Dia do Professor: 10 carros que deram aulas de mercado

Nesta data relembramos 10 automóveis emblemáticos que adotaram estratégias certeiras e de sucesso no mercado, e ajudaram no beabá da indústria

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No dia do professor não podemos deixar de lembra que é o doutor em matéria de sedãs (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 15/10/2023 às 09h03
Atualizado em 15/10/2023 às 09h30

Neste domingo (15) comemoramos o Dia do Professor. E Tem muita marca de automóveis que dá lições de mercado. São estratégias com um ou mais carros que servem de aulas de como posicionar e vender um produto. São diversos os exemplos, mas separamos 10 modelos icônicos que ditaram tendências e se consolidaram no Brasil.

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Confira agora os carros que deram aulas no mercado brasileiro.

1. Volkswagen Gol

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O Gol foi o grande professor da indústria do automóvel e merecia um dia próprio (Foto: VW | Divulgação)

O carro de maior sucesso da indústria automotiva brasileira obviamente deu muitas aulas no mercado. Lançado em 1980, o hatch compacto foi um projeto bancado pela filial da Volkswagen e que se mostrou uma estratégia mais que acertada.

Feito para substituir o Fusca, o Gol não só o sucedeu com honras, como vendeu mais que o dobro que o Besouro. Em 42 anos de mercado, três gerações e muitas reestilizações e motores, o hatchback anotou mais de 8 milhões de unidades produzidas e ficou 28 anos seguidos como o veículo mais emplacado do país.

2. Chevrolet Onix

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Chevrolet Onix sucedeu o Corsa e foi uma tacada de mestre da GM (Foto: GM | Divulgação)

Exemplo mais recente de carros que deram aulas de mercado, o Onix foi uma virada de chave acertada da General Motors no Brasil. Com projetos que usavam a defasada base Opel do primeiro Corsa (de 1994), na década de 2010 a montadora resolveu se render às arquiteturas asiáticas, de custo mais baixo.

Desta forma, nasceu o Onix, em 2012. Bem mais moderno e espaçoso que o Celta, o modelo apostou em diferenciações dentro do segmento de compactos, como oferta de câmbio automático e central multimídia com espelhamento de celular. O Onix cresceu nas vendas até, em 2015, assumir o posto do veículo mais comercializado do país.

Em 2019, mais uma guinada. Nova geração, com plataforma mais moderna, motores inéditos de três cilindros (com direito a turbo) e mais equipamentos de segurança. Só não conseguiu manter a liderança isolada nos licenciamentos devido à falta de semicondutores, a partir de 2020. Mesmo assim, continua entre os três mais vendidos do país.

3. Ford EcoSport

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No dia do professor nada como relembrar a aula de mercado da Ford, com o EcoSport, pena que ela não conseguiu se reinventar para se manter no segmento (Foto: Ford | Divulgação)

Em 2003 o Projeto Amazon, da Ford, apresentava o seu segundo modelo: um SUV compacto, feito sobre monobloco e baseado em um carro de passeio que deu aulas não só no mercado brasileiro, como no mundial. Afinal, o EcoSport pode ser considerado o primeiro utilitário esportivo genuinamente urbano da história.

Até então, mesmo SUVs pequenos eram mais caros ou feitos sobre longarinas. Tinham custo elevado de manutenção e a tração 4×4 que pouca gente usava. Porém, havia uma demanda reprimida de consumidores que queriam um jipinho para passar a imagem de aventureiro na cidade mesmo.

Desde o primeiro ano o Eco foi um estrondoso sucesso e o SUV mais vendido do país por 12 anos. Ganhou uma segunda geração em 2012, somou mais de 1,2 milhão de unidades e continuou a ditar tendências. Basta ver a quantidade de crossovers urbanos que todas as marcas no mundo lançaram nos últimos anos – inclusive as de luxo.

4. Fiat Strada

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Na cartilha da Fiat, picape leve precisa de feixe de molas na suspensão, e ela tirou 10 na prova (Foto: Fiat | Divulgação)

A picape compacta foi lançada no fim dos anos 1990 para alavancar as vendas de comerciais leves da Fiat. Sucessora da Fiorino e baseada no Palio, a picapinha logo se tornou líder da categoria. Capacidade de carga elevada, versatilidade de uso e uma infinidade de versões explicam o sucesso.

A Strada foi um carro que deu aulas também em seus pioneirismos. Foi a primeira com proposta “off-road de brincadeirinha”, com a configuração Adventure. Depois, teve a cabine estendida e foi a primeira picape leve a oferecer bloqueio do diferencial dianteiro.

Ainda foi estreante na categoria de compactas e ter cabine dupla e quatro portas. Recentemente, mais uma inovação dentro do segmento: motor turbo. Nos últimos anos tornou-se o veículo mais comercializado do país. Já são mais de 1,6 milhão de unidades da picape desde o início de produção.

5. Toyota Corolla

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Na aula de japonês, o Corolla é o grande mestre e merece destaque no Dia do Professor (Foto: Toyota | Divulgação)

O carro de passeio mais vendido do mundo dá aulas de mestrado. O sedã médio da Toyota é um caso de sucesso, mesmo 12 gerações depois. Confiança na mecânica, conforto na medida e a imagem da marca japonesa fazem o modelo ter uma legião de alunos, ou melhor, de seguidores fiéis até hoje.

A história do modelo começou em 1966, no Japão. Depois, o carro invadiu os Estados Unidos, onde até hoje faz a cabeça da classe média. No Brasil, desembarcou importado em 1994 e começou a ser produzido em 1998. Atualmente está em sua quarta geração feita aqui e ainda ostenta o título de primeiro carro com motor híbrido flex do mundo.

Em 2021, o Corolla atingiu o feito histórico de 50 milhões de unidades vendidas globalmente. E em 2022, bateu o recorde de licenciamentos em um único ano: mais de 1 milhão de exemplares do sedã foram comercializados em todo o mundo.

6. Peugeot 206

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A Peugeot ficou de recuperação em várias “matérias”, mas redefiniu o conceito de carros compactos com o 206 (Foto: Peugeot | Divulgação)

O segmento de compactos no Brasil era um marasmo, quando, em 1999, chegou um carro que daria aulas na fatia mais importante do mercado brasileiro. Inicialmente importado, o Peugeot 206 trouxe desenho e um ar de requinte para a categoria.

Em 2001, o hatch inaugurou a fábrica da PSA Peugeot Citroën no Brasil. O design com formas angulosas e cheio de vincos logo conquistou o público. Assim como o acabamento interno mais caprichado. O modelo também chamou a atenção pelos motores mais dispostos.

7. Hyundai HB20

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Na escolinha da indústria, o HB20 foi tese de mestrado para a Hyundai (Foto: Hyundai | Divulgação)

Pensado para o nosso mercado, o HB20 foi uma sacada e tanto da Hyundai Motor Brasil. A montadora sul-coreana aproveitou a imagem da marca construída por aqui pelo Grupo Caoa e fez uma linha de compactos mais ou menos dentro da mesma lógica do 208: design arrojado e acabamento menos simples.

O hatch caiu no gosto do brasileiro. Desde a estreia está entre os três carros de passeio mais vendidos do país, mas assumiu a liderança definitivamente em 2022. Ajudou, e muito, a Hyundai a atingir a recente marca de 2 milhões de veículos produzidos na fábrica de Piracicaba (SP) em apenas 11 anos. Merece aplausos no Dia do Professor.

8. Honda HR-V

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Se a Honda não conseguia tirar 10 com o Civic, passou de ano com louvor com o HR-V (Foto: Honda | Divulgação)

Cansada de ver o Civic sempre ser superado pelo Corolla na década de 2010, a Honda decidiu investir em um segmento que se mostrava próspero e onde conseguiria manter um produto de valor agregado. Em 2015, o HR-V meio que abriu a grande leva de SUVs compactos urbanos dispostos a acabar com o reinado do EcoSport.

Com rodar extremamente confortável e aquele “H” na grade que logo é associado à confiança mecânica e ótimo pós-venda, o HR-V tornou-se um dos SUVs mais vendidos do país. Tanto que a Honda desistiu de focar esforços no sedã médio para fazer a segunda geração do crossover, lançada este ano, cheia de equipamentos e com preço de SUV médio.

9. Fiat Toro

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A Fiat já tinha dado aula com a Strada e resolveu repetir a dose com a Toro (Foto: Fiat | Divulgação)

Ainda sem o suporte da Stellantis, a Fiat descobriu uma brecha no segmento de picapes na metade da década passada: com as médias cada vez maiores em dimensões, por que não lançar um modelo intermediário? Acontece que a Renault foi mais rápida e estreou a Oroch, derivada do Duster, em 2015.

Só que a marca italiana foi bem mais sagaz. Criou a Toro com visual bem mais moderno, boa capacidade de carga, variantes turbodiesel e rodar de carro de passeio. Nem precisa lembrar que o modelo ofuscou totalmente a então fundadora do segmento de médio-compactas.

A Fiat deu aulas para o mundo com esse carro, inclusive. Depois do lançamento da Toro, em 2016, a Ford fez a Maverick e a Hyundai criou a Santa Cruz na mesma lógica. Por aqui, a General Motors vitaminou a Montana em sua terceira geração para atuar no segmento. Merece ou não elogios no Dia do Professor?

10. Jeep Compass

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No dia do professor é preciso dizer que o Jeep Compass ainda é o mestre entre os SUVs médios (Foto: Jeep | Divulgação)

Um modelo médio e mais caro que os compactos que é o SUV mais vendido do país só pode ser um carro que dá aulas. Pois é, o Compass foi mais um projeto certeiro da Jeep no Brasil. Sobre a mesma base do Renegade e da Toro, a marca estadunidense desenvolveu um utilitário maior e com ótimo custo benefício.

Lançado em 2016, o SUV foi na mesma vibe da picape e do jipinho irmão, com opções flex e turbodiesel. Desde então, vive em constantes atualizações, seja com novos equipamentos, seja com versões ou séries limitadas. Recentemente, foi reestilizado e ganhou turboflex. Em 2023, superou a marca de 400 mil unidades feitas em Pernambuco.

Dia do Professor: 10 carros que deram aula no Brasil

  1. VW Gol
  2. Chevrolet Onix
  3. Ford EcoSport
  4. Fiat Strada
  5. Toyota Corolla
  6. Peugeot 206
  7. Hyundai HB20
  8. Honda HR-V
  9. Fiat Toro
  10. Jeep Compass
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4 Comentários
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Santiago 23 de outubro de 2023

Eu incluiria o Etios, aquele “feio” que faz bonito!
Excelente desempenho e conforto, alta confiabilidade e robustez, baixissima manutenção, e custo-beneficio imbatível.
Mas infelizmente o nosso mercado ainda insiste em idolatrar meras estéticas, modismos e penduricalhos supérfluos…

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Waslon 16 de outubro de 2023

A VW deveria ter dado o nome de Gol ao Polo atual.

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Gustavo 15 de outubro de 2023

Faltou o i30, que chegou chegando numa época em que os hatch médios era a principal categoria, dominado por Focus, Vectra GT, Golf

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Ezequiel Barbosa 15 de outubro de 2023

Não há o que contestar, de que a Toyota e Honda, deram e estão dando impulso, no desenvolvimento dos automóveis neste presente século, construindo veículos bons e práticos, incluindo as outras , com destaque, Ford, Mercedes, Gm, Renault, Citroen, peogeot, e Fiat.

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