No dia da tração nas quatro rodas separamos diferentes propostas de modelos com capacidade para uso fora de estrada
A indústria não perdeu tempo de associar o 4 de abril a carros 4×4. A Jeep meio que se apropriou da ideia, mas o que não falta é opção de veículo com tração nas quatro rodas no mercado de seminovos e usados.
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Nesta relação, separamos desde picapes e SUVs a jipões raiz. Consideramos não só carros com 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial, como também veículos com tração integral sob demanda.
Os preços foram apurados nos principais sites de compra e venda de automóveis em abril de 2023. Veja os carros 4×4 que você consegue ter por até R$ 150 mil.
O jipe é um carro 4×4 tão emblemático que pode ser comprado por uma ampla faixa de preços. Depende da versão, estado de conservação, do motor, do tipo de capota e até índice de originalidade para ser colecionável.
Separamos os últimos anos de Bandeirante produzidos em São Bernardo do Campo (SP). Nesta derradeira fase, usam o 3.7 diesel com injeção direta e têm freios a disco ventilados na frente. Porém, esse motor Toyota da família 14B já é com a potência reduzida de 102 para 96 cv
A picape média da GM é uma opção recente de carro 4×4 com preço abaixo até dos R$ 140 mil. Nesta faixa, porém, é mais fácil encontrar as versões LT e LS, que têm menos equipamentos na linha, e com câmbio manual de seis marchas.
Além da tração 4×4 e do bom torque de quase 45 kgfm a 2.000 rpm do motor 2.8, a S10 oferece uma boa caçamba, com capacidade para 1.060 litros. A carga útil da picape nestas versões manuais é de mais de 1,1 tonelada.
Antes da remodelação de 2020, o SUV compacto da marca francesa mantinha versões com opção 4×4. Com este sistema de tração sob demanda, o Duster só estava disponível com câmbio manual de seis marchas. Na faixa de preço ainda é possível encontrar exemplares da série GoPro, que vinha com a famosa câmera em sua configuração Hero 7 Black.
O SUV médio foi uma espécie de sucessor do Pajero Sport no início dos anos 2010, com sobrenome em homenagem ao famoso rali internacional. Por menos de R$ 150 mi, é possível achar opções deste carro com tração 4×4 integral na versão HPE.
O motor diesel é o 4M41, que trabalha com o câmbio automático de cinco marchas. Além do espaço a bordo e da robustez típica dos modelos da marca japonesa, o Pajero Dakar tem como diferencial a configuração com sete lugares.
A picape média da Volks tem no comportamento dinâmico e na força do motor EA 189 os seus maiores trunfos. O câmbio é o automático da ZF, com oito marchas, e a tração 4×4 com reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial central.
A Amarok também chama a atenção pela dose de conforto ao rodar, um pouco acima do padrão da categoria. A caçamba leva 1.200 litros enquanto a capacidade de carga é de pouco mais de 1 tonelada.
O SUV médio da Honda é um modelo quase tão cultuado quanto o Civic. Esta quarta geração do CR-V, inclusive, compartilha do mesmo motor 2.0, que nesta seleção do AutoPapo já é flex. A tração AWD sob demanda equipava as versões EXL mais caras do crossover, que em 2015 passou por uma reestilização.
A picape médio-compacta é outra opção de carros 4×4 com pouco tempo de uso e até R$ 150 mil. O modelo da marca italiana chama a atenção pelo comportamento dinâmico e custo/benefício agressivo. Bom destacar que em 2021 a gama passou por reestilização.
Para ter a tração com reduzida, a Toro trabalha com motor 2.0 turbodiesel e caixa automática de nove marchas. Neste recorte de preço é possível encontrar a picape da Fiat nas versões Endurance e Freedom.
As configurações Grand desta terceira geração do Santa Fe são bem mais espaçosas graças aos 22 cm a mais no comprimento e ao entre-eixos 10 cm maior. Desta forma, o SUV acomoda melhor os bancos extras para levar até sete passageiros. A tração é integral sob demanda e trabalha com câmbio automático de seis marchas e o motor V6 da família Lambda.
Mais uma picape entre as opções de carros 4×4 até R$ 150 mil. Com nossa régua de preços é possível comprar exemplares dos primeiros anos da Frontier de 12ª geração no Brasil, nas versões S, LE, SE e até na aventureira Attack.
O câmbio preferencialmente é o automático de sete marchas, que trabalha com o sistema de tração integral temporária com opção de 4×4 permanente e reduzida. A capacidade de carga fica próxima a 1 tonelada.
Não poderíamos fazer uma lista dos carros 4×4 até R$ 150 mil sem citar a marca idealizadora do tal Dia do 4×4. E com as melhores variantes do Renegade, que deixaram de existir na última remodelação do SUV compacto produzido em Pernambuco, realizada em 2022.
O conjunto é o mesmo do da Toro citada aqui. A tração integral sob demanda tem possibilidade de reduzida e atua junto com o câmbio ZF de nove marchas e o motor Pratola Serra, de 170 cv e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Na faixa de preço especificada, há bastante opções de configurações Limited e Longitude.
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Gostei das novas opções de publicidade e propaganda do site, melhorou bastante a leitura e conforto visual. Sugiro colocar mais anúncios em detrimento dos textos e imagens da reportagem. Parabéns!
Boa parte das pessoas que compram 4×4 nunca irão precisar da tração adicional. Por outro lado, irão arcar pelo aumento no consumo de combustível bem como da manutenção mais cara.
Destes só acho interessante apenas S10 e toro. Os outros não encaram off-road muito bem.
Como assim Toyota Bandeirante Não encara off-road????
Quer dizer que S10 e Toro encaram bem off Road ? Sabe muito de carros… rs
Nessa lista, os melhores são o Bandeirante, Pajero e Frontier. E ainda tem outro quase imbatível e não entrou na lista: o Jimny.. .