Infraestrutura do Brasil atrapalha avanços em direção semiautônoma

Já recebemos carros que possuem tecnologias que permitem isso, como o LiDAR, porém o impedimento é algo que depende do governo

hyundai creta night edition feature sistema permanencia em faixa
O LiDAR é algo essencial para isso (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/10/2025 às 09h00

A direção semiautônoma já é uma realidade e nos carros mais sofisticados ela está em um estágio bem avançado. Um equipamento essencial para isso é o radar de laser (LiDAR), que mapeia o ambiente ao redor com precisão e noção de profundidade.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Na China já se tornou comum ter o LiDAR em carros de luxo. Em algumas cidades é possível deixar que o veículo faça o trajeto sozinho, com o motorista precisando apenas ficar atento para intervir em emergências.

VEJA TAMBÉM:

O AutoPapo teve um contato com um GWM Wey 07 com sistema semiautônomo avançado na China. O veículo era equipado com LiDAR e se comunicava com a infraestrutura local para saber sobre o status do semáforo.

A configuração desse SUV de luxo escolhida para o Brasil não conta com esse sistema. Seu pacote ADAS é nível 2+ e utiliza 5 radares, 12 sensores ultrassônicos e 5 câmeras.

O único carro vendido no Brasil com LiDAR é o Volvo EX90. Mas aqui ele utiliza esse recurso para tocar uma direção semiautônoma de nível 2+.

Esse Volvo conta com cruise control adaptativo com stop and go, assistente de permanência e centralização em faixa, faz curvas e ajusta a velocidade nelas. O LiDAR trabalha para dar uma precisão maior que os radares e câmeras usados em outros carros.

Graças a esse sistema, ele consegue identificar pedestres e outros veículos com mais clareza, em situações onde uma câmera poderia ser ofuscada pela luz do sol. Em outros mercados ele possui a capacidade de rodar com autonomia de nível 3.

O que impede a autonomia de nível 3 no Brasil

honda legend ex hybrid honda sensing elite vinho frente
O Honda Legend foi o primeiro carro a permitir que o motorista tire as mãos do volante, mas apenas em rodovias mapeadas (Foto: Honda | Divulgação)

Durante o evento de lançamento do GWM Wey 07 questionamos o motivo do SUV não ter vindo com o sistema que experimentamos na China. A justificativa foi a falta de infraestrutura no Brasil para esse tipo de autonomia.

A China já possui cidades conectadas, onde os semáforos, por exemplo, se comunicam com o carro para ele saber se está aberto ou fechado. Os carros com sistemas ADAS de nível 3 também podem comunicar entre si.

Outra parte importante da infraestrutura para o funcionamento desse sistema é ter as placas e as faixas padronizados e em bom estado. O próprio planejamento da área urbana ajuda.

A General Motors oferece nos EUA o Super Cruise, que permite o motorista tirar as mãos do volume em rodovias que foram mapeadas anteriormente. A Honda vendeu 100 unidades do sedã grande Legend no Japão com um sistema similar.

Entramos em contato com a ANATEL para saber como funciona a homologação do LiDAR para automóveis. O órgão não respondeu até o fechamento da matéria.

O LiDAR pode estar presente em sua casa

varredura de cidade feita por lidar de carro
Essa imagem mostra como um carro equipado com LiDAR “enxergou” uma rua nos EUA (Foto: Wikimedia)

Enquanto os carros demoram a receber o LiDAR, outros setores já usam essa tecnologia. Ele está presente até mesmo em aparelhos domésticos mais tecnológicos.

O iPhone 12 Pro, lançado em 2023, contava com um LiDAR junto da câmera. Ele servia para as funções de medição do smartphone e também para aferir a profundidade de campo das fotos.

Os robôs aspiradores mais avançados da Samsung utilizam o LiDAR para mapear o ambiente e também para detectar objetos no chão. O barateamento desse sensor está o colocando mais próximo das pessoas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 27 de outubro de 2025

Fico feliz que essas joças não funcionem aqui, ainda que melhores condições de rodagem em ruas e estradas sejam sempre desejáveis e bem vindas..
Essas porcarias eletrônicas só servem pra encarecer o veiculo, e por tabela os condutores vão desaprendendo a dirigir por conta e reflexo próprios (o que é um problema para ele mesmo e todos a sua volta)

Avatar
Deixe um comentário