Easter eggs: os carros também escondem ‘ovos de páscoa’
Esse nome é usado para aquelas pequenas referências escondidas em algum filme ou nos produtos, incluindo os carros
Esse nome é usado para aquelas pequenas referências escondidas em algum filme ou nos produtos, incluindo os carros
Uma das tradições da páscoa é presentear as pessoas com ovos de chocolate. Em inglês, eles são chamados de easter eggs, termo que também é usado para denominar algum detalhe curioso escondido em produtos, em filmes ou nos caros.
As montadoras usam esses easter eggs para dar um pouco de personalidade aos carros, trazendo referências a seu passado ou fazendo brincadeiras. Esses detalhes também são usados para ajudar a vender peças originais.
VEJA TAMBÉM:
Um para-brisa de reposição feito por terceiros pode não ter os easter eggs do original. Isso é um motivo para o cliente levar o feito pela montadora pois ajudará a manter o valor de revenda do carro mais adiante, por exemplo. Confirma alguns dos mais divertidos:
A guerra entre caminhonetes nos EUA é forte, cada marca possui uma legião de fãs extremamente fanáticos que têm como hobby criticar as rivais. A Ford lançou a F-150 Raptor para ser uma super picape de performance em todos os terrenos.
Ela reinou sozinha por alguns anos até a Ram lançar a 1500 TRX, com suspensão similar e a cereja do bolo: um motor V8 6.2 com supercharger de 711 cv. A Ford tinha “apenas” 456 cv em seu V6 bitrubo na época.
Não bastando ser mais ford, a Ram tripudiou. A sigla “TRX” é uma corruptela para T-Rex, o tiranossauro rex. No cofre do motor existe um easter egg desse dinossauro abocanhando um velociraptor. Existe também um outro no interior do carro, usando os dois dinossauros sendo comparados com o tamanho da picape.
Em 2003 a Ford anunciou a produção do GT como parte das comemorações de seu centenário. O supercarro já era uma homenagem ao GT40 campeão em Le Mans nos anos 60, uma história que virou o filme Ford Vs Ferrari.
Seu desenho era uma modernização do clássico tão bem feita que é usado como referência em carros retrô. O easter egg fica em seus faróis dianteiros, onde os refletores foram o número 100 em alusão ao centenário da Ford.
Apesar de ser alvo de piadas entre os trilheiros, o Jeep Renegade é um carro importante para a marca. Ele ajudou em sua popularização por todo o mundo e possui um desenho bem trabalhado que remete aos modelos antigos sem perder a personalidade própria.
Ajudando a reforçar essa ligação com o passado, a marca espalhou vários easter eggs pelo carro: no canto do para-brisa está um Willys MB escalando a borda, as setes fendas aparecem em peças de acabamento no interior e um “since 1941” (desde 1941) está gravado em algumas peças — referência ao ano de criação do primeiro Jeep.
O primeiro Renault Twingo foi um carro genial, tanto no desenho quanto no aproveitamento de espaço no interior. A segunda geração é pouco lembrada por ter se tornado um subcompacto mais comum, era apenas um Clio mais curto.
Mas isso não significa que o carro não era divertido, o segundo Twingo acabou marcando pela divertida versão R.S. com motor 1.6 aspirado de 133 cv. Nesse modelo, a pedaleira trazia o desenho universal do botão de “play” no acelerador, o de “stop” no freio e a embreagem era o de “pause”.
A Volkswagen copiou esse easter egg em seus carros elétricos da linha ID. Por não possuírem embreagem, possuem apenas o “play” no acelerador e o “pause” no freio. Não seria mais lógico o “stop” no freio? Afinal, significa parar. Vai entender…
O Mini moderno é marcado por ser um carro altamente personalizável na hora da compra. O comprador pode escolher a estampa até dos retrovisores internos.
Chega a ser difícil de pensar em onde esconder um easter egg num carro desses, mas a Mini conseguiu fazer um na cara de todo mundo: na segunda geração do hatch os comandos do ar-condicionado foram a logo da montadora. Infelizmente, isso não continuou nas seguintes, que usam comandos circulares comuns.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |