Motor AP: você sabia desses 7 fatos sobre o icônico Volkswagen?
Com laços na Audi e visitas à Ford, sendo laboratório de preparadores, e estreando tecnologias no Brasil, o AP rendeu muita história em 27 anos
Com laços na Audi e visitas à Ford, sendo laboratório de preparadores, e estreando tecnologias no Brasil, o AP rendeu muita história em 27 anos
O motor AP é dono de um título controverso no Brasil, o de ser um dos motores mais venerados da história nacional. Enquanto alguns “APzeiros” acreditam em sua absoluta superioridade, outros questionam sua fama, e garantem que o AP não é lá tudo isso.
Nós não estamos aqui para resolver a disputa, enxergando nele tanto as qualidades quanto os momentos em que deixou a desejar. O que nos interessa são algumas curiosidades da história do projeto, que podem ter passado batido tanto aos seus amantes quanto aos seus algozes.
O motor AP teve uma longa vida. O propulsor surgiu de uma adaptação brasileira, com base em um projeto da Audi. Em setembro de 1985, já se tinha notícia de alguns dos primeiros modelos que ele equipou.
Eram o Gol, Voyage, Parati, Passat e Saveiro, modelo 1986, carregando o AP-600 1.6, movido a álcool, de 85 cavalos de potência.
Ao mesmo tempo, chegava às lojas o AP-800 1.8 no Santana, Quantum, Passat GTS Pointer e Voyage Super. Também a álcool, ele fornecia 94 cv de potência.
Também já estava à venda o Gol GT, com o motor mais forte AP-800 S, com potência declarada de 99 cv. Na realidade, ele tinha 106 cv, mas a Volkswagen “escondeu” essa diferença para evitar uma alíquota de imposto mais alta, aplicada a veículos com potência maior que 100 cv.
Depois disso, o motor AP ganhou a configuração 2.0, AP-2000, e os irmãos foram renomeados de AP-1800 e AP-1600. Durante sua história, ele ganhou diversas tecnologias, algumas estreantes no mercado brasileiro. Seguiu até 2012, quando apareceu, pela última vez, na Parati.
E nesse tempo, também rendeu muitos fatos curiosos, como nos contaram especialistas que estiveram em contato com o motor AP desde sua chegada, além da própria Volkswagen, que você confere abaixo.
Como lembra o piloto e jornalista especializado no setor automotivo, Bob Sharp, “AP” foi apenas um nome comercial para o motor da Volkswagen. A nomenclatura oficial da fabricante está embaraçada na pré-história do propulsor que foi utilizado por 27 anos.
O motor AP é uma versão melhorada do MD-270, e ambos têm o nome interno de EA827. “AP e MD são nomes comerciais, mas todos são EA827. Esse é o nome dele, o resto é marketing”, esclarece Sharp.
A família apareceu, pela primeira vez, na primeira geração do sedã europeu Audi 80 de 1972, marca que já pertencia ao Grupo Volkswagen de então.
Contudo, quando chegou ao Brasil, os engenheiros da Volkswagen local fizeram algumas alterações no projeto. Por aqui, a família EA827 fez sua estreia no Passat, em 1974, já com algumas diferenças, na forma do MD-270.
Ele chegou ao Voyage em 1981. Já em 1985, nasceu, de fato, o motor AP. Depois de muitos retoques brasileiros para extrair mais força, o projeto do EA827 já não se comportava como deveria.
Os motores vibravam muito e, por isso, a Volkswagen colocou bielas mais longas e pistões mais largos nele, e encurtou o curso do virabrequim. O projeto foi aprimorado e, entre outros, também era novo o comando de válvulas. As bielas passaram de 136 milímetros para 144 mm.
E essa foi a diferença fundamental que separou os AP dos MD-270. Em relação ao antecessor, a novidade foi reconhecida por funcionar de forma mais suave. A distinção, inclusive, virou apelido: “bielão” e “bielinha”. Além, claro, de “AP”, sigla para Alta Performance.
Contudo, ambos permaneceram, internamente, como EA827. Na Europa, os motores da família rendem sucessores até hoje, embora modernizados, e não se pode dizer que são o brasileiro AP.
O projeto também teve diversas versões a diesel no Velho Continente, em modelos da Volkswagen e da Audi, entre outras marcas do grupo alemão.
Não demorou para o novo propulsor da Volkswagen ficar conhecido entre os preparadores. Até hoje ele é a opção mais popular para uma turbinação “caseira”, como conta Eduardo Bernasconi, dono da publicação especializada Fullpower.
A preferência é explicada por Bernasconi com base no mercado. É muito fácil encontrar peças para o motor AP, elas têm custo acessível, e há diversas opções de componentes disponíveis.
“Tem um monte de pistão com um tanto de medidas, bielas nacionais e importadas, depende da receita de cada preparador”, detalha ele.
Assim, os envolvidos com preparação de carros já conseguiram extrair do motor AP potências surpreendentes. De acordo com Bernasconi, elas já chegaram a mais de mil cavalos.
Se considerarmos que a potência média da família AP ao longo de sua vida é de cerca de 100 cv, é uma multiplicação de 10 vezes. Além disso, nessa brincadeira, são usados tanto os motores antigos quanto os mais novos, conta ele.
Naturalmente, esses motores recebem inúmeras modificações para chegar a esses níveis de potência. Segundo o profissional, mal se usa o bloco do propulsor original, junto a pistões e bielas especiais, cabeçotes de 20 válvulas, e diâmetros e cursos diferentes.
Até mesmo o combustível é especial, conta ele, diferente da gasolina ou álcool encontrados nos postos.
Contudo, a “mexeção” tem consequência. “Não existe durabilidade. Depois de preparado, o motor pode quebrar na primeira largada, em menos de 500 metros”, pontua Bernasconi.
Em 1987, durante um período de crise econômica no Brasil, a Volkswagen e a Ford iniciaram uma grande parceria, a Autolatina, que durou até 1996. A colaboração, do tipo joint venture, incluía o compartilhamento de motores entre as duas, gerando modelos “gêmeos”.
Assim, o motor AP passou a equipar, também, veículos da Ford. Entre os primeiros a o receber, estavam Escort, Del Rey, Belina e Pampa, a partir de 1989. O AP-1800 de então oferecia 87 cv de potência e 14,3 kgfm de torque.
Naquele ano, também chegou às lojas o Escort XR3 com o motor alemão, dessa vez o AP 1800 S, versão esportiva que já aparecera no Gol GTS.
Além dos carros da Ford, o motor AP também equipou outros modelos nacionais. Um deles era o Gurgel Carajás, do qual algumas versões contavam com um AP-1800 de 97 cv, derivado do Santana.
Ele também chegou a ser equipado com uma configuração a diesel do propulsor, derivado de uma versão da Kombi, um 1.6 de 50 cv. O off-road foi vendido de 1984 até 1994, quando a marca brasileira foi à falência.
Douglas Mendonça, jornalista especializado no setor automotivo que também tem experiência nas pistas, lembra que nem tudo no motor AP era perfeito. Ele reconta uma ocasião que viveu quando correu a Mil Milhas de 1994, no circuito de Interlagos, em São Paulo.
Conduzindo um Voyage preparado para corridas, com um motor AP 2.0, sua equipe procurou os engenheiros da Volkswagen para saber mais sobre o motor e como melhor ajustá-lo para a competição de longa distância. Nisso, descobriram que ele tinha uma falha.
“Eles disseram que o motor não podia ficar constantemente no regime de rotações em torno de 5 mil rpm, porque corria o risco de ter quebra ou fratura de biela, ou trinca de pistão”, relembra Mendonça.
Para piorar, o jornalista e piloto observa que era justamente essa a rotação alcançada em partes do circuito, como finais de reta e nos box. Por isso, os engenheiros fizeram algumas recomendações. “Mexam na relação de transmissão para que isso não aconteça, ou quem estiver pilotando vai ter que evitar manter o motor nesse limite por muito tempo”, reconta ele.
Apesar disso, Mendonça se coloca como um apreciador do motor AP, que julga ser versátil, durável, resistente e de fácil manutenção.
Já dono da fama que mantém até hoje, o motor AP se tornou o primeiro propulsor flex do país, podendo ser abastecido com gasolina, álcool, ou qualquer mistura dos dois.
Isso aconteceu com o Gol 1.6 Total Flex, lançado em março de 2003. Com o AP-1600 bicombustível, entregava 99 cv com gasolina e 101 com álcool.
Mais tarde, chegaria ao mercado a versão 1.8, com 103 cv de potência se abastecido com gasolina, e 106 cv com etanol.
Além de ter sido o estreante da tecnologia flex, o motor AP também foi o primeiro a receber injeção eletrônica de combustível no Brasil. Ela chegou no Gol GTI, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1988 como modelo 1989.
Movido apenas a gasolina e inicialmente limitado a 2 mil unidades, o GTI se tornou uma febre. O motor 2.0 entregava 120 cv de potência.
Futuramente, o motor AP-2000 com injeção eletrônica também apareceu em outros carros da Volkswagen, como o Santana Executivo, de 1990.
Calma, não estamos dizendo que a Audi usa o motor AP até hoje, apenas que há semelhanças de projeto significativas entre o que o EA827 se tornou no Brasil e os propulsores dos modelos alemães, como lembra o jornalista especializado no setor automotivo, Paulo Eduardo.
“A semelhança está no diâmetro do cilindro e curso do pistão”, explica ele. Podemos lembrar que o EA827 fez sua estreia no Audi 80, e que ele continua rendendo herdeiros no Grupo Volkswagen.
Por isso, alguns motores Audi atuais têm essas medidas idênticas, mesmo que já estejam muito à frente do motor AP do passado. Se você não acredita, aí vai um exemplo.
O Gol GLS 2.0 Mi de 1998 com motor AP-2000 tinha curso dos pistões de 92,8 mm, e diâmetro dos cilindros de 82,5 mm. E o Audi TT 2.0 TFSI de 2015 tem exatamente as mesmas medidas.
Fotos, a não ser quando indicado: Volkswagen | Divulgação
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Com todo o respeito a todos por aqui. Mais um motor que foi projetado em meados de 1974, e até hoje tem fãs pelo mundo, nao é por simples acaso. Eu mesmo tenho uma parati 1.8 a álcool a 18 anos. Puxo carretinha pesada todos os dias, com carburador 2E e digo mais. Fiz o motor dela av18 anos atras e so uso olho semi sintético nela. Melhor carro que ja tive em toda minha vida….
Já rodei com vários motores AP. O motor AP é um motor que você vai esticando, esticando, e ele não pára de subir o giro. Um motor elástico!! Aquele 1.6 a ácool então que saiu no Gol 1.6 era um espetáculo para andar muito. Sou fã desse Motor!!
Óleo. Desculpe foi o corretor
Ninguém menciona que os primeiros trollers usavam o AP 2.0, o Troller RF
Tenho um gol bola 95 AP 1.6 com 342 Mil Km só Fiz o cabeçote e a parte de baixo é Standart até agora
Tenho um Santana 1.8 há muitos anos o carro está perfeito
Esse motor Ap é um guerreiro ?
Vou ser franco…. Nunca gostei muito dos AP’s porque sempre achei o consumo deles um pouco alto e quase sempre, frouxos de desempenho. Aliás me estranha quando dizem que AP andava muito, porque naquela época (anos 80’0 e parte dos 90’s), tínhamos o quadrado AP 1.6 (um de muitos pois foram 12 AP’s que tivemos por aqui) apanhávamos de todos os CHT’s e de todos os 1.5 dos Unos que enchiam as ruas de SP. Me lembro que a última surra foi no final de 89 na Marginal Pinheiros (SP) de uma Ford Pampa CHT. Já odiava o carro, e a cada dia que passava, odiava ainda mais o motor. Entretanto, notei que os últimos AP’s 1.8 injetados haviam melhorado a questão do desempenho e o consumo. Os 2.0 não cheguei à experimentá-los nas últimas versões, mas acredito que também tenham tido uma melhora nos últimos anos de fabricação.
Haha, ótimo comentário, tenho AP e CHT e meu CHT sempre passou na frente do AP, mas posso te garantir que a transmissão tem 90% de crédito nessa situação, porque os AP’s com transmissão simples, no modelo CL, não tem velocidade final, eles têm dificuldade de chegar a 150, os CHT’s você afunda o pé e ele chega os 160 rápido. Transmissão tem mais crédito que motor, nesse caso
Tenho um gol gl 1.8 92 álcool completo menos direção,20 anos comigo e posso dizer,só felicidade!!! Motor fantástico!!! Parece um reloginho… o barulho qdo acelero chama atenção por onde passo… Por essas e por outras eu sempre falo: “Cerveja tem que ser redonda,Gol tem que ser quadrado!!!” Magrão 16 99119-4385
Me desculpe, mas AP perder pra cht, ou o carro era muito mal cuidado, ou, a peça atrás do volante não sabia tocar o carro, tinha medinho de fazer girar o motor. Qualquer comentário na web, de quem entende sabe dessa característica superior do AP, e, eu não só sou fã do AP 1.6 e ex proprietário, como também do GM família 2 1.8, também um girador por excelência. Vamos pesquisar mais, e reconhecer que não sabemos ( tocar ) bem um carro, antes de expor bobagens. Saúde…
Tenho um gti 1992 era do meu pai das de 1994 está com comigo até hoje com 198000 km nunca foi aberto moral da história motor ap é um motor muito Bom r de fácil adaptações para turbo pergunta pra qualquer mecânico queelwsabq dizer melhor que eu.
Têm também os APs com bloco alto os de fluxo cruzado que vinhas nos golf mk3 2.0.. que tem melhorias no arrefecimento se não me engano….
O motor AP é um dos mais versáteis do mundo, será que podemos dizer isso do motor do opala?
O camarada fazer comentário falando mal do AP precisa aprender muito ainda kkkk não sabe a história nem o porque ele foi projetado e faz sucesso até hj bom é os três cilindros de hj tem que aprender um pouco boa noite meu caro.
Respondendo ao comentário de que o motor do opala tem muitos anos sem abrir,tem 2 coisas: 1, pode ser que ele não rodou, 2, tenho uma parati 2.0 1999 que o motor continua stander, sem mexer. Outra coisa, o motor AP 2.0 tem 121 CV, fazendo até 12 na estrada, o Opala de 90 CV, só faz 4 ou 5, e tem mais de 30 CV a menos, então, qual é o melhor?
Possuo uma Parati 1983 1.6 motor MD desde 2001,a parte debaixo era stand, foi aberta com 29 anos.
TENHO UM OPALA DIPLOMATA 90 6CC 4.1 ESSE CARRO ESTA EM MEU NOME A 23 ANOS NUNCA O MOTOR FOI ABERTO……… SERA QUE AP AGUENTA ISSO….
Aguenta… é só usar ele só domingo igual o seu Opala. Isso a 23 anos q a gasolina custava em média R$ 2,00. Hoje deve rodar uma vez por mês.
Olá APzeiros, sou da família também, tenho uma Ford Royale apzona mais linda da cidade, há 13 anos comigo, só gasto o necessário pra manutenção decorrente do uso, desgaste normal ótimo veículo. Subindo já botei sw4 2007 163 CV pra comer poeira. Abraços.
Tenho um gol quadrado ano 89 nunca foi aberto 33 anos só toquei junta cabeçote então ap e opala são tops
UM EXCELENTE COMENTARIO, MUITO BACANA
Tenho uma saveiro 98 tsi 2.0 procuro na net pra ver se acho um motor com a potência original igual o meu, é de 121 cv, i num consigo achar, porq ? Alguem sab qantos sairão desses de 121 cv.
Boa tarde, muito bom saber disso
Tenho uma pergunta
Qual melhor oléo e filtro a ser utilizado??
Sendo k tenho , gol G4 flex original ano 2007
Se não me engano esse motor já usa óleo sintético, 10w40 ou 5w40
10w40 ou 5w40 é pra motor moderno especialmente os de cilindrada baixa e com 4v por cabeçote – 16v. óleo mineral ou semi sintético. 2007 tem quase 20 anos de uso. vai bater valvulas e baixar óleo com facilidade e se nao ficar de olho trava na falta de lubrificação.
10w/… ou 5w/… é para carro novo com até 30, 40 mil km rodado. olhem os manuais, se nao tiver nos carros tem on line a rodo///.
Motor AP ou AE dado o tempo de que ja sairam de linha um 10w40 somente se saiu da retifica recentemente e está bem justo as camisa dos pistões, aneis, bielas junto ao virabrequim etc/. motor AP ou AE (CHT_) é coisa rustica, pela idade a maioria ja precisando de um 20w40 ou 20w/50 para parar vazar e sujar as garagens do pessoal///e subir com a folga para parte de cima do motor ocasionando queima e fumacao, alem de baixar também.
Se muito pouco rodado um 15w/.. mas…..
Aumente a viscosidade caso seu carro ja mereje oleo no chao da garagem, apresenta uma fumaca no escape ao ligar (1 º sinal de cansaço do motor) mas ainda roda o dobro ou se está com mais de 120mil km, coloque pelo menos 15/40w, quando o motor ja apresenta essas ou algumas dessas situaçoes aumente a viscosidade para 20/50W pois a fumaca, pequenos vazamentos, baixando oleo na vareta, é queima de oleo ou juntas ja gastas e o oleo tecnicamente mais grosso retarda o processo.
Entrei nesse site porque precisava pesquisar o porquê da minha PARATI 1.6MI so faz 10km/l na estrada e gasolina e ja tive o mesmo motor em no trio GOL PARATI e SAVEIRO e de grosso modo o motor ap 1.6 a carburador tinha cerca de 80cv e fazia até 15km/l.
Hoje com inj.multiponto 102/104cv faz os 10km/l que são exatamente/aproximadamente os 30% que a injecao subiu de CV no motor MI e a injeçao me tira no tanque. fazendo 10km/l. (rodando a 2/3 mil giros. pé leve/).
Tenho um grand Siena 1.4, 2003 com 38 mil km, esse é economico apesar de ser um carro bem grandinho/// que se nao pisar, esses mesmos 2/3mil giros (rpm) faz medido na boca do tanque 17/18km/l na gasolina.
E se pisar no siena, gasta igual a parati mas nao fica para tras nao, anda junto com a parati 1.6 2009 com 95mil km e mamando pelo menos 9/10km/l.
Vô pessoas criticar o AP… Olha tenho uma Santana coloquei bloco de titânio, pistão ,biela , turbo compressor e nitro… Carro de arrancada típico ( tive mexer toda estrutura para aguentar o tranco ele começou a partir)… E desafio qualquer um aqui diz AP é ruim apostando os carros sem medo!! Pode vir com vontade que meu carro entrega 800cv nas rodas!! Se é ruim usa o carro com motores bom que vcs acham e corre comigo!
Fagner conheço Santana anda muito gostei da sua posição não tem e nem vão fazer motor melhor que ap
Muito obrigado pela informação dada, agora tenho conhecimento do motor AP, informado nesta matéria.
será que dá pra colocar um motor de opala no maverick?
Olá. Sim, dá tanto o 4 quanto o 6 cilindros. Bastante trabalho mas não sei o real motivo da troca. Se seu Maverick tiver o excelente motor de 4 cilindros da para fazer um.bom trabalho nele. Ta certo que é um pouco difícil achar peças. O 6 cilindros é um tremendo motor mas sem muitas opções de melhoras. Se for o V8 302 aí é um monstro. Da para fazer muita coisa nele.
Dependendo do que planeja com o carro, poderia ir com uma mecânica atual achado num desmanche ou leilão. Um amigo está adaptando uma mecânica BMW v12 num desses…. acabou saindo mais em conta do que preparar o 302….
boa noite a todos eu tenho um Voyage 1.8 ap a álcool e queria saber a giglagem correta pra ele alguém pode me ajudar obrigado desde já.
Tenho uma Saveiro/85 há 25 anos – motor ap – md 270. Já perdi a noção de quantos km ela rodou. É um veículo resistente como trator e não troco por nada.
rapaziada ap e motor macho alfa ou seja os viadinhos que andam de pe de brek quando ouvem um ap zao .chorao eas minas agradecem dudo de bao.
motor ap é lixo,descartavel. motor q baixa muito oleo,raja comando ou bate bielas. motor feito pra país pobre
Fica quieto aí por vc deve ter no máximo um uno…
O AP é bom e foi feito de um projeto de origem MB que equipou muitos Audis e VW de época.
Houve um certo exagero da VW em colocar muita pressão de óleo (pouco mais de 6bar) e economia nos jetcoolers, mas nada que desabone o produto.
Existe uma certa richa entre os APzeiros e os Fieteiros com o Sevel, acho que a disputa foi benéfica para ambos e principalmente para os consumidores.
Cada motor com as suas características, vantagens e desvantagens.
deve ser um olho do cu daqueles que se perder um ponto na carteira o pai arranca a cinta e marca o rabo dele e deve ser virgem ate hoje . meu jovem ap e pra homens que matam o boi e fazem churrasco e nao.igual a ti que come hamhurguer gourmet .ou seja seu pai sabe que voce gosta de homem.
tenho nada mais nada menos que um bx com motor 1.8 no alcool ou seja seu pesadelo viado .kkkk
Agr eu quero saber oq tem a ver ser fresco com motor bão com virgindade
Bom são esses motores de agora 3 cilindros.
Motor de iquidificador, bate vitamina. Dou poeira na subida
Vejo que você entende de motores da mesma forma que entende de geologia.
Kkkk, vc não manja nada mesmo”amigo”
Isso ai e GM . Vaza tudo
Tenho um gol bola 1.6 Após 2 portas ja virou o velocímetro. Só fiz o cabeçote. …carro velho mas anda bem. ..da pau em hb20 1.0 e outros mais.
Tenho um Gol 97 1.6, nunca deixou na mão! Comprei em Janeiro de 1998, novo!!
Tenho um pointer AP 1.8 95 gasolina
esguela da em muito carro
Tenho um gol geração 3 ap 1.6 8v ano 2000 gasolina ,e um excelente carro,motor forte e resistente,porém fico desconfortável com um tec tec bem baixo que esses motores fazem,o meu está com 250milkm rodados e fisso o motor dele completo a 6 meses pois estava abaixando um pouco de óleo,também percebi que ele não é tão econômico na cidade,o meu faz 9 por litro gasolina,será que tenho que ajustar algo pra ser mais econômico?
Normal o consumo dele, tenho um gol G4 1.6 ao, fiz o motor todo, estava stander ainda, mantive stander, troquei anéis, retentores de válvulas, bomba d’água e outros, o carro ficou relógio, parou de baixar óleo, e o consumo continuou o mesmo, mas o que importa que ficou zero de novo e vou cuidar do meu jeito agora
A caixa de cambio da parati 1.6 serve no Pampa 1.6, sem adaptações?
se ambos tiverem o mesmo motor sim,seja o ap ou cht.
Não há o q discutir um dos melhores motores já fabricados.
Os de hoje são descartáveis…
Descartáveis como? Não vejo hoje nenhum motor com manutenção básica em dia durar menos de 200 mil km. Mesmo o AP com 80 mil era comum começar a queimar óleo.
o meu e ap 1.6 ta com 190 mi km nunca fez nada so oleo e pneu 5w40
Descartáveis se não fizer manutenção como uma simples troca de óleo. Conheço santana 2000 com originais 900.000 km
kwid, renegade, alguns gols novos, alguns carro chevrolet com 50 a 90 mil com manutenção em dia se entregaram já
Isso é verdade, os atuais são descartáveis!!
Uma vergonha esses gol g5 até g8 motor fraco desempenho 1.o acabou com os golzinhos agora se fosse motor ap 1.8 iria ficar top galera motores de hoje são descartáveis
Existe alguma versão do motor AP que consta no documento como 1.6 e o eixo virabrequim e demais são 2.0?
A minha saveiro é AP 1.6 1998.
pra usar o vira de de 2.0 tem q usinar o bloco deixando mais fragil, se for bloco de 1.6 e 1.8….ficando o tal 1.9, ja se usar os pistões do 2.0 nos vira 1.6 e 1.8 vai ficar destaxado pois o curso eh menor.
Eu não sei ao certo qual foi o ano mas de um certo ano para ká TODOS os AP vieram com bloco do 2.0 mesmo sendo 1.6 ,por esse motivo todos tem jet cooler ,somente os 2.0 tinha jet cooler.
Tenho uma Parati 96 geração 2 motor AP 1.8 injeção de um bico, está indo pra 300 mil kms sem mexer no motor, coloco óleo lubrax 15w40 semi sintético nele, é uma verdadeira máquina, muito forte, anda muito, bebê pouco e não quebra, pra mim melhor motor q existe…
qual o parafuso do cabeçote devo comprar para um motor Ap 1.6 alcool 1986, ?
Interessante ninguem falou nos Ford Versailles, que tem este motor ( 1.8 e 2.0 ).Falo isto porque tenho um Versailles e uma Royalle, motores AP 2.0 injetado
com quase 370.000 Km ( nunca foi aberto os motores). Este motor ganha disparado de outros modernos.
Infelizmente esses motores aí são de baixíssima manutenção. Hoje os motores são feitos pra dar mais roles em oficinas. As montadoras agradecem!
Os motores de hoje atendem as leis ambientais e nosso perfil de consumo onde os carros são feitos para serem usados por 5 anos. Nos anos 80/90 períodos de inflação e preços astronômicos os carros ficaram nas famílias por décadas.
Dificilmente voltaremos a ver carros fabricados para durarem décadas novamente.
Sério Rodrigo? Lembro de ir comprar carro com meu pai e ele ficar acelerando para ver se está desbielando, fumando, junta queimada… Vejo carro hoje com 200 mil km sem problema algum. É mesma coisa que dizer que um computador 386 era melhor que um I7…
Tenho um Versailles 95 AP 2.0 muito bom!
Tive um gol 2 portas 3ª Geração, AP 1.8 8v uma verdadeira raridade, só troquei mesmo porque tive a oportunidade de pegar um Jetta 2.5 !
Depois que a vw parou de fabrica no Brasil esses motores AP colocou esses motores de agora . ninguém que mais a vw ..sei disso porque na agências de carros usados tem um monte encalhados ou com preço muito baixo só quem compra são pessoas que não sabem já… visitei várias oficinas todos os mecânicos falam que os motores de agora não presta só os tsi do Jetta e e bom ….
BOA noite! Tive uma parati 89 motor AP 1.6 a álcool original de fábrica! Comprei a parati com 200 mil quilômetros rodados e fiquei 10 anos com essa parati e rodei com ela 350 mil quilômetros! Ou seja! Vendi ela com 550 mil quilômetros originais sem abrir o motor.
Hoje tenho um santana 2000.
Na minha opinião o motor AP é e será o melhor motor fabricado até hoje.
Um verdadeiro tanque de gerra.
Comprei uma 2000 no gnv três anos não incomoda ótimo carro 121 cv
É sempre assim… quem tem um carro independente da marca ou modelo, se é novo ou antigo, vai sempre dizer que o dele “é ótimo, é o melhor carro”, a maioria dos comentários desnecessários de ser publicados…
Norton s, não generalizar! Tenho um carro que trabalho Onix 2019 1.4 completo, claro que o carro tem seu conforto ar/de/ve/ etc… Mas, se for comparar a durabilidade dos motores AP’s e de outros motores e carros antigos, me desculpa, não tem comparação, os antigos tinham a durabilidade bem alta.
Os motores e veículos de hoje em performance e tecnologia tbm não se compara, os de hoje são bem melhores!
Tenho a seguinte opinião, tudo nessa vida passa, para vc rodar no dia dia com um veículo antigo será desconfortável, se tiver condições compre um veículo actualizado e, se gostar dos antigo! compre ou monte um para curtir os finais de semanas e/ou encontros.
Ninguém tá ostirizando carro de ninguém estamos dando parabéns ai motor ap 1.6 1.8 2.0
Infelizmente há um erro importante na matéria, o Passat de 1974 trazia o motor 1.5 de 65cv que na época foi chamado de BR1.5 e em 1976 o Passat TS trouxe o BR1.6 que além da maior cilindrada tinha o carburador de corpo duplo e 80cv. Em 1983 os pistões e cames de válvulas foram alterados e com isso o motor passou a ser conhecido como MD270 ou comercialmente Torque nos comerciais da VW. Seria bem importante ser feita essa correção.
Bem lembrado. Esses motores Torque eram mais econômicos que os AP na versão a álcool. Meu pai teve um Passat 1983 a álcool com esse motor e o câmbio longo de 4 marchas, era uma delícia de dirigir.
Basicamente, qual a diferenca entre o ap 1.8 e 1.8s?
E aí Nicolau, blz?
Falando bem superficialmente, a diferença maior entre o 1.8 e o 1.8S é o comando de válvulas, no 1.8S utiliza-se o 049G ou S.
Grande abraço!
vlw… obrigado pelas duas respostas…
Somente o comando de valvulas alemão( 049G)
tive 3 gols AP onde eu rodava numa media de 7000 mil Kms de estrada de terra por mês; trabalhando em uma Usina de Açucar e Alcool . Para aguentar aquela parada o motor AP era muito cabra macho, nunca reclamou da correria que faziamos .otimo motor e nao quebrava!!!
Você que rodava em canaviais e via máquinas provavelmente sabe muito bem que a durabilidade de uma máquina não se mede em quilometros e sim em horas de trabalho. Rodar 7 mil km por mês não significa que o motor dura mais. Está sempre aquecido a maior parte do tempo, rodando vários km’s em uma hora… Muito menos intenso o uso de um carro que anda 10 km em 1 hora de transito pesado 3 vezes por dia, ligando sempre o motor frio.
Eu me considero um verdadeiro APzeiro, tenho um gol GTI bola 95, branco nacar (pérola) , uma Saveiro confortline 2.0 ano 2000 branca e um gol G4 Power 1.6 2006, são os meus xodós que nem cogito utilizar no dia a dia , ainda vou conseguir comprar um gol GT, um GTS, uma Saveiro Summer e uma sunset … Aí sim teria uma coleção de respeito rsrs
Já tive gol gti, Santana. …gol turbo. … ap ninguém segura. .afff forte de mais ..abs amigos
Os motores ap são como 38 não te deixa mão.
Alguém sabe dizer se o Gol GTI bola 8V saiu com uma caixa de marcha mais curta ou se é a mesma caixa do GTI quadrado?
o cambio mais curto do ap é o pv .
Embora o AP não seja o único motor bom, ninguém pode dizer que sua construção é descartável e ganaciosa como os atuais VW. Sem subjetividades ou parcialidades.
Disse tudo, sem contar que eles não estão nenhum pouco preocupados com a prática abusiva de preços mesmo mantendo produtos totalmente descartáveis, uma vez que o motor a combustão está morto frente a novas tecnologias emergentes.
Tenho uma parati GL motor AP1.8 ano 92, para mim é o melhor motor já fabricado em todos o tempos
O meu é um Voyage 92 ap 1.8 também e GL , comprei com impressionantes 7000 km originais agora está com 50 000 não vendo não troco não empresto !
O motorAP Ao meu entenderé um dos melhores motores Nacionais
APzao MERCEDED AUDI, 1.8 sobe serra lotado e carregado de bagag. Potencia real. Isso era emgemharia
TOMA BENGA PRA OPALA
Mexendo com caminhão n moco
Kkk não isso que eu vejo ..
Na época a GM dominava mercado com.seus carros tração traseira w motor com bastante torque em baixa …
Aí veio o ap e extinguio os caneco alheios .. Amo opala já tive 3 .
Motor original com pistão de Tempra aspirado . Weber
Um com motor ap carburador 2.e ..
O outro com motor de opala .. vai por mim o barulhos dos opala são únicos . Mais o q o ap faz com pouco.. não tem preço.
4 cilindro não tem pra ngm
Eu tinha um gol gts ano 1990 álcool do meu amigo tinha um diplomata ano 1989 álcool e com coletor dimensionado e um dia agente se encontrou na rua mais ele levou um coro tão feio de depois sumiu kkkkk… Tadinho dele..
Vai com gol gti
meu santana ja deu benga em muito opala kkkk
O motor do gol bola 95/96 cl 1.6 AP a gasolina, é injeção ou carburado?
Injeção monoponto nenhum gol bola saiu original carburado
Injeção eletrônica, mas nesse modelo ainda era injeção com apenas um bico injetor, era um “carburador de luxo” em 97 saindo uma nova versão da injeção eletrônica com 4 bicos injetores.
Eu tenho um gol bola 95 1.6 cli, adquirido em 1995, não troco por carro nenhum, nunca deu defeito no motor. Caro Sérgio é injeção com um bico
Se fizessem carros com AP eu compraria certamente, isso é muito bom, tenho um gol 1985 com motor MD270 álcool o único defeito é o consumo 6,5a 7 na cidade e uns 8,9 no asfalto fora isso é uma beleza…tenho ele a 11 anos nunca abri o motor e não do muita moleza não….e estou com um ap2000 mi pra por nele. Vai ficar top
Ezequiel, quer vender o motor Md dele, estou procurando um.
Quer AP novo? Só comprar um Audi.
Faltou citar a inclinação dos pistões…
Não vou fazer nenhum comentário,mais sim uma pergunta. Como faço para adquirir um motor vê Power 1.6 ou 1.8?
Tenho um gol g3 1.6 ap. Ta com 210 mil km. Nunca o motor foi aberto. Manutençoes em dia. Viajo em onix. Sandero.palio. nenhum desses responde igual ao meu. Ap 2003.
Tenho um Escort Europeu, 1985, AP 1.8 gasolina com quase 500.000 km originais, nunca foi aberto, manutenção básica, nunca me deu dor de cabeça, acho qualquer peça que preciso, só alegria
O Brasil hoje está passando por dificuldades, porque a VW não relança carros populares com motor AP 1.6 e 1.8 que são robustos e baratos ao invés dessas merdas que eles tem hoje e diga-se de passagem umas merdas caras. Iria vender carro igual a pão francês. Ultrapassaria a GM.
O negócio da VW (e das outras montadoras) é ter lucro. Não estão nem aí para o povo!!
Muito estranho este caso do motor AP-2000 poder quebrar por ressonância a 5000 rpm. Nunca ouvi ninguém dizer que este motor é crônico quebrar quando exigido no seu limite e nem muito menos se andando a 5000 rpm. Além do que o Gol GTI 2000 era uns dos carros mais rápidos da época e tem a fama até hoje de ser um bom carro.
Assim credito que este problema de ressonância se deu nas primeiras unidades deste motor 2.0AP e foi corrigido o problema com alguma melhoria no motor.
Falha descoberta em competição.
Imagina se colocassem o EA-111 pra rodar nessas mil milhas, acho que iriam descontinuar o motor mhuhauahauh.
EA-11: Motor de plástico, feito pra carro de brinquedo! kkkkkk
Tive muitos carros Ap ,mais uma Parati 86 1.6 álcool com carburador 2Z e comando do Gts meus amigos que emoção escutar o escapamento quatro em um
Digiri carros com esse motor durante uns 15 anos. Dando cacete a vontade. Nunca consegui derreter esses motores APs. Muitos bons.
Já escutei maluco falando que o do Chevette e Opala é melhor ?????
Motor Familia II da GM (Monza, Kadett) é tão bom ou melhor que o velho AP.
Faltou falar da origem do projeto do motor, que foi feito pela Mercedes quando comprou a DKW, procurando uma alternativa popular para os 2T.
Eu quero saber como aqueles motores de 90 cavalos andava tanto. Hoje em dia um motor de 120, 140 cavalos não anda nada, como o kicks, por exemplo.
O kiks tem apenas 114cv. Torque na casa de 15kgfm, além de ser multivalvulas, que só entrega esse torque em rotações elevadas ( casa dos 4500 rpm pra cima ). Sem comparar com um Gol 1.6 8v que tem apenas 104, porem, os mesmos 15kgfm de torque entregues a 2500 rpm. Além do peso do pseudo SUV. Resultado: o Gol pula na frente e o kicks ultrapassaria na velocidade final, caso estejam numa reta longa.
Problema é que ninguém chega na velociade final com SUV, e deve ter algum limitador de velocidade pra não capotar!!
Os carros de hoje são pesados e alguns com o centro de massa elevados, aí necessitam de muita eletrônica que abrem e fecham a TBI mais lentamente, limitam o uso em situações de aceleração.
Um Fiat Cronos com o motor 1.3 de alumínio é tão pesado quanto um Opala 6 cilindros totalmente de ferro da década de 70.
O AP em relação ao MD recebeu novo cabecote com válvulas de maior diametro e entrada do arrefecimento entre 3 e 4 cilindros. Nos MD era entre 1 e 2.
Eu parei de ler a matéria aí, nesse ponto…. o bloco é outro, o cabeçote idem, o eixo, bielas , etc e o cara diz que é o mesno motor? Nenhuma fábrica altera tanta coisa e mantém o nome… ?????♂️
Agora pensando nisso, será que nunca ninguém quiz fazer uma modificação em um md270 e fechar a porta de água dianteira e passar pra trás onde fica a dos AP ?
Foi uma febre porque antigamente tinha motores ruins no Brasil: o do corcel, o refrigerado a ar do Fusca, e aí apareceu o AP no Passat para ganhar longe deles, por isso a fama que foi longe (uma mudanca e tanto para a época).
MAIS RESPEITO COM OS MOTORES VW A AR E O FORD CHT. Estão longe de ser motores “ruins”. São confiáveis, econômicos e não quebram. E usados até hoje.
Se o motor MD vibrava muito, então o que dizer da vibração dos novos motores 3 cilindros 1.0? Existe uma rotação perigosa pra eles como foi o caso do AP-2000 aos 5.000 rpm?
Eu tenho um Gol 1990 – 1.8AP a gasolina. Ele está com 241.000 km a compressão do motor está equalizada em exatos 160 psi em cada cilindro, sendo que o mínimo é 147 psi e o máximo são 176 psi. A única coisa que fiz foi retífica de cabeçote aos 160.000 km e troca de bronzinas aos 190.000 km. Assim este motor é muito durável mesmo.
Tenho Gol Power 1.6 ano 2003. Está com 180.000km e nunca abri nem a capa de tuchos. E não ando devagarinho com ele.
Eu fiz o cabeçote porque infelizmente ele empenou em um superaquecimento devido ao mecânico ter esquecido de religar a tomada da ventuinha após trocar o coxim do motor. Eu ando dentro dos limites de velocidade, pois multa e pontos na carteira eu quero é distância.
Retentores de válvulas tem o desgaste por idade também por serem de borracha.
Pode pegar um AP 0km nunca montado de 1985 que vai ser necessário trocar no mínimo esses retentores.
Como disse o colega ali embaixo, faltou falar da origem mercedes…
E ja que falou de comparacao de curso e diametro, os hondas 1.6 vti 1994 com seus 160cv tem as medidas do ap 1.6, 81mm de diametro e 77,4mm de curso…
Os motores audi e VW não são os mesmo?!
Não exatamente os mesmos, como são da mesma divisão, ou do mesmo grupo, compartilham projetos, assim como hoje a jeep e Fiat também fazem.q
Não exatamente os mesmos, como são da mesma divisão, ou do mesmo grupo, compartilham projetos, assim como hoje a jeep e Fiat também fazem.
A VW é dona de várias marcas, entre elas Audi, Bugatti, Porsche, Lamborghini, Ducati… Nestes casos é até comum encontrar projetos semelhantes ou tecnologias de um no outro… Tendo em vista que estão todos no mesmo barco…
luiz meu jovem e agora a vw possui 90 por cento da scania caminhoes.
Só faltou citar a origem Mercedes.
Bem lembrado esse motor foi criado 1.7 pela Mercedes para equipar o DKW muito antes do Audi 80
Muito bom mesmo o motor AP
Tenho uma Parati 2005 crossover AP 2.0 gasolina que um canhão!!! Ótimo carro e lindo!!!