Embreagem: como aumentar a vida útil e adiar a troca
A embreagem, em linhas gerais, é o componente responsável por ligar o motor à transmissão. É muito fácil detoná-la. Duvida? Nós ensinamos como!
A embreagem, em linhas gerais, é o componente responsável por ligar o motor à transmissão. É muito fácil detoná-la. Duvida? Nós ensinamos como!
A embreagem, em linhas gerais, é o componente responsável por ligar o motor à transmissão. E, basicamente, isso ocorre por meio de atrito. O conjunto do componente é formado por platô, disco e rolamento.
É impossível determinar a durabilidade do componente. Tudo depende da forma como o motorista dirige, do uso do seu veículo e, até mesmo, da topografia do seu trajeto.
Segundo o Technical Services & Product Manager Automotive Aftermarket da Schaeffler, Airton José do Prado, a embreagem tem vida útil que varia de 80 mil e 100 mil quilômetros na maioria dos casos. Mas há muitos relatos de durabilidade maior.
VEJA TAMBÉM:
Mas como aumentar a vida útil do componente? Evitando algumas práticas que listamos abaixo:
Não deixe o pé esquerdo apoiado sobre o pedal da embreagem. Mesmo que você ache que não esteja fazendo pressão sobre ele, o próprio peso do pé é suficiente para um acionamento mínimo. Que resulta em atrito desnecessário, gera aquecimento e desgaste prematuro da peça.
Outra prática extremamente danosa é o controle de embreagem: ao invés de pisar no freio em subidas para manter o carro parado, ficar “equilibrando” o carro, dosando o acelerador e a embreagem.
Muitas vezes, resulta em um cheiro de borracha queimada, mas é a própria embreagem queimada, indicando que você reduziu bastante a vida útil do componente.
Se você sentir cheiro de embreagem queimada, pare imediatamente o “controle” e a use o mínimo possível. Esse cheiro indica superaquecimento do sistema.
Quantos km ela dura? Boris explica!
Rebocar uma carreta ou outro carro acima da capacidade prevista para o seu também ajuda a acelerar o desgaste da peça. Aliás, nem precisa tanto: transportar peso acima do que o seu carro está homologado já sobrecarrega o sistema (e outros, como a suspensão).
Com o excesso de carga, o motorista terá que compensar o torque insuficiente do motor modulando a embreagem.
Outro meio danoso para a peça é andar com a rotação do motor muito baixa em marcha alta, quando ele está quase “morrendo”. Como, por exemplo, passar em quebra-molas em quarta marcha e tentar retomar a velocidade sem reduzir a marcha. Isso pode causar a quebra do centro do disco.
Ao trocar a embreagem é importante verificar se há algum vazamento que está contaminando a peça, se prepare para fazer outra substituição em breve. E se ele montar errado, apertando os parafusos com força irregular, é um bônus: a trepidação vai detoná-la
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa tarde
Tenho um astra 2009 e troquei o conjunto de embreagem faz 3 meses e cheira queimado as vezes a noite dá até para ver uma leve fumaça na luz do farol
O que pode ser?
Tenho uma Montana 1.4 2009, com 205.000 km, minha desde zero km, com a embreagem ainda original. Não patina, nem trepida. Raro, hein?
Muito bom mesmo essas informações,e corretas acho que todos os motoristas deviam ver essas informações, porque a maioria dirigi de forma incorreta … parabéns
Dicas muito boa principalmente para iniciantes.
Boas dicas de vcs parabéns obrigado por nos precaver valeu.
Olá
Sobre multi usos
Depois da partida da Doblô
Como ficamos, quais outros modelos
Que tenha sete lugares na faixa de preço….