Os carros flex deveriam funcionar sem problemas com ambos combustíveis, porém os mecânicos não param de receber modelos com injeção direta
A injeção direta está cada vez mais popular no mercado brasileiro. Ela chegou durante os anos 2000 em carros importados movidos apenas a gasolina, em 2013 veio a terceira geração do Focus como o primeiro flex a usar esse sistema no mundo. Mas nos últimos anos o etanol foi taxado como o vilão desses motores.
Os motores TSI da Volkswagen foram os primeiros a viralizar devido a problemas após usar muito etanol. Ele foi um dos motores mais populares de seu tempo a ser flex e com esse sistema de injeção, o que explica a quantidade maior de relatos.
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Agora em 2025 veio a tona que o Toyota Corolla da atual geração também não se dá bem com o combustível de origem vegetal. O sedã que construiu sua fama com a confiabilidade como um dos pilares está com problemas por usar bicos injetores inapropriados para rodar com etanol.

O AutoPapo consultou Ludovico Ballesteros, mecânico experiente e proprietário da Pitucha Centro Automotivo. Ele recebe muitos carros recentes em sua oficina e já possui experiência com modelos equipados com injeção direta.
Segundo o especialista, os carros que mais apresentam problemas com o etanol são os da Volkswagen equipados com motor TSI. Os modelos da Stellantis também estão com problemas recorrentes, assim como o Chevrolet Cruze 1.4 turbo.
Ele explica que as falhas mais comuns causadas pelo etanol são na bomba de alta pressão e nos bicos injetores. Esses defeitos são mais comuns em carros que rodam mais em cidade, os que ficam mais na estrada apresentam menos falhas.
Questionamos se os motores aspirados com injeção direta também estão sofrendo com o etanol. Segundo Ludovico, eles podem apresentar problemas nos bicos e nas velas. Porém o reparo é mais barato e, por isso, não há tanta reclamação online.
Para Ludovico, o ideal é evitar usar o etanol em motores com injeção direta. Mas se for usar, coloque um aditivo da própria montadora a cada dois tanques para proteção.

Os fabricantes parecem estar atentos a esses relatos e começaram a divulgar mais sobre a preparação de seus motores para rodar com o etanol. A Horse, joint-venture entre a Renault e a Geely para a produção de motores, afirmou que os bico injetores do 1.3 turbo usados no Duster são preparados para receber esse combustível.
A Honda também frisou isso durante o lançamento do WR-V, que utiliza o mesmo 1.5 aspirado com injeção direta da linha City e do HR-V. Os bicos desse motor possuem revestimento especial para obter a durabilidade que o fabricante preconiza para seus carros
Consultamos também a Volkswagen, que emitiu a seguinte resposta:
Em todo o conjunto, os materiais dos injetores sofreram alteração de composição e tratamento superficial para suportar o combustível, bem como a calibração do motor, que regula os pulsos e a pressão de trabalho quando em operação com etanol. Com esses ajustes, foi possível assegurar a durabilidade do conjunto, mesmo rodando apenas com etanol.
Atualmente, a Volkswagen, a Stellantis e a Chevrolet recomendam também abastecer com um tanque de gasolina após rodar 10 mil km apenas no etanol. Essa medida é sugerida para limpar o sistema de injeção.
Como o etanol é considerado um combustível mais “seco” que a gasolina, ele não lubrifica os bicos da mesma forma. A água em sua mistura não causa corrosão em carros flex pois eles já possuem tratamento para evitar isso.
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O problema do Brasil é que tem muito combustível adulterado, tanto álcool quanto gasolina. Ninguém tem tempo nem saco de pedir teste de combustível pro frentista a cada abastecimento, ou seja, ninguém quer ficar fazendo papel de fiscal cada vez que vai abastecer o carro. A melhoria da qualidade está diretamente ligada ao caráter e honestidade das pessoas e, infelizmente isso está muito longe de ser alcançado.
Tenho um hb 20 2015 andava no álcool até começar dar estouro no escape nas retomadas..coloquei gasolina parou o problema..agora meu cunhado com um hb2019 no álcool relatou mesmo problema…falta tecnologia para o etanol ..na Coreia só usam gasolina creio.
Tenho um City com injeção direta e uso mais gasolina comum, mas de vez em quando etanol, por enquanto sem problemas.
Honda city não usa injeção direta. Só motor turbo usa. Honda city é aspirado, não tem turbo. Cada uma …k kkkkkkk
É séro isso????KKKKKKKKL
José Paulo, à partir de 2022 a Honda passou a adotar a injeção direta nos seus modelos, turbo e aspirados.
Tenho Corolla Sedan 2024 saiu com etanol da concessionária.Continuei usando.
Com 18.000 km deu problema
Falhas acendendo várias luzes emergência painel.
Resultado troca dos bicos injetores.
Menos mal,garantia
Valor substituição+ 10.000,00 Reais
Tenho um TCROSS 1.4 já me deu problema mas o causador deste problema foi etanol adulterado teve corrosão nas válvulas de admissão só não gastei uma fortuna na conssecionaria por que sou mecânico mas só de peças gastei mais de 7mil sem colocar aí valor de mão de obra
Simples. A cada 5 tanques de etanol coloque um de gasolina é só isso . Para compensar o é anil adulterado que é geral infelizmente
Concordo plenamente. O fato que tanto da gasolina e o etanol, estão adulterado com metanol. Devia ser proibida a importação desse produto. Não tem sistema simples no planeta que identifica essa adulteração.
A composição química do etanol é \(C_{2}H_{6}O\) (ou \(CH_{3}CH_{2}OH\)), enquanto a do metanol é \(CH_{3}OH\). A principal diferença é que o etanol possui dois átomos de carbono, enquanto o metanol possui apenas um.
Não me entra na cabeça os cara colocando água no tanque de um carro de 200 mil. Não se esqueça que o etanol é hidratado, 7% de água e 93% de Etanol anidro. Se você acha 7% pouco imagine que a temperatura do seu filho subiu (foi de 36,5 pra 39° C)..
Tenho um tcross 23 que roda com etanol.
Um tanque de gasolina por semestre.
Tem 17.000 km sem problemas.
Só abasteço em postos de minha confiança
Meu carro 2024 com 25 mil km e as duas revisões na concessionaria, portanto na garantia ainda de fabrica de 3 anos, deu problema nos bicos injetores. Ainda bem que em garantia de fabrica. 10K de nota fiscal pra trocar tudo e a recomendação de so usar gasolina, num carro teoricamente FLEX. To falando de alcool de boa procedencia, onde outros carros meus nunca tiveram problema colocando somente gasolina.
Comparação idiota essa sua. Nada haver…..k kkkkkk
E agora com a gasolina com 30% de etanol? Pelo jeito estes carros terão que ser adaptados para rodar com gás, hehehehe….
Não sei o que está causando isso, pode ser a água no álcool ou o metanol.
Mas o fato é que até Honda 1.5 turbo eu já vi dono pagando caro no conjunto de bicos novos
O problema são os bicos injetores que não são projetados para o etanois
São os bicos o problema, não é próprio para o etanol
Que reportagem mal feita incompleta e superficial é essa??? Não falou da verdadeira causa raiz de todos esses problemas, os motores são projetados testados e certificados pra funcionar perfeitamente usando somente álcool como combustível…. o problema que está acontecendo é devido ao uso de álcool ADULTERADO!!! que está sendo vendido quase que livremente nos postos de combustíveis!!!
Metanol misturado com certeza..
Eu acho que vc tá por fora, o problema não são os motores que não rodam e sim os bicos que não foram projetados pra rodar com etanois.
Então… o que eu comentei ai acima? Nos motores com tecnologia Flex Tanto os motores quanto os bicos injetores e todos os agregados em contato com combustível Álcool padronizado foram preparados e certificados pra isso, agora Álcool adulterado não…. por isso está tendo problemas….
Que trem atrapalhado esse tal de flex. É flex , mas nem tanto!! É flex, mas tem que usar mais isso e mais aquilo…… tem muito caroço nesse angu.