É possível trocar a correia dentada banhada a óleo por corrente?

Essa ideia é ventilada na internet como solução para um medo de alguns motoristas, fomos atrás de descobrir se dá para tirar do papel

shutterstock corrente de comando
A corrente é mais pesada, porém tem durabilidade mais garantida (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/03/2025 às 10h00
Atualizado em 01/04/2025 às 11h18

Toda vez que o assunto da correia dentada banhada a óleo vêm a tona, muitos questionam se não podem simplesmente trocar o item por uma corrente. Essa solução é encontrada hoje nos motores de 3 cilindros da Chevrolet e no 2.0 turbodiesel da Ford.

A escolha pela correia dentada banhada a óleo vem no início do projeto de um motor. Ela gera menos atrito e também é mais silenciosa, o que ajuda a aumentar a eficiência de um motor.

Peugeot 208
O motor 1.2 usado pela Peugeot e pela Citroën pode ser convertido (Foto: Peugeot | Divulgação)

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Só isso já inviabiliza a troca dela por uma corrente pelo proprietário em uma oficina. Seria necessário produzir polias sob medida e uma corrente com o tamanho correto.

Quem poderia realizar tal troca é a própria engenharia da montadora. O motor 1.2 Puretech da antiga PSA vinha com correia dentada banhada a óleo, durante 2023 esse propulsor foi atualizado para trabalhar com corrente metálica.

Isso foi feito com o lançamento da terceira geração desse motor, que também contou com outras mudanças. Hoje existem kits de conversão para trocar a correia dentada banhada em óleo pela corrente, usando essas peças da versão mais atual do 1.2 Puretech.

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Existe kit de corrente para aquele 1.0 turbo que foi usado pelo Fiesta (Ford | Divulgação)

A Ford também converteu seu motor 1.0 turbo de três cilindros para trabalhar com corrente em 2020. Ele só veio para o Brasil no Fiesta. Na Europa existe o kit de conversão para corrente, também usando peças originais.

Esse motor 1.0 turbo da Ford manteve uma correia dentada banhada a óleo para tocar a bomba do lubrificante, para isso não existe conversão. Não existe essa modificação para o motor 2.0 diesel usado por aqui na Ranger e na Transit.

Já o motor de três cilindros da General Motors, usado aqui pelo Onix, Tracker e Montana, não possui versões com corrente. E também não há kits de conversão para ele.

Já desmentimos sobre ter uma versão com corrente desse motor no México e nos EUA. Nesses mercados existe um motor 1.3 com essa solução, que é diferente dos 1.0 e 1.2 que conhecemos. Por isso, sua corrente de sincronização não serve em nossos motores.

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33 Comentários
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Daniel Magri 2 de abril de 2025

Faltou comentar sobre o motor Dragon 1.5 3 cilindros da Ford, que acompanha o Ka.
Tenho 1 que com 52k Km quebrou a correia banhada a óleo. Quando retirei a correia ela estava esfarelando, literalmente. Nunca troquei óleo que não fosse pelo original, sempre comprado em concessionária.

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Reginaldo 3 de abril de 2025

Amigo, tenho um também tá com 132 mil km. No seu caso você reclamou na ford? Eles fizeram algo?

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Daniel Magri 3 de abril de 2025

Fui até uma concessionária para comprar o óleo quando aconteceu isso e eles disseram que precisariam do carro em mãos para poderem avaliar qual foi o motivo. Mas como o.veículo já estava desmontado no.mecânico e eu não poderia levar para lá acabei não obtendo a avaliação deles. Mas a primeira coisa que falaram foi “isso só acontece por mau uso”… com certeza iriam tirar o corpo fora.

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Jow fernandes 18 de abril de 2025

O combustível contamina o óleo e a correia arrebenta , nunca mais compro veículos com correia banhada a óleo

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Daniel Magri 18 de abril de 2025

Pois é Jow, foi o que percebi. Pior que é um baita carro, pena a Ford ter destruído com esse péssimo motor.
Brasil é isso, a Ford comete um erro desses e nada acontece com eles.

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Marco 1 de abril de 2025

Oi Leonardo, na verdade o Antonio Pereira, não só baixou o nível, como está sendo preconceituoso, beira a crime esses comentários.

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Antonio 1 de abril de 2025

Vamos parar de briga e conscientizarmos que no nosso país consumidor não é respeitado pelas montadoras….

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Marcio Pereira 31 de março de 2025

Correia dentada banhada a óleo não quero nunca jamais.
A própria contaminação do óleo pelo combustível detona essa correia.
A grande maioria dos lojistas não pega mais Onix nem na troca….
Carro virou MICO

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Carlos 31 de março de 2025

Engraçado, carro mais vendido…milhares transitando nas ruas, incluindo Ubers, taxi e até de empresas. Questão puramente estatística…quantos deram problemas em relação à quantidade vendida? E no caso daqueles que deram problemas, o motivo não é segredo, né? Essa internet hein!

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Williamrichardcrepal 31 de março de 2025

Tudo é bom novo na loja até brilha são lindos maravilhosos na loja mas saiu perdeu faz parte da vida carro só da gasto tanto faz classe ABC D E milagre bom bonito barato só na china

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Ferrarelli 31 de março de 2025

Os carros e as peças de reposição estão cada vez mais vulneráveis e os preços cada vez mais fora da realidade, sim avançamos em tecnologia mas retocedemos na qualidade!!!

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Leonardo 30 de março de 2025

Nenhum kit foi homologado. A terceira geração do Puretech usa corrente, mas não há retrocompatibilidade com a segunda geração. O EcoBoost atual usa corrente, mas não há retrocompatibilidade com as versões que usam correia no óleo! Não há onde instalar os guias de PA pra corrente e nem suporte pra tensor hidráulico, logo, não dá pra tirar correia e pôr corrente sem modificações trabalhosas no motor, inviabilizando a troca. Esta matéria esta pela metade!

Pesquise sobre o 1.8 tdci da Ford e verá que neste há um kit paralelo de corrente da FAI, entretanto, originalmente a correia BIO usava guias e tensor hidráulico, logo, foi ‘menos difícil’ criar o kit de substituição, mas que também não foi homologado.pela Ford. É por conta e risco do cliente.

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André 30 de março de 2025

Solução barata e confiável: Ler o manual e fazer o que está escrito nele. Sem mais achismos…simples assim!

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Orlando 31 de março de 2025

Solução mais fácil: não comprar essas bombas.

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Carlos 31 de março de 2025

Compra um fusquinha 65…tá tranquilo!

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Renato Pinto 31 de março de 2025

Pra um almofadinha como vc que não sabe nem trocar um pneu , sim , leia o manual ….

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Carlos 31 de março de 2025

Nossa! Para ter se ofendido tanto vc dever ser mais um daqueles “mexânicos” que só faz M no carro dos clientes ou é um pé rapado que não tem cacife para ter um carro desses. Vai de fusquinha que não dá BO. Rs!

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Antônio Pereira 31 de março de 2025

Diz para nós come é então, maloqueiro, cotista baixa renda.

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Renato Pinto 2 de abril de 2025

Kkkkk cara eu tenho 3 Fusions na garagem , nem precisava falar mas…… 1 2.3 , outro V6 e outro Titanium kkkk Entendo mais de carro que vc seu otário que anda de carro de plástico kkkkk
Resposta para Carlos e Antônio.

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Fernando 1 de abril de 2025

Comprei uma montana 2025, com correia banhada a oleo mesmo. Quem tem condições de pagar esse valor num veículo e não tem condições de trocar o óleo na concessionária, devia andar de carroça de burro. Se um item desse dura 200 mil km e custa uns 6000,00 pra trocar, não custa nem 3 centavos por km. Tem que ser muito desorganizado pra não ter condições….

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Gustavo 30 de março de 2025

Enquanto isso a gente vai desistindo de ter um carro com correia banhada, eu que só fã da GM vou continuar num 4 cilindros com meu prisma e quando for trocar vou para um com corrente ou correia externa.

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Renilson Barros 30 de março de 2025

Existe sim uma opção barata e eficiente para resolver esse problema da correria dentada banhada a óleo nos carros da Chevrolet… vai no ferro velho e compra um motor AP usado e coloca no lugar do três cilindros descartável… você vai ficar mais de 10 anos sem ter problema com o seu motor… até os donos de AMAROK estão substituído pelos motores AP antigo…

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Reinaldo dos Santos 29 de março de 2025

Acho que as montadoras devem trocar essas correias de borracha por outras de metal e a justiça obrigar elas mudarem logo porque o prejuízo fica com o consumidor final .

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Antonio Tripoloni 28 de março de 2025

Eu tenho informações que as montadoras vão modificar a composição da borracha da correia para ter resistência a qualquer tipo de óleo Ok?

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Antônio Pereira 28 de março de 2025

Borracha e óleo NUNCA dará certo, qualquer estudante de primeiro semestre de engenharia sabe disso.
Correia dentada é aquele fora do motor ou corrente de comando metálica.

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Leonardo 30 de março de 2025

Puts. Precisamos avisar os fabricantes de que os retentores de válvulas feitos de borracha não funcionam! Eu mesmo, troco retentores de válvulas do meu carro toda a semana no meu motor, pois borracha e óleo não combinam. Vamos pedir pra que você dê aulas de engenharia pelo Brasil, assim os engenheiros saberão da verdade, e depois de mais de 100 anos o motor de combustão finalmente dará certo, vamos parar de ter motores que deixam um rastro de óleo pelas estradas e que não vão mais queimar óleo através das válvulas! Muito obrigado por nos alertar disso! Obrigado mesmo!

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Santiago 27 de março de 2025

Se as próprias montadoras voltaram atrás dessa tecnologia, inclusive homologando kits-de-conversão, é porquê a coisa realmente não presta!

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Antônio Pereira 27 de março de 2025

Realmente amigo, o pior são fanboys defendendo e justificando que a culpa é de quem compra o carro.

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Joselio 30 de março de 2025

A solução : não compre carros com essa tecnologia. Ponto final.

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Leonardo 30 de março de 2025

Nenhum kit foi homologado. A terceira geração do Puretech usa corrente, mas não há retrocompatibilidade com a segunda geração. O EcoBoost atual usa corrente, mas não há retrocompatibilidade com as versões que usam correia no óleo! Não há onde instalar os guias de PA pra corrente e nem suporte pra tensor hidráulico, logo, não dá pra tirar correia e pôr corrente sem modificações trabalhosas no motor, inviabilizando a troca. Esta matéria esta pela metade!

Pesquise sobre o 1.8 tdci da Ford e verá que neste há um kit paralelo de corrente da FAI, entretanto, originalmente a correia BIO usava guias e tensor hidráulico, logo, foi ‘menos difícil’ criar o kit de substituição, mas que também não foi homologado.pela Ford. É por conta e risco do cliente.

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Antônio Pereira 31 de março de 2025

As demais partes de borracha do veículo não estão sujeitas a temperatura, pressão e tensão estrutural por tração mecânica e fazem apenas a função de vedação.
Mas não estou aqui para ensinar um primata como você que quando não tem argumento ataca gratuitamente as pessoa e não a idéia.
Cotistas baixa renda, primata.

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Flávia Novais 31 de março de 2025

Olha aí o “Tião mecânico” achando que é engenheiro mecânico, não sabe fazer um Ó com um copo,, não sabe onde fica o leste ou o norte geográfico só de olhar para o sol, mas é um gênio.
Vai lá ouvir seu funk, forró ou pergunta pra mamãe se ela sabe quem é seu papai.

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Leonardo 31 de março de 2025

Antônio Pereira. Retentores de válvulas e os demais sofrem tensão mecânica sim, e estão expostos a altas temperaturas dentro do motor (experimente instalar um retentor num eixo com folgas ou desalinhamento pra ver quanto o retentor vai durar). Da mesma forma que as mangueiras de direção hidráulica sofrem com temperatura e pressão e estão ali, há décadas sendo utilizadas sem problemas. Seu argumento foi “borracha e óleo não combinam” e qualquer engenheiro sabe que combina, e os exemplos que eu acabei de dar mostram isso. Eu critiquei o argumento vago com ironia. Não ataquei ninguém com palavras de baixo nível tal qual “primata”, nem lhe chamei de pseudo-xingamentos do tipo “cotista”. Quem entendeu como agressão foi você. Eu lhe tratei apenas com uma dose de ironia e que quando levada muito a sério, resulta em desentendimentos. Tenha um bom dia!

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