Dinheiro no lixo: carro rodando na banguela consome mais que engrenado
Muita gente ainda tem o hábito de colocar o carro na banguela durante uma descida, mas saiba que essa prática perdeu efeito há 25 anos
Muita gente ainda tem o hábito de colocar o carro na banguela durante uma descida, mas saiba que essa prática perdeu efeito há 25 anos
Ah, essa tal de “banguela” dá pano para manga, viu! “Banguela”, para quem não sabe, é você soltar o carro na descida, de ponto morto ou neutro. Por que “banguela”? Porque quando o carro está engrenado, tem engrenagens ligadas umas às outras com os dentes – engrenagem tem dente, né! Se você não está engrenado, você não tem os dentes se comunicando uns com os outros. Daí o apelido de “banguela”, “descer na banguela”.
Tanto no carro manual como no carro automático, é extremamente inútil, idiota você jogar no ponto morto, na banguela. Por quê? Porque quando o carro tinha carburador, tudo bem. Caia em marcha lenta e você gastava menos combustível. Hoje, você aumenta o consumo quando você joga na banguela, quando você joga no neutro, no ponto morto. Por quê? Porque no neutro, a injeção – os carros hoje são a injeção – tem que continuar jogando um pouquinho de combustível para o motor funcionar, para ele não desligar.
VEJA TAMBÉM:
Se você engrena uma marcha no câmbio manual ou no automático, deixa no drive ou reduz, melhor ainda, as rodas estão girando, estão conectadas ao motor, porque a caixa está engrenada, e o motor vai continuar girando impulsionado pelas rodas. A injeção não precisa de mandar um pouquinho de combustível para o motor não morrer, para deixá-lo em marcha lenta.
Entendeu a diferença? Desceu de banguela, a injeção está jogando combustível no motor. Desceu engrenado, não precisa de jogar nada porque o motor está funcionando impulsionado pelas rodas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não concordo que o carro na Banguela gaste mais combustível do que se estivesse com a marcha engatada. É a mesma coisa que dá partida no carro em ponto morto o carro parado na garagem vc percebe que o ponteiro fica parrando já em baixo