugiro colocar mais anúncios em detrimento dos textos e imagens da reportagem. Parabéns!

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Waslon 7 de abril de 2023

Boa parte das pessoas que compram 4×4 nunca irão precisar da tração adicional. Por outro lado, irão arcar pelo aumento no consumo de combustível bem como da manutenção mais cara.

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Jo 5 de abril de 2023

Destes só acho interessante apenas S10 e toro. Os outros não encaram off-road muito bem.

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Nanael Soubaim 5 de abril de 2023

Como assim Toyota Bandeirante Não encara off-road????

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FELIPE 16 de agosto de 2023

Quer dizer que S10 e Toro encaram bem off Road ? Sabe muito de carros… rs
Nessa lista, os melhores são o Bandeirante, Pajero e Frontier. E ainda tem outro quase imbatível e não entrou na lista: o Jimny.. .

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