Empurrogarantia: a nova maracutaia das montadoras e concessionárias

Montadoras e concessionários tentam passar a responsabilidade da garantia para fornecedores; seria essa a empurrogarantia?

clientes discutem com vendedor de concessionaria 1
Na hora de vender é só alegria, mas o namora termina quando é preciso acionar a garantia (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/11/2022 às 15h03

Eu não sei quem deu direito às fábricas de automóveis de criar os seus próprios costumes, as suas próprias regras, ainda que ao arrepio da Lei. Podemos chamar de Empurrogarantia.

Eu estou me referindo à garantia dos carros 0 km que as fábricas se dão ao direito, não sei como, de terceirizar a responsabilidade. Ou seja, você comprou um carro 0 km rodou um mês, dois meses, um ano, está na garantia, e deu um defeito no equipamento de som.

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Você vai na concessionária ela diz: “o senhor vai lá na loja da Philips, ou da Bosch, ou sei lá de quem for, e peça lá para resolver o problema do som.”

A mesma coisa com pneu. Você rodou três, quatro meses, o pneu desmanchou, você vai na concessionária “que é isso? “Ah o senhor vai lá na loja da Pirelli ou da Goodyear e reclama lá, porque eles é que fabricaram o pneu.”

Mas que indecência é essa? Quem disse que a fábrica tem o direito de mandar o usuário, o cliente, reclamar com a fábrica do componente? Aliás, a fábrica é chamada de montadora porque ela monta centenas de componentes.

Empurrogarantia

Então, quando você compra um carro ele vem com pneu, e não foi você que escolheu o pneu. Pneu vem da Pirelli, ou da Goodyear, ou da Continental, ou seja lá de quem for, porque a fábrica decidiu, ela que é responsável por isso.

E não é só o som e o pneu não, tem vários equipamentos que as fábricas se dão ao direito, não sei como, de terceirizar essa garantia. Pode uma coisa dessa? Não seja vítima disso, se a concessionária te mandar procurar os seus direitos direto em quem fabrica o equipamento, você vai procurar seus direitos na justiça.

Pode chamar de empurrograntia!

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9 Comentários
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EDUARDO NEIVA DE OLIVEIRA 28 de novembro de 2022

Já precisei acionar a garantia da KIA (KIA DUNAS de João Pessoa) e não tive nenhum problema. Aliás, foram muito ágeis no retorno. Ótimo atendimento!

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Edson Andrade de Lima 26 de novembro de 2022

Alguns pontos devem ser esclarecidos: O texto citado pelo Sr. Boris generalizou a garantia dos veículos zero km. Não é assim que a garantia funciona. Realmente no caso de pneus a garantia é avaliada pelos fabricantes dos mesmos e essa mudança aconteceu há alguns anos e no caso de equipamentos de som algumas montadoras também delegam a garantia aos seus fabricantes, mas é óbvio que os demais componentes são de responsabilidade da montadora e sim de responsabilidade delas. Mas cabe um detalhe importantíssimo que a grande maioria dos clientes não se atentam e depois culpam a concessionária ou a montadora: Os componentes que tem garantia com tempo restrito, ou seja, tem período de garantia menor que outras peças, tais como: peças de suspensão, direção, borrachas com desgaste, etc, e que estão descritos no manual do proprietário, mas que os donos não se atentam em ler o manual e daí quando vão atrás de algum reparo em garantia o item não está mais no prazo de garantia. Não considero isso maracutaia, pois está especificado no manual do proprietário, só que os clientes não se interessam em ler o mesmo. Porém respeito a opinião de todos.

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Paulinho 25 de novembro de 2022

E o pior ainda aconteceu comigo, o meu carro na garantia com todas as revisões feitas, ascendeu a luz de indicação de super aquecimento do motor, com 10.000km rodados, tive que chamar guincho em plena viagem de férias, ficou constatado que o óleo que a VW importava vinha em tambores de 200 litros, estava contamonado e deu problemas em diversos motores, e mesmo o meu carro estando na gsrsntia, tive que pagar uma limpesa geral do sistema de lubrificação e uma troca de óleo e filtro do motor, porque segundo a VW óleo não tem garantia.

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Gilberto 25 de novembro de 2022

Isso é apenas um demonstrativo daquilo que ocorre nessa terra, onde a Lei funciona subjetivamente, as interpretações são sempre dúbias, um juiz contraria o outro e sobra sempre para o cidadão. Dessa forma, se o enrolamento do alternador queimar, dentro da garantia e dentro do jogo de empurra, o consumidor deve ir atrás do fabricante do fio de cobre? Isso ocorre porque a tal justiça está totalmente desmoralizada…

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Gildo 25 de novembro de 2022

Não Gilberto. No Brasil o judiciário tem que correr atrás de uma classe empresarial que mais se confunde com bandidos e com uma critividade monumental para falcatruas no intuíto de aumentar seus lucros. Até ideologicamente, conseguiram jogar a população contra o judiário e a lei, de forma muito inteligente por sinal.

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Gilberto 25 de novembro de 2022

Sem entrar em campo ideológico, que nada tem a ver, sempre foi assim em qualquer regime, basta vc verificar que se o judiciário tem que correr atrás dos malandros, é exatamente porque a lei é frouxa, dúbia, permite enrolação por anos, postergações de vereditos, todo mundo ganha, inclusive uma boa porcentagem de integrantes do Judiciário. Isso se chama Insegurança Jurídica, que afasta grandes empreendimentos no Brasil, pois o que vale hoje, amanhã não mais…

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Waslon 25 de novembro de 2022

Nunca tinha ouvido falar nisso! Talvez por ter comprado apenas dois 0 km.

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Marcos André Passarelli 25 de novembro de 2022

Outro ponto muito importante a se comentar quanto à “empurrogarantia” é que as Montadoras cobram dos seus Fornecedores processos de fabricação com qualidade garantida e por conta disso, quando vamos à concessionária comprar uma peça de reposição no veículo estando ou não o veículo em garantia, o preço cobrado é muito superior ao preço da mesma peça comprada no mercado de reposição.
Portanto, o Consumidor tem o direito adquirido ao pagar por uma qualidade garantida, porém a responsabilidade de repor a peça com defeito e/ou ressarcir pelo prejuízo causado é da Concessionária! Ela representa a Montadora que por sua vez, responde pela qualidade exigida dos Fornecedores.
A Concessionária deve cobrar da Montadora que por sua vez cobrará de seus Fornecedores! As Montadoras devem entender-se com os seus Fornecedores!! Ponto final!!

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A maioria dos vendedores são descarados mesmo, já passei pôr isto 25 de novembro de 2022

A maioria dos vendedores são descarados mesmo, já passei por isso

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