Diesel S-10 deve ser usado em quais veículos? Qual é o diferencial dele?

"Surgiu há algum tempo atrás um novo diesel nos postos, o chamado S-10. Aliás, tem  gente que nem sabe o que isso significa"

tampa do bocal do tanque de combustivel de veiculo a diesel
Diesel S-10 tem baixo teor de enxofre: por isso, polui muito menos a atmosfera (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/02/2021 às 15h00

Automóvel com motor diesel é proibido no Brasil; mas não são só caminhões e ônibus que usam o diesel. Há picapes, vans, jipes e SUVs que rodam aqui com motor diesel. E tem muito motorista que fica em dúvida, porque surgiu há algum tempo atrás um novo diesel nos postos, o chamado S-10. Aliás, tem  gente que nem sabe o que isso significa.

S é o símbolo do enxofre, 10 significa dez partículas por milhão. E o que quer dizer isso? Quer dizer que o outro diesel que existia, e que continua à venda nos postos, mas não vem escrito, ele seria o S-500. Quinhentos o quê? Quinhentas partes de enxofre por milhão. Ou seja, houve uma redução enorme do enxofre no diesel. De 500 partes para apenas  10 partes por milhão.

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E o que significa isso? Significa que esse diesel S-10 é muito mais limpo, ele polui muito menos a atmosfera, o ar que  nós respiramos. Está bom, até aí está entendido teoricamente. “Mas o que eu tenho a ver com isso?,” diria o dono de um carro com o motor a diesel.

É  o seguinte: esse diesel S-10, é obrigatório o seu uso nos motores a partir de 2012. Se você tem um  carro produzido de 2012 para cá, você tem que usar o S-10, que é um bocadinho mais caro que o outro, que seria o S-500, mas que não tem esse nome.

É possível usar o diesel S-10 em caros mais antigos?

“Mas então eu não posso usar o S-500 no meu  motor diesel produzido de 2012 para cá?” Olha,  só emergencialmente! Não use constantemente esse S-500 aí, porque vai prejudicar o seu motor. Agora, outra pergunta: “mas eu tenho um diesel  de 2007 ou qualquer ano para trás de 2012, eu  posso usar o S-10?” Pode, o seu motor não vai ter nenhum problema para usar o S-10 ou S-500.

Só que tem uma coisa: se você sempre vem usando S-500 e resolver passar a usar o S-10, limpe bem  o reservatório do diesel, o tanque de combustível. Porque o S-500 pode ter deixado umas sujeiras  agarradas lá no fundo. E o S-10 é mais solvente, tem mais propriedade de detergência.

Então, você joga o S-10 no tanque que vinha sendo abastecido com o tal S-500, ele pode remover as sujeiras, entupir bicos, mangueiras e o ‘diabo’. Ou seja, de 2012 para trás, você pode usar qualquer um. De 2012  para cá, só o diesel S-10.

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23 Comentários
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José Rubens 14 de fevereiro de 2023

Eu tenho 2 s 10 uma 2001 uma 2010 e só diesel s 10 e não tem problema o carro anda melhor e não faz fumaça

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Adair Peçanha 24 de junho de 2022

Porque nos postos tem anúncios de ” S10 comum”, outros só “S10”?

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Diego Kurama 8 de março de 2022

Tenho uma ranger 2008 3.0 Power Stroke. Tem dois anos que passei para o diesel s10. Nunca tive problemas no motor nem na bomba. Além de que aparentemente, ela fica mais forte.

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João Batista da silva 28 de novembro de 2021

O diesel deveriam ser mais barato

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Geni 13 de agosto de 2021

Bom dia tenho uma ranger 2016 posso usar diesel comum ou só o s10 tive que trocar os bicos estavam entupidos e agora uso dizem s10 ou a comum s500

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Darlan Moacir Miranda 10 de agosto de 2021

Tenho uma ranger 4x 4 uso diesel s 500
As duas vezes que tentei usar s 10 o motor super aqueceu e tive que completar com s 500 para voltar ao normal qual é o problema

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Claudio Bernardoni 20 de maio de 2021

Muito bom, agora, depois de ler tudo, incluindo os comentários, fiquei com mais dúvidas ainda. Minha camionete e de 2004, porém o motor está novo, após fundir. Estou usando o diesel comum. Continuo a usar o S500, sujo lamacento já que minha bomba injetora é semi-eletrônica ou uso o S10, limpinho, mas que pode não lubrificar a bomba injetora e manda-la pras cucuia. Detalhe, no manual do proprietário diz que o combustível recomendado é o que tem relação de cetano minimo de 45. Pois bem, o S500 tem cetano de 41 e o S10 tem cetano de 48. A regra diverge do manual ou vice e versa, com relação ao antes e após 2012. Eta Brasilzão véi de guerra. Será que o óleo de girassol, soja, canola, milho, mamona…………………..já que funciona do mesmo jeito. Nãããããããããããããão.

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Roberto 9 de maio de 2021

Parabéns Bóris pelo seu trabalho bacana de esclarecimento de duvidas pra mim têm sido muito útil quando preciso. Obrigado.

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José 5 de março de 2021

Que o diesel S10 é mais limpo eu concordo.
Mais não recomendo pra quem tem motor com bomba injetora.
Pois fui orientado a usá-lo e tive um prejuízo enorme até que descobri .
Estragou vinte bombas .
Se o seu veículo e com injeção eletrônica tudo bem pode usar.

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Obrigado pela Resposta ?? 6 de outubro de 2023

Tenho uma S10 ano 2008 MWM 2.8 uso disel S10 desde 2014
O primeiro Dono dela usava S10 também ai continuei.
Mais infelizmente uma vez botei o s500 m Deu um sério problema. Na Bomba de alta. E também usava filtro tecfil. Depois disso só uso o Filtro MWM. Graças a Jeová Deus tá tudo certo…??

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Sergio 4 de março de 2021

Mentira ,não use diesel S10 em motores antes de 2012 que aparentam problema sim
Dou mecânico e tive problema inclusive na minha S10 ano 2001

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Nilton 5 de março de 2021

eu tenho uma ducato 1999 e uso o s10 nunca me deu problema já faz 3 anos e o antigo proprietário so só usava s10 também

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Vilmar 4 de março de 2021

Não tem o falar fique quieto vão c atualizar das coisas

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Marcelo Goncalves 3 de março de 2021

Esse senhor, n deve saber nada q acontece realmente aqui fora porque s10 e o grande vilão p bombas injetoras rotativas, e bombas Delphi, .

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José Araújo da Silva 3 de março de 2021

Gostei muito dá informações

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André 1 de março de 2021

O outro tipo devia ser extinto. Não sou um eco-chato, mas tem muitas caminhonetes e caminhões que não fazem a devida manutenção e aí fica aquela fumaceira. Diesel é um combustível sujo e devia ser restrito para a linha pesada ou para andar somente em áreas não urbanas.

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Welington 1 de março de 2021

Bom dia meu amigo, tenho uma S10 a diesel 2010, pesquisei muito e fiquei sabendo que, se eu colocar diesel S10 vou estragar a minha bomba injetora, pois ela foi projetada para trabalhar mais lubrificada. E o S 500 tendo mais enxofre é o ideal. E verdade?

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Benedito Donisete de Carvalho 3 de março de 2021

Boa noite o mesmo benefício para a atmosfera. Poderia se dizer para o motor também
Att Benedito Carvalho

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Luiz 20 de julho de 2023

tenho uma 2010 e sempre coloquei diesel s10, motor 2.8 turbo eletronico

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Nazareno de Sousa Novais 28 de fevereiro de 2021

Ô lá Brasil.. gente com ô combustível nas alturas tudo fica mais caro espero que os nossos Governantes vejam isso com carinho Por Favor Brasil..

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ordalino soares 28 de fevereiro de 2021

Eu ja estou no terceiro carro à diesel. Dois renegade e um compass. Acho interessante e economico. Adoro o barulho do motor. Obrigado pelos esclarecimentos.

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PAULO 28 de fevereiro de 2021

Ótima explicação, tirando esta dúvida que a maioria tem!

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Sergio Gustavo 5 de março de 2021

Tenho um cavalo mecânico ano 94 faz dois ano q uso S10 nunca tiver problema aliás diminuiu bem a fumaça do meu caminhao

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