Dia do Automóvel: conheça a estrada que deu origem a essa data

Essa data também celebra as estradas de rodagem, devido a inauguração da primeira rodovia para automóveis do Brasil

shutterstock rodovia Washington Luís Petrópolis Rio de Janeiro BR-040
Hoje a Washington Luís faz parte da BR-040 (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 13/05/2025 às 17h00

O dia 13 de maio é celebrado como o Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem. Essa data foi determinada pelo presidente Getúlio Vargas no decreto nº 24.224 de 1934.

A data faz homenagem a inauguração da estrada que liga as cidades de Rio de Janeiro a Petrópolis, em 1926. Ela foi a primeira estrada de rodagem do Brasil e iniciou a era rodoviária no país.

VEJA TAMBÉM:

Sua construção foi foi uma iniciativa do Automóvel Club do Brasil. Essa entidade foi criada em 1907 para unir os donos de carros, maior parte deles eram da elite carioca. Ele foi responsável por organizar corridas e também por empreendimentos mais ambiciosos, como essa estrada.

Como era a primeira estrada de rodagem do Brasil

Wikimedia rodovia Washington Luis Petrópolis Rio de Janeiro BR-040
Maior parte da estrada corta a Serra do Mar (Foto: Wikimedia)

Até a construção de Brasília (DF), a cidade do Rio de Janeiro (RJ) era a capital do Brasil. Já Petrópolis ainda era importante por causa da Família Real, a elite que possuía um automóvel ainda visitava a cidade com frequência ou morava lá.

Em 1927, dos 13.252 dos 93.682 registrados no Brasil estavam no estado do Rio de Janeiro. Todos esses fatores justificavam a localização da primeira estrada do país.

A rodovia Rio-Petrópolis tinha pistas com 6,5 metros de largura, com exceção do trecho na Baixada Fluminense, onde era de 8 metros. A pista era simples e de mão dupla, adequada para o trânsito da época.

Essa estrada ainda existe e faz parte da BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Brasília, passando por Belo Horizonte (MG). Ela recebeu o nome de Washington Luís, que era o presidente na época da inauguração.

O trecho original da estrada Rio-Petrópolis hoje é de mão única e usado apenas para subir a serra. A descida é feita pela Estrada do Contorno de Petrópolis, que foi construída em 1950.

A rodovia Washington Luís é uma das mais bonitas do Brasil. Ela é sinuosa, subindo a Serra do Mar, próxima de paredões e com túneis por dentro das montanhas. E boa parta dessa infraestrutura foi feita há quase 100 anos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário