10 carros que já saíram de linha… e que ainda vão sair
Veja quais são os modelos que se despediram do mercado recentemente e outros que estão prestes a serem encerrados
Veja quais são os modelos que se despediram do mercado recentemente e outros que estão prestes a serem encerrados
Dizer adeus nunca é fácil. Mesmo para um bem material como um carro. A descontinuação de um veículo abre um vazio no mercado, na fábrica e em alguns coraçõezinhos de consumidores apegados. Muitos carros já provocaram isso, pois saíram de linha este ano, enquanto outros ainda vão sair.
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São casos de modelos que tiveram gerações substituídas. Ou mesmo carros que saíram de linha lá fora em 2024 e por aqui tomarão o mesmo caminho. Tem também os casos de veículos que serão substituídos por uma outra família de automóveis ou ainda aqueles que não vendem (ou não vendiam) mais nada que justificasse sua permanência no mercado.
Confiram 10 carros que já saíram de linha e que ainda vão sair.
O ano começou com o 2008 em rito de despedida na fábrica da Stellantis de Porto Real (RJ). A primeira geração do crossover compacto lançada em 2015 ficou esquecida por muitos anos na prateleira da marca francesa. Até ganhou uma leve reestilização e alguns equipamentos em 2022.
A verdade é que o 2008 já estava defasado e agonizava nas concessionárias. Vendeu apenas 1.728 unidades em todo o ano de 2023. Finalmente a Peugeot lançou, recentemente, a segunda geração do SUV, alinhada com o modelo europeu – que já havia estreado por lá há quase seis anos.
Com isso, o velho 2008 foi o último Peugeot produzido no Brasil. O novo é feito em El Palomar, na Argentina, ao lado do hatch 208.
O segmento de hatches médios morreu no Brasil e o Cruze Sport6 há muito tempo era aguardado na lista dos carros que saíram ou sairiam de linha. Em 2023, foram apenas 432 unidades licenciadas. Uma pena, pois foi o último representante de uma carroceria tão legal – e que hoje só conhece veículos importados.
Na parte de sedãs, o Cruze também se despediu do mercado. Seguiu o mesmo caminho do Honda Civic e desistiu de brigar em um segmento que, além de perder força, é dominado pelo Corolla. O três-volumes médio da General Motors somou 1.278 unidades no ano passado, 5% de tudo que o rival da Toyota emplacou.
Outro que agonizava e que está entre os carros que devem sair de linha em breve. Tudo que a Renault produz do Logan é basicamente para atender a encomendas de frotistas. Para se ter ideia, dos 4.559 licenciamentos de 2023, 4.373 (ou 96%) foram para vendas diretas.
Ainda teve 2.510 unidades entregues este ano – apenas 18 para o varejo. Além disso, o sedã – projeto da romena Dacia – está muito defasado na categoria de compactos e não combina com a nova imagem que a Renault quer passar no Brasil. O carro deve sair de linha até para dar espaço para os novos projetos da marca, que incluem um SUV médio.
O Leaf é um caso curioso. Já foi o elétrico mais popular do mundo, mas a Nissan demorou a renovar seu portfólio nesta categoria. O reflexo aqui foi inevitável e o carro ficou ainda mais ofuscado com a avalanche de modelos zero combustão com preços agressivos das marcas chinesas.
O elétrico da Nissan só vendeu 370 unidades em 2023 e neste ano não teve nem 30 licenciadas. Figura no site da marca japonesa como carro por assinatura com mensalidades a partir de R$ 7.999, porém deve sair de linha para abrir espaço para a importação do SUV Ariya.
A tendência é que a renovação da segunda geração do Creta, prevista para as próximas semanas, aposente aos poucos o SUV antecessor, que ainda sobrevive no mercado com o sobrenome Action. Não imediatamente, até porque o utilitário mais antigo acaba de ganhar gama 2025. Mas está entre os carros que devem sair de linha no ano que vem.
A aposentadoria do Stepway segue a mesma lógica do Logan. O aventureiro da Renault acabou como único representante da família Sandero, porém seu conceito low cost e o apelo de espaço interno não têm mais potencial no mercado brasileiro.
No acumulado até agosto de 2024, foram 2.931 unidades comercializadas do Stepway. Destas, 67% para vendas diretas e encomendas de frotistas e locadoras. O carro deve sair de linha até o fim do ano.
O Camaro é um dos carros que vai sair de linha no Brasil com data marcada e série de despedida. A edição Collection, limitada a 125 unidades nas variantes cupê e conversível, marcará o fim da história do famoso muscle car por aqui. Não espere nenhum esportivo a combustão para o seu lugar…
O híbrido chegou aqui em 2022 para ser uma vitrine de eletrificação na Caoa Sempre, o serviço de carro por assinatura do então grupo representante dos importados da marca sul-coreana no país. Um ano depois, a empresa passou a vender o crossover em sua rede de concessionárias.
Com a saída do Grupo Caoa das operações diretas da fabricante, o modelo também teve a importação interrompida. Agora, a Hyundai Motor Brasil, dona do próprio nariz, prepara o lançamento do Ioniq 5, SUV 100% elétrico que deve ser lançado no último trimestre do ano.
A família Yaris, hatch e sedã, está entre os carros que vão sair de linha não pela performance comercial – juntos, somam mais de 32 mil unidades negociadas no janeiro-agosto de 2024. Mas para abrir espaço para o Yaris Cross, o SUV baseado em projeto tailandês e com novo conjunto híbrido que será a porta de entrada da marca japonesa no Brasil a partir de 2025.
O crossover é figurinha rara nas lojas da marca. Em 2023, foram apenas 3.674 emplacamentos. Em 2024 não aparece nem entre os 40 SUVs mais vendidos do país, ou seja, abaixo das mil unidades. O carro deve sair de linha no Brasil e seguir fabricado em Porto Real (RJ) basicamente para exportação para mercados vizinhos.
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O AirCross da Citröen também saiu de linha, eu tenho um 2020 e sou apaixonada por ele!!
Lamento muito que queiram descontinuar a familia Yaris, mesmo vendendo bem, pra ceder lugar a um modelo-“suv” (mais outro…).
Porquê não manter o Yaris como modelo de entrada, e com uma opção híbrida???
Não precisamos de mais hatches disfarçados de SUV. Isso já tem de monte por aí.