Instalar engate para proteger veículo é “tiro pela culatra”

Equipamento para reboque anula função do para-choque, que é justamente amortecer impactos, e ainda representa risco para pedestres

istock 477876634
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 06/04/2018 às 18h31
Atualizado em 22/01/2020 às 17h46

O engate do tipo “bola” tem uma função muito clara e específica: permitir o reboque de carretinhas, para transportar objetos ou veículos. Muita gente, porém, instala esse equipamento no carro visando proteger o para-choque traseiro de pequenos impactos.

Essa decisão, segundo os especialistas ouvidos pelo Auto Papo, não poderia ser mais equivocada, pois o efeito é justamente o contrário do esperado. Caso ocorra uma colisão, o acessório pode acabar potencializando os estragos.

“Reboque não é para-choque; essa não é a finalidade dele”, sintetiza Ricardo Dilser, consultor técnico do Grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles). “O que poucos sabem é que, em caso de colisão traseira, esse equipamento pode acarretar prejuízos ainda maiores, transmitindo, sem nenhum tipo de filtro, todo o impacto para a parte do assoalho posterior do veículo”, explica.

Engate para proteger veículo é "tiro pela culatra"
Foto Alexandre Carneiro | Auto Papo

O coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi/Mapfre) Gerson Burin esclarece os motivos que levam o reboque a ser nocivo em caso de acidente:

Dependendo do tipo de impacto, o engate poderá sofrer deformações que causarão danos mais pontuais na capa de para-choque e também no seu ponto de escoramento (geralmente, na estrutura do veículo).

Porém, o especialista pondera que isso “dependerá muito de cada modelo de engate e do veículo”.

Além da possibilidade de aumentar os estragos caso ocorra uma colisão traseira, o engate traz riscos para transeuntes. Isso porque, como esse equipamento forma uma protuberância destacada do para-choque, acaba constituindo um obstáculo para pessoas que circulam perto do carro, principalmente em locais onde há pouco espaço.

“Um pedestre que passa entre dois veículos pode bater a perna contra o dispositivo”, alerta Burin.

Instalação de engate requer mão-de-obra especializada

Até mesmo para quem o instala visando apenas conectar uma carretinha, o engate pode trazer dores de cabeça.

“Intervenções mal-feitas na carroceria do veículo podem comprometer desde os tratamentos anti-corrosivos das chapas, ocasionando ferrugem, até chegar ao extremo de afetar a própria rigidez da carroceria”, adverte Dilser.

Engate para proteger veículo é "tiro pela culatra"
Foto Alexandre Carneiro | Auto Papo

Burin chama atenção para outra possibilidade: falha na conexão da instalação elétrica do engate. Se isso acontecer, ocasionará reflexos no sistema elétrico do veículo, como pane no funcionamento de luzes de faróis ou luzes de sinalização.

E esse, segundo o técnico do Cesvi/Mapfre, é o menor dos problemas. “Um curto-circuito no chicote poderá provocar a queima dos fusíveis de proteção ou até problemas mais sérios”, pontua.

Vale lembrar ainda que os carros atuais possuem muitos componentes eletrônicos, sensíveis a variações de carga de energia, cuja reposição não costuma ser barata.

Engate para reboque e carretinha deve ser homologado

Para evitar problemas, proprietários que utilizam reboque devem, segundo os especialistas, instalar engates desenvolvidos pelo próprio fabricante do veículo.

“O motorista deverá procurar por sistemas homologados, verificar se existe engate compatível para o seu tipo de veículo e nunca aceitar adaptações,” aconselha Burin. Dilser tem a mesma opinião: para ele, o consumidor deve adquirir “sempre equipamentos originais, homologados pela montadora.”

O técnico do Cesvi/Mapfre destaca que muitas variáveis estão envolvidas no desenvolvimento de um engate, e é justamente por isso que ele deve ter o crivo do fabricante do veículo.

“Os projetos levam em consideração as questões de capacidade de carga, dimensões, sistemas de engate, sistemas elétricos e, dependendo, do porte do equipamento, até mesmo o sistema de acionamento de freio da carreta. Caso não seja homologado, poderá apresentar problemas nos itens citados”, salienta.

Engate para proteger veículo é "tiro pela culatra"
Foto iStock

Já o consultor técnico do Grupo FCA frisa que o projeto de um engate é bem mais complexo do que parece. “Equipamentos originais são desenvolvidos envolvendo as áreas de engenharia de projeto, ou seja, áreas ligadas à confecção do monobloco, time da pintura, da área de elétrica/eletrônica”, diz.

Segundo Dilser, são levadas em conta “a capacidade de carga do veículo e a correta comunicação da parte elétrica do reboque com a parte elétrica do carro, além de garantia de fábrica e a certeza de que o equipamento está fixado em uma parte da carroceria projetada para isso”.

Equipamento retrátil é alternativa

Existem no mercado alguns engates retráteis, que podem ser encaixados e um bocal próprio, preso ao veículo, quando estão em uso e retirados se estiverem sem função. Para Dilser, modelos homologados desse tipo constituem boa alternativa:

Os retráteis são mais justos com pedestres e outros veículos, pois não ficam ‘para fora do para-choque’ quando não utilizados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roque da silva 5 de dezembro de 2021

Não é verdade se você colocar numa autorizada. La colocam uns parafusos especiais que com o impacto eles se quebram. Sem danos ao veículo.

Avatar
jose 29 de janeiro de 2020

Estatística de buteco igual algumas conclusões da reportagem: quantas vezes você sofreu uma colisão traseira severa? E quantas “esbarradinhas” traseiras? Bem, brasil é terra de malandro e de especialistas.. todos os dias eu escuto na tv algum inspetor da prf dando aula sobre dinâmica veicular que faria os caras da nasa virarem do avesso… afff… brasil continua brasil pq o brasileiro não permite ser outro país..

Avatar
Ailton Souza 1 de outubro de 2020

Assino em baixo.

Avatar
Luiz 11 de janeiro de 2020

Para quem tem o carro segurado, tomem cuidado com o engate. O uso desse tipo de acessório pode levar à recusa de cobertura em caso de colisão na traseira, pois podem alegar que o acessório não era original de fábrica e aumentou os danos provocados pela colisão. Em batidas de pequena e média monta, caso o carro tenha engate, pode ser necessário fazer reparos no assoalho e tampa traseira (lataria) que custam bem mais caro. A peça do carro feita para absorver impacto é o parachoque, cujo custo de reparo é bem menor que outras peças metálicas.

Avatar
Adair pereira 16 de dezembro de 2019

Mas é claro q protege, agora se for grave só Deus pra proteger meu caro amigo.

Avatar
Gilberto da silva 28 de agosto de 2019

Fui estacionar não vi um engate, e o mesmo quebrou minha lanterna vou processar o dono do engate, ele tem que estar dentro das normas.

Avatar
André Luiz Delagnelo 22 de maio de 2021

Aff. incompetência na baliza e mandar a conta pra outro. Brasileiro sendo brasileiro

Avatar
SARA 19 de dezembro de 2022

O processo será mais caro que a Lanterna… afff kkkk
Prestar mais atenção na baliza é melhor meu caro…

Avatar
Alessandra Fernandes 28 de janeiro de 2023

Dentro das normas é dirigir direito já que possue carteira de motorista.Sendo assim eh bom praticar na auto escola também para não bater no carro alheio. O todo errado é você

Avatar
Adriano F Oliveira 6 de agosto de 2019

Meu carro está com o parachoque traseiro todo detonado por pessoas que ao fazer a baliza escoram nele. Estou pensando seriamente em instalar um engate para evitar este ripo de situação. Agora, outra situação que tenho que pensar é sobre as pessoas que encostam o engate no parachoque dianteiro do meu carro.

Avatar
Elaine 21 de abril de 2019

Estacionei meu carro no shopping e quando voltei estava com a marca certinha do engate no meu para-choque traseiro, depois disso instalei engate!

Avatar
Penha Fonseca 27 de fevereiro de 2019

Coloquei um engate na concessionária Jeep a 20 dias e ele apresenta ferrugem.

Avatar
José Adalberto Rocha 4 de fevereiro de 2019

Cansei de pintar o para choque traseiro do meu carro, cada vez “morro” com pelo menos R$ 250,00, quero que os idiotas que não tem noção de distância se ferrem, se tiver vou colocar um de aço. Outro dias bati de leve na traseira de um veículo deixei recado e meu telefone para o proprietário me procurar, nunca ninguém fez comigo, cansei de ser o bonzinho, que que os outros se ferrem mesmo, bem claro, pelos motivos que estamos comentando, no mais não desejo mal a ninguém, muto menos aos seus veículos.

Avatar
Junior 18 de setembro de 2018

Pelos comentários percebe-se o egoísmo dessa gente que pensa apenas em si mesmo e em seu ídolo chamado automóvel e não se preocupa com os outros carros, motoristas e pedestres. Depois colocam toda a culpa no governo. Ora, o governo é reflexo desse povo egoísta.

Avatar
Alessandra Fernandes 28 de janeiro de 2023

Quem tem cuida, neh filho!! Ninguem defeca dinheiro para ficar pagando prejuízo alheio! Continue andando de busão!!!

Avatar
Victor 6 de maio de 2018

Já tive meu carro batido por trás, tinha o engate, o cara estava usando o celular, não viu e bateu. Conclusão, o engate me livrou de uma colisão mais grave. Mas o choque não foi todo em cima do engate, pq ele também bateu no meu para-choque, que inclusive quebrou a luz da placa. Mas o prejuízo ficou pra ele pq o engate bateu no radiador dele e a água do carro dele começou a vazar. Azar o dele por estar usando o celular no trânsito.

Avatar
Roberto 19 de abril de 2018

O engate do meu veiculo, destruiu a frente do veiculo que bateu na traseira de meu. Graças a este engate,,, o d ano na traseira do meu veiculo foi de pequena monta,,, nunca ouvi tanta besteira,,, quem fez esta reportagem,,, *.

EDITADO

Avatar
Nádia 28 de junho de 2023

Bati no carro da frente que tinha esse engate de bolinha. Graças à Deus, não houve nenhum dano, nem no meu, nem no dele, a não ser um pequenino amasso no engate dele. Deu tudo certo no final.

Avatar
Luciano 18 de abril de 2018

Concordo com a reportagem. Usar engate bola é muito nocivo tanto para quem é pedestre ( pelo risco de lesão) e para quem está dentro do carro ( pela perda de suporte em caso de colisão). O engate retrátil é uma boa opção para quem necessita realmente de transporte de carga, mas acredito que seja a minoria que instala este dispositivo! Esta semana, tentei estacionar meu carro e meu para-choque ficou cortado por não ter reparado o engate bola no veiculo da frente, sem comentar que estava tentando manobrar meu carro num espaço reduzido por este motorista ter estacionado impropriamente!

Avatar
Roberto Lima 14 de abril de 2018

Na minha opinião, acho que ele fez mais propaganda dele mesmo de que a realidade da coisa!! Apesar que digo que quem coloca esse acessório não iria gastar dinheiro parã essa função de defesa, e sim para eventuais uso. No caso defesa colocaria uma placa de aço!!! Seria mais conveniente!!

Avatar
Felipe 12 de abril de 2018

Atualmente acaba sendo necessário. O problema é o carro automatico de trás num engarrafamento associado ao smartphone do motorista que insiste em achar que vai morrer alguém se ele não olhar o telefone. O cara esquece do freio porque não aprendeu que carro automatico se desengrena também e bate no carro da frente. Aconteceu comigo, amassou o para-choque traseiro do meu carro e o esperto ainda tentou me convencer de que engatei a ré de sacanagem. Se a ré de meu carro fosse ao lado da primeira, talvez eu ate acreditasse. Depois disso, coloco engate se o carro não tiver. Dane-se o radiador do carro dele!

Avatar
Paulo 8 de abril de 2018

Eu já tive foi o para-choque dianteiro do meu veículo danificado por um desses.
Algumas pessoas esquecem que existe a peça é engata a ré bate o veículo de trás e vai embora.

Avatar
EDUARDO TEIXEIRA KÜLL 7 de abril de 2018

MAS VAI TENTAR EXPLICAR ISSO PRO POVO! Os caras não escutam, não raciocinam sobre por mais que o argumento seja lógico, se o defendido não combinar com o que querem acreditar.

Avatar
Deixe um comentário