Douglas Mendonça 5.0 e os melhores carros nacionais dos anos 2000

Douglas Mendonça relembra quais foram os carros nacionais que marcaram os anos 2000, seja pela performance, inovação e proposta de mobilidade

Honda Civic Si
Honda Civic Si foi um dos carros mais legais produzidos no Brasil até hoje (Fotos: Honda | Divulgação)
Por Douglas Mendonça
Publicado em 01/09/2024 às 15h00

Foram mais de 1.300 carros diferentes avaliados em minha carreira como jornalista automotivo ao longo de cinco décadas. Muita coisa, incluindo um monte de tipos de carroceria, diferentes portes e dimensões, movido por inúmeras motorizações (gasolina, etanol, diesel, a gás, GNV, eletricidade), pelos quatro cantos do mundo. Claro, tiveram carros totalmente insossos, mas outros foram inesquecíveis, tamanho o acerto mecânico ou as suas qualidades.

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O som de um motor (ou a falta dele), respostas ao comando do volante e pedal de freio, reações do acelerador, a rapidez ou bom casamento entre motor e transmissão, ou até mesmo o quão confortável, silencioso, seguro, espaçoso, ou modular um modelo é, tudo conta. Um carro bom não é necessariamente rápido, enquanto outro divertido pode ser mais lento do que se imagina. Há qualidades e qualidades.

Para facilitar essa lista, os separei por décadas (1970, 1980, 1990, 2000 e 2010), escolhi o carro mais legal e marcante daquele período, seu coadjuvante (aquele que chegou perto de ser o melhor), além do modelo com um conceito moderno ou inovador. Por enquanto, vamos falar dos nacionais, mas os importados virão em uma segunda “leva” de matérias. Vamos lá:

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Com quase 200 cv extraídos de um motor aspirado, o Honda Civic Si girava alto e é cobiçado por fãs da marca japonesa (Foto: Honda | Divulgação)

Na mesma toada de Chevrolet Vectra GSI e VW Gol GTI 16v, nacionais com motores importados vistos no texto anterior, a Honda fez algo bem parecido com o Civic em 2007: instalou nele um motor 2.0 16v e a transmissão manual de seis marchas, ambos japoneses, emprestados do S2000, dando vida ao famoso New Civic Si: uma fera sedan com 192 cv de potência que adorava altas rotações, porém seu torque não surpreendia tanto assim (19,2 kgfm). Seu 2.0 era “agudo”, com força máxima a elevados 6 mil giros, mas delicioso de ser ouvido, ainda mais junto daquela curta transmissão manual. Até o ronronar da máquina mudava nas rotações acima de 5.000 rpm, por conta do comando variável.

Honda Civic Si painel 2
Painel do Civic Si trazia quadro de instrumentos em dois níveis, mas era a alvança de marchas o grande barato deste esportivo

Na época, curtia tanto o Si que cheguei muito perto de adquirir um zero km para meu uso pessoal, mas pretendia deixá-lo original, diferente do que faz a maioria dos proprietários desses carros. Há exemplares modificados por aí com mais de 600 cv, e outros já bem castigados pelo uso severo nos track-days, competições e por aí vai. Por isso, encontrar um íntegro e com mecânica “limpa” já têm se tornado tarefa difícil.

Polo Bluemotion e os carros dos anos 2000

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Visual do Polo BlueMotion se destacava pelos elementos aerodinâmicos como a grade e spoiler para reduzir resistência do ar (Foto: VW | Divulgação)

O VW Polo Bluemotion, lançado em 2009, quase ficou para a próxima década, mas coube aqui como coadjuvante. Mesmo sendo um carro comum, me agradou já no lançamento pelas soluções aerodinâmicas e foco na redução do consumo de combustível. Ele tinha reprogramações da eletrônica do motor 1.6 8v, uma relação alongada das cinco marchas manuais, menor altura em relação ao solo, direção eletro-hidráulica (acionamento da bomba hidráulica através de um motor elétrico) e uma série de acessórios externos para reduzir seu arrasto: aerofólio, grade mais fechada, saias laterais, pneus de baixo atrito, parachoque traseiro reformulado e rodas especiais. Até o interior, com forração especial dos bancos e laterais de portas, remetiam a algo mais “eco”.

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Por dentro, o Polo BlueMotion tinha acabamento diferenciado para evidenciar a versão (Foto: VW | Divulgação)

Na época, há quinze anos, essas soluções me chamaram a atenção, ainda mais quando analisava suas médias de consumo pelo computador de bordo. A VW prometia mais de 21 km/l na estrada com gasolina, número que não ficava muito aquém da realidade. Carrinho muito bacana com proposta valiosa até os dias atuais: economizar combustível, poupar seu bolso, reduzir a poluição e diminuir os danos ao meio-ambiente.

Fit: o inovador

Como conceito dos anos 2000, não poderia deixar de falar do Honda Fit, hatch meio monovolume lançado em 2003, que de início era feito em Sumaré (SP). Pequeno, prático e com alguns predicados de projeto (altinho, espaçoso, com posição de guiar ereta), era ainda um legítimo projeto japonês, com muita robustez mecânica e baixo consumo de combustível, ainda que o desempenho ficasse em segundo plano. Sua pegada era mais ou menos como a de um Renault Scènic ou Mercedes Classe A.

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A carroceria monovolume do Fit dava a este compacto um grande espaço interno, que fazia dele extremamente prático

E, sem dúvidas, o Fit ainda é um dos carros mais modulares que já tivemos em nosso mercado: dava, por exemplo, para levantar o assento traseiro e dobrar o encosto, permitindo que todo o habitáculo ficasse livre para acomodar objetos grandes, da mesma forma que os bancos dianteiros se rebatiam para trás, criando uma espécie de cama.

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Modularidade dos bancos permite transportar volumes grandes no monovolume da Honda

Eram várias configurações internas, possibilitando o transporte de bastante coisa. Muito prático e macio, especialmente nas versões com câmbio CVT, tanto que, depois dessa primeira, ainda recebeu mais duas gerações com a mesmíssima proposta. Ele deixou nosso mercado em 2021, mas segue firme e forte na Ásia, ainda nos mesmos moldes de monovolume.

Na próxima semana, não perca os melhores nacionais dos anos 2010!

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