Dirigir com sensação de bexiga cheia é muito perigoso; entenda!
Se você for entrar em um carro, certifique-se de que sua bexiga esteja vazia, pois em caso de acidente de trânsito, as consequências podem ser fatais
Se você for entrar em um carro, certifique-se de que sua bexiga esteja vazia, pois em caso de acidente de trânsito, as consequências podem ser fatais
Quem nunca andou de carro com vontade de urinar ou sensação de bexiga cheia, seja como motorista ou passageiro, que atire a primeira pedra. Mas, essa situação que parece ser corriqueira e inofensiva pode, na verdade, custar sua vida caso você sofra um acidente de trânsito.
Esse fato foi repercutido por alguns profissionais da área da saúde nas mídias sociais, especialmente no TikTok, e chocou muitos internautas. O médico legista Marcelo Rocha Campos, por exemplo, gravou um vídeo relatando que dirigir de bexiga cheia ou entrar em qualquer carro com muita vontade de fazer xixi é uma das ações que ele nunca faria tendo sua experiência em necrotérios.
VEJA TAMBÉM:
O legista afirma que isso pode ter consequências mortais e não tem nenhuma relação com superstição, pelo contrário, é algo anatômico. Se você se envolver em um acidente de trânsito, o cinto de segurança pode lesionar alguns órgãos internos, mesmo sendo um item indispensável de segurança, especialmente em estradas onde a velocidade de circulação é maior.
Mas, caso você esteja com a sensação de bexiga cheia, repleta de líquido, o impacto e a pressão podem gerar um traumatismo de bexiga, que acontece quando esse órgão se rompe ou é perfurado. Isso normalmente vem acompanhado de uma fratura pélvica e pode causar uma infecção generalizada, em muitos casos, levando o paciente a óbito.
@wimarcelo Sobre hábitos de quem ja viu muita coisa trabalhando em um iml #medicina #acidente #medicolegista
Tal trauma também pode ocorrer com a bexiga vazia, mas quando esse órgão está cheio de líquido, o risco aumenta já que a urina pode vazar para dentro da cavidade abdominal. O xixi pode facilmente ser infectado por bactérias e causar sepse, com uma alta chance de morte.
Apesar de muitas pessoas culparem o cinto de segurança, o médico Marcelo Rocha deixa claro que, independente disso, todos devem sempre usar esse item de segurança e que a solução é simplesmente ir ao banheiro antes de entrar no carro.
Antes de andar de carro, todos devem se certificar de que não estão com sensação de bexiga cheia, mas também é preciso ter atenção para outras questões de saúde, incluindo algumas doenças renais que podem afetar a segurança no trânsito.
Em entrevista ao Portal do Trânsito, o médico do tráfego, Dr. Alysson Coimbra,destacou que muitas doenças renais são silenciosas e antes dos sintomas em si, podem causar fadiga, alterações na pressão arterial, desequilíbrios metabólicos e complicações neuromusculares. Esses são fatores que podem comprometer os reflexos e a capacidade de dirigir com segurança.
Motoristas em hemodiálise, por exemplo, devem ter cuidado redobrado e evitar dirigir antes ou logo após as sessões. Segundo o médico, o tratamento pode causar queda da pressão arterial, mal-estar, hipoglicemia e câimbras, aumentando o risco de acidentes. Já pessoas transplantadas também podem conduzir normalmente, desde que estejam saudáveis e com acompanhamento médico regular.
Algumas doenças renais em estágio avançado podem levar a restrições temporárias ou até definitivas para dirigir. Isso depende da gravidade da condição e de como ela afeta a saúde geral do motorista, sendo que o acompanhamento médico é fundamental para determinar a aptidão para a direção.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Sem falar que viajar com a bexiga cheia é muito desconfortável….