[Vídeo] Excesso de óleo pode destruir o motor, veja os estragos
YouTuber desmonta um motor V6 que estava com 8,5 litros de lubrificante no cárter e seu estado era deplorável para um carro com 105 mil km
YouTuber desmonta um motor V6 que estava com 8,5 litros de lubrificante no cárter e seu estado era deplorável para um carro com 105 mil km
O Boris já avisou diversas vezes sobre os riscos de colocar mais óleo que o recomendado pelo fabricante. Esse excesso, também pode gerar problemas que, com o tempo, podem colocar todo o motor em risco.
O canal I Do Cars desmontou um motor V6 3.0 com supercharger da Jaguar que rodou com óleo em excesso no cárter e possui 105.600 km no hodômetro. No vídeo podemos ver os danos que essa prática causa.
VEJA TAMBÉM:
Esse motor tem capacidade para levar 5,4 litros de óleo lubrificante no cárter. Ao desmontar, a oficina drenou 8,5 litros de óleo.
Conforme o Boris já explicou, o excesso de óleo no motor faz que o virabrequim bata no lubrificante. Isso cria espuma no cárter, que por sua vez é aspirada pelo pescador.
Como na espuma há mais ar que óleo, isso causa deficiência na lubrificação do motor. É quase como se o motor tivesse sem esse fluído.
Os danos eram visíveis antes de desmontar o motor: a parte externa do bloco estava coberta por óleo. Para girar o virabrequim era necessário muito esforço.
As únicas peças que não sofreram danos devido ao excesso de óleo no motor foram a bomba d’água e o supercharger. O compressor mecânico possui um sistema de lubrificação independente.
Durante a desmontagem do motor V6, foi encontrado muita carbonização nas velas e nas válvulas. Peças que deveriam sair com facilidade exigiram força para ser retiradas, como as tampas de válvulas.
Com o motor aberto, foi possível notar muito desgaste nas paredes dos cilindros e nas saias dos pistões. Isso se deve ao atrito direto entre metal e metal, por não existir a película de óleo.
O verdadeiro horror foi descoberto ao virar o motor de ponta-cabeça e desmontar o cárter. No reservatório foram encontradas diversas limalhas e pedaços de metal retorcido.
Dois pistões estavam presos com folga ao virabrequim. Após desmontá-los, foi constatado que não haviam mais as bronzinas. Os pedaços de metal encontrados no cárter e no pescador eram essas bronzinas trituradas.
Nos outros quatro cilindros as bronzinas giraram em falso, outro sinal de que algo estava muito errado. Tudo isso devido a 3 litros de óleo em excesso no cárter do motor.
Segundo o apresentador do vídeo, o carro teve perda total devido a uma batida. Mas o estado do motor pode indicar uma fraude no seguro, onde o carro foi batido de propósito para o dono não ter que arcar com esse prejuízo causado pela manutenção mal feita.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |