Estes 7 carros não entregam o que prometem ao consumidor
Esportividade? Fake SUV? Não importa, esses modelos usam alguns artifícios para, de uma forma ou de outra, iludir o consumidor
Esportividade? Fake SUV? Não importa, esses modelos usam alguns artifícios para, de uma forma ou de outra, iludir o consumidor
Os carros têm um propósito, por mais subjetivo que esse propósito possa ser. Podem servir como compra racional, prometer uma capacidade fora de estrada ou mesmo uma pegada esportiva. Porém, nem todos conseguem entregar isso, e parecem meio sem sentido no mercado, independentemente de venderem bem ou não.
Trazemos agora 7 carros que não entregam o que prometem. Tanto veículos ainda em linha e vendidos como 0 km, como modelos que já desapareceram e agora só são encontrados entre os usados e seminovos.
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A Toyota quis surfar nas boas vendas e na melhor rentabilidade do segmento de SUVs médios com um nome de sucesso. O Corolla Cross, contudo, não deveria nem ser chamado assim. A plataforma do crossover é uma versão simplificada do famoso sedã, tem menor espaço interno e acabamento inferior.
Vende bem graças ao nome e à marca. Foram 15 mil unidades no acumulado até abril de 2023. Mas são frequentes as críticas à qualidade do produto, ainda mais pelo fato de usar o nome de um carro consagrado globalmente.
Mais um caso de carro “nem uma coisa, nem outra”. Lançado em 2007, o Vectra GT era a versão atualizada do Astra europeu no Brasil. Acontece que a geração anterior do Astra continuava em produção e era vendida mais barata.
Além de não ter nada de Vectra, não tinha nada de esportivo como a sigla GT poderia sugerir. Era um hatch médio normal como o Astra. Saiu de linha rápido, em 2011.
Em meados de 2022 a Hyundai lançou pela primeira vez no Brasil um produto com a assinatura “N”. Contudo, a preparação ficou apenas no design. O Creta N-Line é o mesmo de sempre, com motor 1.0 turbo de 120 cv e sem qualquer acerto esportivo mecânico da divisão de competição da marca sul-coreana.
A gente estava acostumado com o Tiguan como representante da VW no segmento de SUVs médios. Aí a marca alemã resolveu fazer na Argentina o Taos, uma espécie de utilitário menor para brigar com o Compass. Só que o modelo nem parece um Volks.
Tem acerto de suspensão e da carroceria molengas, bem diferente do Tiguan e até mesmo do T-Cross, que é mais barato. Sem falar no acabamento ruim. Não surpreende que vende 15% do que emplaca o Compass.
Em 2016 a Honda resolveu ter um crossover de entrada para ficar abaixo do HR-V, que já era caro naquela época. A saída foi a mesma adotada por Ford com Fiesta-EcoSport e Fiat, com Argo-Pulse. A marca japonesa pegou a base do Fit e criou o WR-V para ser seu SUV acessível.
Só que o modelo não era tão barato assim. Além disso, o consumidor tradicional do Fit dificilmente migraria para o WR-V e os clientes de outras marcas iam direto no HR-V. O WR-V nunca passou a imagem de SUV e jamais empolgou nas vendas. Saiu de linha em 2021.
Bonito, ele é. Mas por que pagar R$ 30 mil a mais para ter um SUV que é mais apertado que o Duster, porém usa a mesma plataforma? O nosso Captur é baseado no Kaptur russo, diferente do modelo vendido na Europa Ocidental, e usa a mesma arquitetura do veterano jipinho.
O carro sequer figura na relação de emplacamentos da Fenabrave no ano. Com a crise no abastecimento de semicondutores, a marca francesa até interrompeu a produção do SUV compacto em São José dos Pinhais (PR).
A marca italiana vai brigar de novo com a gente, mas o Pulse nada mais é que um Argo bombado. A Fiat diz que é uma plataforma diferente, mas a base é a mesma do hatch compacto. E não tem nada de errado nisso, não fosse o fato de haver uma diferença de R$ 20 mil entre os preços dos modelos.
Mesmo assim, isso não parece fazer tanta diferença para o consumidor. O Argo continua entre os cinco carros mais vendidos do país – passou dos 20 mil emplacamentos no quadrimestre. Enquanto o Pulse não faz feio com suas 13 mil unidades entregues no mesmo período.
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Vcs fizeram a lista dos “ ruins” .. mas qual seria o “ bom ? “ .
Isso me cheira a publicidade ruim .
Não entendi o Taos nesta lista. O carro é fantástico, muito superior ao Compass, tanto na mecânica consagrada, quanto no espaço, consumo de combustível, etc. A questão das vendas está na falta de opções mais em conta, como ocorre na linha do Compass. O Taos entrega tudo o que propõe.
Concordo com voce. Tenho um com 20.000kms rodados e ja fiz duas viagens (uma de 7200km e outra de 5300km) e não concordo com a colocação de suspensão molenga. Creio que o autor não dirigiu um Taos para falar esta grande asneira. Concordo que o acabamento não é o que se espera de um carro deste preço.
O Taos é um projeto chinês, voltado para o mercado da China e que a Volks viu nele, uma oportunidade de “testá-lo” na América do Sul. O problema dele é que, por ser um carro de preço elevado, o consumidor espera “algo mais” deste citado carro e não o mais do mesmo. Ou seja, voce entra nele e parece claramente que está dentro do Polo ou mesmo do T-Cross. Então é melhor pegar um T que é mais barato além do que ele consegue ser mais caro que o Compass que só opta pelo Taos quem entende de carro e sabe dos problemas crônicos que o Compass tem. Mas brasileiro olha é essas coisas.
Tenho um Creta N -Line e estou muito satisfeito com o carro já está com 15.000 km. Mas opinião tem que ser respeitada
Tecnologia embarcada é maravilhosa também.
Não entendi a razão do Pulse não entregar o que promete.
Falou da plataforma, do Argo, mas não falou o que o Pulse não entrega.
Tenho um Audace e estou totalmente satisfeito com o que carro oferece.
O Captur nasceu morto, é um “sanderão” bebeberrão, mas justica seja feita, ele proporciona dois momentos de alegria ao proprietário, uma quando compra e a outra quando ele consegue vender.
Palavras de um ex propriétario.
Daqui 3 anos ninguém mais vai querer um carro destes com cambio manual, é serio!!! Se voce tem um tá passando da hora de se livrar dele.
Boa sorte.
O Captur brasileiro nada mais é do que um Duster de gravata. É mais caro mas usa a mesma mecanica do outro. Então é melhor ficar com o o outro né!
É isso aí mesmo com certeza Walter, tanto é que agora o Captur saiu de linha, mas ainda tem algumas zero nas revendas, tu imagina o prejuizo do cara que comprar.
Deus Santo. Da forma como você escreveu no mínimo se percebe que não dirigiu nenhum
Não vou comentar suas observações dos outros carros.
Mas colocar o Corolla Cross nessa lista e ridículo.
Sou proprietário de um XR desde setembro de 22.
Uma relação custo benefício MARAVILHOSO.
Carro confortável, macio, motor potente, super econômico (na ESTRADA), bom espaço de malas, para passageiros, defeito zero com 12.000 km.
Super confiável.
Nome e detalhe!
E bom ver os problemas.mecanicos do Compass..talvez fizesse jus estar no numero 1.
E bom.ouvir a opinião nos donos!
Não comentar suas observações dos outros carros.
Mas colocar o Corolla Cross nessa lista e ridículo.
Sou proprietário de um XR desde setembro de 22.
Uma relação custo benefício MARAVILHOSO.
Carro confortável, macio, motor potente, super econômico (na ESTRADA), bom espaço de malas, para passageiros, defeito zero com 12.000 km.
Super confiável.
Nome e detalhe!
E bom ver os problemas.mecanicos do Compass..talvez fizesse jus estar no numero 1.
E bom.ouvir a opinião nos donos!
Para mim o único q compraria seria o wrv . O restante nem pensar.
O Pulse é show de bola, apesar de tudo.
Com essa atual moda dos suvs-fake, tais ilusionismos viraram regra em nosso mercado.
Eu sei que o Pulse é um Argo bombado, mas para mim está bom demais. Eu gosto muito do Argo e também gosto muito do Pulse. Enfim, gostei da reportagem mesmo assim.