Cinco dicas para economizar combustível a partir de agora
Em tempos de gasolina cara nem todos podem se dar ao luxo de deixar o carro parado, por isso separamos algumas dicas para ajudar a economizar combustível
Em tempos de gasolina cara nem todos podem se dar ao luxo de deixar o carro parado, por isso separamos algumas dicas para ajudar a economizar combustível
O aumento no preço da gasolina e do diesel já chegou aos postos de combustível em todo o país. Porém, para muitos, o carro ainda é necessário na rotinha diária ou para o trabalho. Simplesmente deixar o carro parado ou tentar vendê-lo para comprar algo mais econômico nem sempre é uma boa ideia. Por hora o melhor é economizar combustível.
Por isso, o AutoPapo separou algumas dicas que irão te ajudar a gastar menos combustível. São atitudes que não necessitam gastar dinheiro com produtos e que já podem ser adotadas.
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Ainda na garagem, confira o que está levando dentro do carro. Tem itens no porta-malas que ficaram lá por preguiça de tirar? A cadeirinha da criança que só usa no final de semana ficou no carro? Ficou algum lixo espalhado no interior? Retire essas “tralhas” do carro.
Peso extra aumenta o consumo, a diferença do peso das coisas que estão no carro pode parecer irrisória mas irá fazer diferença no futuro.
Outra preparação a se fazer antes de sair com o carro é calibrar os pneus com a pressão indicada pelo manual. Alguns carros ainda recomendam uma calibração diferente para quem procura economizar combustível. Mas não caia na tentação de colocar pressão a mais se for rodar sozinho, pois isso resultará em um desgaste irregular da banda de rodagem e, consequentemente, reduzir a vida útil dos pneus.
Usar aplicativos como o Waze e navegadores de GPS é uma mão na roda. Mas esses sistemas indicam as rotas mais curtas ou rápidas sem considerar o relevo. Tente experimentar rotas diferentes para o trabalho ou locais que vai com frequência, talvez um mais longo tenha menos semáforos ou subidas mais suaves, permitindo economizar combustível com um ritmo menos exigente.
Um exemplo é o caminho para o escritório que esse repórter que vos fala usa. O caminho mais curto e com menos trânsito segundo o Waze corta um bairro residencial com muitas subidas fortes e uma avenida com muitos semáforos. Uma rota alternativa que estou usando é mais longa por via expressa e com uma subida mais suave, o resultado veio nas médias de consumo melhores.
A suavidade é o segredo dos grandes pilotos na hora de controlar os carros de corrida nas pistas e também é algo essencial no uso cotidiano dos automóveis. Acionando o pedal do acelerador com suavidade você terá um controle maior do carro e evita de desperdiçar combustível pisando além do necessário.
Também não tenha medo de usar uma marcha mais forte quando for necessário. Quando você não reduz a marcha ao passar por um quebra-molas ou em uma subida, pisa fundo em uma marcha alta e o carro ganha velocidade lentamente, ele não está gastando pouco combustível. Nessa situação o carro injeta até mais combustível para ganhar velocidade em uma marcha mais alta. Usar a marcha correta faz você ganhar velocidade mais rápido e poder subir a marcha quando atingir a velocidade de cruzeiro.
Uma forma de não perder a suavidade é manter a calma. Sim, o trânsito é estressante, ainda mais depois de um longo dia de trabalho. Porém o estresse e o nervosismo fazem você dirigir de forma agressiva, o que resulta em mais gasto de combustível. Deixe separado músicas que gosta, podcasts, audiolivros ou algo que goste para ouvir ao volante e baixar os ânimos.
Preste atenção no que vem adiante ou use sua memória para lembrar do caminho. Sabe que tem uma subida adiante? Já reduza uma marcha e acelere antes de começar a subir. Viu que o semáforo fechou? Alivie o acelerador e vá reduzindo a velocidade lentamente. Sinal abriu e sabe que adiante terá outro? Acelere sem pressa, mesmo que o nervosinho do carro atrás seja daqueles que buzina assim que o sinal fica verde. Pois na próxima parada o apressado e o calmo irão se encontrar novamente, mas apenas um deles estará desperdiçando gasolina.
Atitudes assim são úteis também nas estradas. Anteceder uma subida acelerando antes do relevo mudar ou colocando a marcha adequada ajudará a manter a velocidade média. Caminhoneiros fazem isso para não perder o embalo dos pesados, que são mais suscetíveis a essas mudanças de inclinação.
Já se foi o tempo de usar a regrinha dos 70% para saber se deve usar etanol ou gasolina. Os motores flex modernos estão mais eficientes e a gasolina possui um teor maior de álcool na composição quando comparada com o início da era flex.
Antes de tudo é importante estudar sobre o seu veículo. As tabelas de consumo do Inmetro são um bom parâmetro de para saber a diferença de consumo entre os combustíveis caso tenha o costume de usar apenas um deles sempre.
Existem carros que bem mais são mais econômicos com gasolina, outros possuem médias mais próximas entre os combustíveis. E também existem motores que conseguem um com equilíbrio com o “rabo de galo”, mistura entre gasolina e etanol no tanque. É preciso de um pouco de tentativa e erro até descobrir a proporção ideal, mas achando ela você terá uma fórmula para poupar o seu suado dinheiro.
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