Estradas mais perigosas do Brasil: viaje com atenção nesses trechos
Pesquisa da CNT apontou que 59% das estradas brasileiras apresentam problemas estruturais, além de defasagem na sinalização, pavimentação e geometria
Pesquisa da CNT apontou que 59% das estradas brasileiras apresentam problemas estruturais, além de defasagem na sinalização, pavimentação e geometria
No Brasil, o modal rodoviário é a principal forma de transporte de cargas e passageiros. Os perigos nas estradas vão de falta de sinalização, asfalto esburacado, curvas em excesso e, claro, motoristas imprudentes. Dirigir nas rodovias exige muito cuidado, manter a manutenção em dia, e nas estradas mais perigosas do Brasil os cuidados precisam ser redobrados.
A pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e SEST SENAT apontou que 59% das estradas brasileiras estavam com problemas estruturais, além de apresentarem uma defasagem em relação ao ano anterior na sinalização, pavimentação e geometria. Não é possível afirmar que todas as rodovias da lista apresentam riscos em toda a sua extensão, mas há algum trecho de maior perigo e número de acidentes. Veja quais são as estradas mais perigosas do Brasil:
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A BR-101 é a maior autopista do país, alongando-se por todo o litoral, de norte a sul. A estrada apresenta alguns trechos mais perigosos do que outros, mas a verdade é que exige atenção constante do motorista que estiver trafegando por ela. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, a BR-101 foi a estrada brasileira com maior número de acidentes.
A rodovia que foi recentemente privatizada continua na lista das estradas mais perigosas do Brasil. Principalmente no trecho que liga Belo Horizonte até Brasília, que mesmo após alguns anos continua sem ter sido duplicada e no geral apresenta poucas melhoras na segurança e na redução de acidentes.
A estrada que passa por Curitiba é a líder no ranking das que mais apresentam acidentes fatais no Brasil. A rodovia é uma das mais importantes do País, cortando 10 estados, do Ceará ao Rio Grande do Sul. Por conta disso tem um grande fluxo de veículos, incluindo os pesados que precisam passar por trechos bastante irregulares e esburacados.
A rodovia localizada no Pará já foi classificada como uma das mais precárias do Brasil. Além da péssima qualidade do asfalto, chama atenção o número de travessia de pedestre ao longo dos quilômetros da rodovia, que ocasionam atropelamentos e freadas bruscas. Existe um projeto do Governo Federal para a construção de passarelas, mas até agora nada foi feito.
A BR-222 é conhecida pelo asfalto e a sinalização precária. Em alguns trechos é necessário manter uma velocidade abaixo de 30 km/h para trafegar em segurança. O trecho que mais requer atenção dos motoristas fica entre a Baixada Maranhense e o Vale do Pindaré.
Dirigir nas estradas mais perigosas do Brasil não é uma tarefa fácil, mas para muitos pode ser inevitável. Para evitar acidente de trânsito é necessário tomar alguns cuidados que podem salvar a sua vida e dos passageiros. Confira algumas dicas:
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Também não citaram a BR 262 que liga Cariacica/ES A BH, muitas serras, curvas perigosas, decidas que . alguns trechos chega a 9km, e mão única.
Passei por salvador, Aracaju Maceió recife João pessoa, natal e fortaleza, saindo de BH,nada se compara a 381 , BH a João Monlevade,coisa do demônio!!
A 381 é considerada a rodovia da morte, e não foi citada, é brincadeira viu.
BR-251, entre Montes Claros e Divisa Alegre (MG), pior rodovia em que já dirigi. Na primeira metade, entre Montes Claros e Salinas, o asfalto é aceitável porém a imprudência impera. Os caminhões criam uma terceira faixa imaginária pra ultrapassagens, e quem estiver vindo no sentido contrário que se vire pra desviar pelo acostamento. Na segunda metade, entre Salinas e Divisa Alegre, isso já não acontece tanto, em compensaçáo, há buracos gigantescos que, se o cara não for bom de braço e reflexo, com toda certeza vai cair em um e ficar sem pneu no meio de um local totalmente ermo, sem nenhum tipo de auxílio nem sinal de celular. Pra piorar, passei ali a noite e com chuva…
Em relação ao tamanho da BR e seus pontos críticos, acho q faltou a BR 381 trecho BH/Ipatinga é a mais perigosa, tanto é que é conhecida como rodovia da morte.
Não concordo com a afirmação que a BR 101 vai do sul do país ao norte. Tá errado falta de informações de quem falou. A região Norte é formado pelos estado do Tocantins , Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Roraima e Acre. Sem noção
Não citarem a 381 é um absurdo …..nós que moramos no Vale do Aço somos testemunha que todas as famílias daqui têm um ente querido perdido nessa maldita estrada. Por esperança, o presidente Lula prometeu no palanque de Ipatinga, a melhoria da mesma …..aguardamos confiantes
Br 222 localizada no Ceará! Porém o trecho crítico é na baixada maranhense?
A BR 381 ENTRE BELO HORIZONTE E IPATINGA
Já andei em todas. Existem sim trechos críticos nessas rodovias aí citadas, mas não são totalmente perigosas. As piores são BR 163 Mato Grosso – Pará, BR 364 Mato Grosso – Rondônia BR 158 Mato Grosso – Pará, são as piores que já andei, além de muitos pontos de buracos, temos muito movimento de caminhões levando grãos, chuva o tempo todo, Dnit parando o trânsito para manutenção falta de faixas na pista ou muito apagadas na pista o tempo todo trechos de terra. Muito difícil rodar e perigosas.
A BR-116 vai do Ceará ao Rio Grande do Sul, e não como aparece na matéria. Desculpem a intromissão mas acompanho há tempos suas reportagens e pensei em avisar desse descuido. Abraço e sucesso!
Está na matéria, e a terceira