Estepe igual aos demais pneus do carro não será obrigatório
Relatora do PL que queria determinar pneu e roda sobressalentes idênticos aos demais afirmou que os componentes têm caráter exclusivamente emergencial
Relatora do PL que queria determinar pneu e roda sobressalentes idênticos aos demais afirmou que os componentes têm caráter exclusivamente emergencial
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou na quarta-feira, 5, proposta que obrigava fabricantes de veículos a prover estepe (pneu e roda sobressalentes) idêntico ao demais instalados no veículo.
A relatora, deputada Jaqueline Cassol (PP-RO), recomendou a rejeição do Projeto de Lei 82/15, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), dos dois apensados e do substitutivo aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor.
LEIA MAIS
“O uso do estepe é exclusivamente de caráter emergencial”, explicou Jaqueline Cassol. “Todos os automóveis comercializados no Brasil seguem as normas vigentes quanto aos equipamentos obrigatórios e de segurança”, continuou.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, ao rejeitar essa mesma proposta em 2018, entendeu que o assunto é de ordem técnica. Assim, a decisão caberia ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Antes de ser descartado, o projeto que deseja tornar obrigatório o estepe igual aos demais pneus do carro será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por causa dos pareceres divergentes nas comissões designadas para analisar o mérito, o texto perdeu o caráter conclusivo e será analisado pelo Plenário.
Boris comenta sobre o estepe no vídeo abaixo, confira!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
E de uma burrice e de pouco caso com a segurança do cidadão o que fazem esses ” deputados” idiotas com intuito de receber cache das indústrias de automóveis que assusta. Já pensou você dona coruja viajando em um Kia Carnival e te fura um pneu em uma rodovia onde a próxima cidade fica a mais de cem km, Se este carro pesa mais de duas toneladas fora passageiros e bagagem? Vai chutar prego para fazer taxinha.
Tenho um cruze 2017, precisei utilizar estepe essa semana, a decepção foi enorme,sinceramente foi sentimento de raiva/engano, pensei!! como pode um carro desse porte com pneuzinho de bicicleta.
Brasil, dimensões de continente… Em certas regiões, rodar com um pneu improvisado, o veículo jamais terá conforto e estabilidade.
Bem legal! Agora anda numa rodovia de 120 km/h, que sabe lá a quantos km vai ter uma borracharia, andando a 80 km/h (velocidade máxima permitida com estepe). É pedir pra ter acidente ou no mínimo atrapalhar e muito o fluxo da via!!! Não precisa ser da CET pra saber disso.
O estepe do GM Cruze (que é um carro com roda 17), parece pneu de CG Titan e a luz de instabilidade fica acessa no painel, ou seja, até o carro sabe que tá errado, mas vocês não!!! Dinheiro de cala boca entrando…
Em breve não virá mais com o motor.
Deixo de comprar o carro..uma vergonha..deixa o carro na loja…
Quanto a deputada ganhou?
O Brasil vai solicitar a Ferrari e Porsche fabricarem carros com estepes, e eles vão dar uma banana para a republica de bananas!!!
Eles tem tantos assuntos importantes para tratar e se apegam em bobagens. Então vou comprar um veículo novo e uma semana depois fura o pneu. Aí eu tenho um reserva de quinta categoria ou seja o lixo de pneu que foi pintando com graxa preta e veio novo de fábrica. Vergonha.
Acho um absurdo,compramos gato e eles nos dão lebre, fazem isso pra cortar custos mas os precos são os mesmos,não era pra ser owrmitido nem entubar isso nos consumidores no final e o que acontece de termos que comorar outra roda/pneu pro carro nos tamanhos originais.
Concordo plenamente e mais os nossos políticos deveria valorizar os produtos para o nosso país e não aceitar quirela imposta por empresas ,impor qualidade,segurança etc.
Os nossos representantes políticos deveriam exigir ,qualidade,segurança,etc e não desmerecer o que merecemos .
Parece brincadeira, pra variar as grandes empresas ganham. E se eu tiver que andar, 200 ou 300 km ?Vai andar no MT pra ver, vc anda isso e nao tem uma borracharia. Tem que andar com estepe e correndo o risco dele furar, pois é maia fino. Esses deputados nao pensam no povo, seja de Direita, Centro ou de Esquerda, sao todos corruptos e nao sabem nada das atribulaçao de quem eles comandam. Brasil….
Eu acho que a montadora pode colocar o estep como quiser e nós consumidores comprar daquele que tem estep igual aos demais, esse estep diferente prejudica o próprio fabricante, é falta de inteligência um estep diferente dos demais , seria como retirar a cereja do bolo.
Isso já deveria ter sido aprovado à muito tempo….estepe tem de ser igual aos demais pneus do veículo, principalmente num país de dimensões continental como o nosso! Fiz uma viagem numa Kia Carnival com 7 passageiros (Guarulhos à Juazeiro do Norte CE) e furou um pneu próximo a cidade de Tucano BA, tive de colocar o estepe (aquele pneu fininho), cuja velocidade máxima é de 80kms/h. Não podia passar de 60kms/h. Pois, não era compatível com a carga e estrada local. Foi um perrengue. Depois disso, comprei outra roda e pneu original como estepe.
Mas não foi aprovado e pelo jeito nem vai ser. No Brasil somos todos feitos de bobos.
Gente, no dia de eleição, vamos sempre se lembrar destes problemas, e Não votar nos mesmos ( deputados/Senadores). Quem sabe,melhora….
A melhor solução era dos opala e chevete que colocavam na vertical pra nao tirar espaco apesar do tanque. Quem queria reclamava daquela bolota embaixo, mas é daí?