Confira as 5 edições especiais mais legais do Volkswagen Gol
Após 42 anos de mercado — e sendo o carro mais vendido em muitos desses anos — o Volkswagen Gol irá sair de linha e ganhará mais uma edição especial
Após 42 anos de mercado — e sendo o carro mais vendido em muitos desses anos — o Volkswagen Gol irá sair de linha e ganhará mais uma edição especial
Em 2022 a Volkswagen irá encerrar a carreira de sucesso do Gol. O compacto já tem 42 anos de mercado e por muitos anos foi o líder de venda no Brasil. Uma forma de manter o carro fresco na cabeça dos consumidores é lançando edições especiais, e o Gol teve várias.
A Volkswagen fez diversas edições do Gol e com os mais diferentes intuitos. Algumas são focadas em custo-benefício, outras comemorativas de eventos e tiveram até inspirada em corridas. Separamos aqui as cinco mais interessantes.
VEJA TAMBÉM:
A primeira edição especial foi também uma das mais trabalhadas. O Gol Copa foi lançado em 1982 para celebrar a Copa do Mundo realizada na Espanha. Escolher o hatch da Volkswagen para isso era uma decisão óbvia, pois seu nome já remetia ao futebol.
O Copa pode ser chamado de pai da versão esportiva GT, pois trazia faróis de neblina, rodas de liga leve, aplique entre as lanternas e outros adereços que traziam visual mais esportivo. O detalhe mais curioso era a manopla do câmbio, que imitava uma bola de futebol. Uma ideia retirada do Golf, que tinha manopla inspirada na bolinha do esporte.
O motor era o 1.3 refrigerado a ar. A edição Copa foi reeditada em 1994 – com motor AP – e em 2006. A VW voltou a homenagear a Copa do Mundo, mas isso veremos adiante.
De tempos em tempos os fabricantes tentam emplacar carros mais coloridos no mercado brasileiros, mas no final a escolha da maior parte dos consumidores vai para o trio preto, prata e branco. A Gol Fun, de 2001, foi uma edição oferecida apenas com cores marcantes e com um diferencial: a máscara do farol acompanha a cor da carroceria.
O Gol Fun usava o motor 1.0 16v, que na época tinha o apelo de ser o 1.0 mais forte do mercado, com “espantosos” 70 cv e 9,4 kgfm de torque. Ela adicionava os faróis de dupla parábola coloridos, direção hidráulica, vidros verdes, rodas de liga leve aro 14 e bancos com regulagem de altura.
A terceira geração do Volkswagen Gol foi uma das mais bem sucedidas e recebeu muitas edições especiais. O Rallye foi feito em referência a participação do compacto no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. O lançamento foi em 2004 e trazia apenas o motor 1.6, pois o carro corria na categoria 1600.
A suspensão era elevada em 27 mm, fazendo do Rallye o primeiro Gol “aventureiro” da história. Mas a decoração não era chamativa como a da linha Adventure da Fiat, o modelo era diferenciado pelas rodas de 15 polegadas pintadas de branco, adesivos e faróis com máscara negra.
Por dentro ele trazia bancos com padronagem exclusiva, novo grafismo no painel de instrumentos e volante esportivo. O pacote de equipamentos não era fechado, portanto itens como ar-condicionado, alarme e sistema de som eram opcionais.
Existem edições especiais que parecem feitas para serem vendidas a colecionadores, como as versões de despedida da Kombi e do Uno. O Gol Vintage é um desses carros, principalmente se for levar em consideração o brinde que vinha junto.
Ele veio para celebrar os 30 anos do Gol e, por isso, teve apenas 30 unidades produzidas. Todas com pintura branca e faixas pretas. As rodas eram exclusivas e igualmente pintadas de branco. Por dentro essa temática repetia nos bancos e detalhes do painel.
O destaque fica no porta-malas: um amplificador feito sob medida junto de uma guitarra Tagima personalizada. Quem quiser (ou souber) pode simplesmente plugar a guitarra no carro e fazer um sol em seu Gol Vintage.
O último Gol Copa foi em 2006, para a Copa do Mundo de 2010 a Volkswagen optou por chamar a edição comemorativa de Seleção. Na época a marca patrocinava a seleção brasileira, por isso o carro trazia o escudo da CBF costurado nos bancos.
Na copa seguinte, a edição Seleção voltou, dessa vez com decoração mais trabalhada. A lateral ganhou uma faixa adesiva, o escudo da CBF passou a vir também em um adesivo na lateral e as rodas de liga leve traziam desenho inspirado em uma bola de futebol. Por dentro haviam detalhes em amarelo e padronagem dos bancos inspirada em bola de futebol.
Em janeiro de 1995 os britânicos do The Rolling Stones fizeram sua primeira passagem no Brasil. A banda inglesa já tinha mais 30 anos de estrada e nunca tinha se apresentado em terras tupiniquins. E para celebrar as cinco noites de show (três no Pacaembu e duas apresentações no Maracanã), a Volkswagen resolveu criar uma série especial do Gol, que tinha ganho segunda geração meses antes.
O Gol Rolling Stones tinha como grande diferencial o adesivo da ilustração do álbum “Voodoo Lounge”, que dava nome à turnê, na coluna C e outro com o nome da banda, na tampa do porta-malas. De resto não tinha nada demais, as rodas eram de aço, com calotas plásticas e nada mais rebelde como aerofólio ou faróis de neblina.
A lista de conteúdos seguia o cardápio de um compacto dos anos 1990, como ar-quente, rádio com toca-fitas, desembaçadores e limpadores de para-brisas traseiro. Mas o item exclusivo desse Gol era a fita K7 do álbum.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Em Campinas tem um Gol Vintage 2011 a venda por R$84.890,00… ?
Faltou o gol Star, que saiu na década de 80 e depois em 99. Tive um em 99 e foi um dia melhores gol que tive. Vinha com direção, farol de milha, painel com conta giros e odômetro digital, para-choques e retrovisores na cor do carro, rodas de liga e motor 1.6.
Faltou o gol Star, que saiu na década de 80 e depois em 99. Tive um em 99 e foi um dia melhores gol que tive. Vinha com direção, farol de milha, painel com conta giros e odômetro digital e motor 1.6.
Série Especial apresentada para o brasileiro é sempre um monte de adesivos tipo fita isolante e plásticos inúteis de gosto duvidoso. E tome preço lá em cima…
Bem isso mesmo!!!KKKKKKK
Tipo fita isolante e figurinha de chiclete.KKKKKKK
Eu tive um gol ano1985 LS cor vinho, quatro machas, movido só a álcool com o chamado na época motor de Passat AP. Fazia 10 km por litro de álcool na pista e 7 na cidade no transito daquela época. Carro muito bom, nunca me deu problemas, salvo de carburação quando passou pelo nordeste um tal álcool de uva não purificado que corroeu o carburador do carro me obrigando a substituir. Depois que troquei o carburador ele ficou como novo, já com álcool normal de usina de açúcar e com o mesmo desempenho de sempre. O único inconveniente dessa série era não ter a quinta marcha. Rodei mais de 200 mil quilômetros quando me desfiz dele. Foi sim um grande carro durante todos esses anos.
Estas empresas se continuarem a tirar carros mais baratos de linha irão começar a fechar uma a uma. A economia brasileira é muito fraca para carros caros; hoje em dia um carro melhorzinho já passa dos 120 mil.
É isso aí montadoras, vão tirando de linha os carros de entrada de suas marcas, oferendo só produtos mais caros, aí quero ver carros encalhados e amontoados nos pátios. As montadoras acham que os brasileiros ganham bem e podem pagar por produtos com valores astronômicos. A realidade do brasileiro está muito aquém do ideal, que precisa sortear os boletos que serão pagos das contas básicas do mês, quem dirá ter grana pra comprar carros caros.
A burrice dos CEOs da Volks aqui no Brasil é fantástica, o polo deveria se chamar gol e seguir na liderança das vendas, mas não!! Os caras deixaram o gol defasar aí veio o Onix e craú!!! A hora que o gol sair de linha a VW a exemplo da Ford pode fazer as malas, o que ainda ta mantendo a VW aqui no Brasil são as vendas do gol, exemplo disso é o recem lançado Virtus que diga-se de passagem é um ótimo carro, mas parou de vender, é muito caro pelo que oferece.
E agora que o gol começou a liderar nas vendas o idiótas vão tirar de linha, mas vão ser tapados assim lá no raio que os parta!!!
Gostei da matéria mas creio que faltou mencionar o Gol Copa 1994 que veio bem equipado com rodas e calotas aro 14 do Santana CL, estofamento com revestimento diferenciado, painel de instrumentos com iluminação avermelhada imitando o GTi, aerofólio traseiro e faróis de milha do GTi, volante (tipo 4 bolas) do Santana, pintura na cor azul celeste metálica e o imbatível motor AP-600 movido à gasolina.
O melhor gol não apareceu na matéria o gol gti
Olá, Sgbp. O GTI era uma versão produzida em série, não foi uma edição especial.
Obrigado e abraço
Duas correções, eu tenho um Copa 82, o motor é 1.6, dupla carburação, não 1.3 e o logo Copa no vidro traseiro, assim como no GT, é pintado por serigrafia, não é adesivo.
Muito legais essas séries especiais. Mas difícil emplacar em razão da nossa cultura que este tipo de carro “desvaloriza muito” o que acaba que as montadoras são bem conservadores.
Vamos ver se a VW dá um desfecho mais glorioso ao seu queridinho Gol.
Uma correção: o motor do Gol copa 82 era refrigerado a ar e não a água como está na matéria.
Eu tive um gol GTS 90, deixou muita saudades
O gol rallye é o mais lindo de todos. As últimas unidades fabricadas são maravilhosas.
Meu pai teve um Gol copa 82, e eu lembro que o revestimento interno era mais bonito que o dos outros Gols.