Dicionário da buzina: entenda o que cada toque significa

De alertas, cumprimentos, despedidas e comemorações até xingamentos, a linguagem da buzina é importante e deve ser interpretada da forma correta

mao feminina acionando a buzina no volante de carro
Apesar de ser amplamente acionada no trânsito, algumas 'buzinadas' são proibidas e dão multa (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 23/09/2024 às 17h00

Segundo a Resolução nº 14 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a buzina é um dos equipamentos obrigatórios e padronizados em carros, motos e demais veículos em circulação no território nacional. Apesar do uso regulamentado desse item, que não pode ser feito à revelia, o motorista brasileiro desenvolveu uma linguagem própria da buzina.

O ato de buzinar tem o objetivo de chamar atenção, alertar, quem está ao seu redor no trânsito. Por isso, ela não deve ser acionada a qualquer momento ou de forma aleatória, é preciso levar em conta também a forma e intensidade dessa ação.

VEJA TAMBÉM:

Essa comunicação por meio do ‘dialeto da buzina’ se tornou algo muito comum e natural para muitos condutores, mas será que você realmente sabe o que cada toque significa?

O influenciador Marcus Vinicius (@colemarkin) trouxe algumas dessas definições para o dicionário da buzina:

Dois toques leves: obrigado simpático

Alguém te deu a preferência, a pessoa foi gentil no trânsito ou dois toques leves e rápidos passam bem a mensagem

Um toque leve e rápido: cumprimento e despedida

Seu amigo está indo embora e vai passar por você com seu veículo? Provavelmente ele vai dar uma buzinada singela para te dar tchau. Esse toque único e leve também é usado para cumprimentar alguém quando está entrando em uma garagem, estacionamento ou condomínio, por exemplo.

Um toque forte e de média duração: evitar acidentes

Para dar um sinal de advertência e se prevenir sinistros é um toque mais ‘consistente’, mas não longo demais é suficiente para alertar outros condutores.

Um toque forte e prolongado: famoso “enfiar a mão na buzina”

O famoso ato de “enfiar a mão na buzina” é muitas vezes utilizado no susto para evitar um acidente, descontar o estresse ou para reprimir outro condutor e nesse caso é comum vir acompanhado de um xingamento.

Três toques leves e rápidos: “cheguei!”

Para avisar que você chegou em algum lugar onde alguém está te esperando, três buzinadas curtas dão conta do recado. Isso é muito utilizado por entregadores, por exemplo.

Buzina da alegria: seu time ganhou!

Quando as pessoas querem comemorar em seus veículos, normalmente elas lançam uma sequência de toques leves: pam pam pam…pam pam pam pam pam. Assista o vídeo e você vai conseguir identificar.

Cuidado, pois algumas buzinadas podem te render multas

Segundo o artigo 41 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a buzina só deve ser acionada para avisar outros usuários das vias urbanas sobre algum risco de segurança ou intenção de ultrapassagem em áreas rurais. Isso deve ser feito sempre com toques breves.

Entretanto, é de conhecimento geral que esse equipamento, muitas vezes, é utilizado para descontar o estresse no trânsito. Por isso, o artigo 227 do CTB prevê multa de R$ 88,38 e três pontos na CNH para quem utilizar a buzina fora das especificações do artigo 41 ou em locais proibidos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário