Nível do óleo do motor acima do limite máximo: tem problema?

"Dizem nos postos, às vezes,  o seguinte: "abaixo é que não pode ficar porque vai faltar óleo; acima não tem problema. Mas tem problema, sim!"

Por Boris Feldman 24/12/19 às 13h00

Das poucas coisas que o motorista se lembra em termos de manutenção é o nível de óleo. Porque se faltar o óleo no motor ele vai ter um ‘prejuízão’ no bolso ou do saldo bancário.

Então, o nível de óleo, muita gente já sabe: é só puxar a vareta, limpar o óleo na ponta, que não seja com estopa ou com nada que deixe fiapo. Eu, por exemplo, limpo com uma toalhinha de papel pra não deixar fiapo na vareta, porque senão não a ‘fiapada’ vai toda lá para o fundo do motor. Então, volta-se a vareta para o lugar dela, vai até o fundo. E, depois é só puxar pra ver o nível. O nível não pode ficar nem abaixo e nem acima do limite marcado na vareta.

Dizem nos postos, às vezes,  o seguinte: “abaixo é que não pode ficar porque vai faltar óleo; acima não tem problema. Mas tem problema, sim! Realmente seu o nível estiver abaixo do limite mínimo, pode estar faltando óleo, faltando lubrificação e o um motor até funde.

Agora qual é o problema do nível ficar acima do máximo? Não se esqueça de que o óleo fica no cárter e o virabrequim passa muito pertinho dele quando ele está girando. Se o nível ficar muito acima, o virabrequim, ou o girabrequim como chamam alguns, bate no óleo, faz uma espuminha, além de obviamente perturbar o movimento do virabrequim.

A bomba de óleo pode mandar essa espuminha  para lubrificar as partes móveis. Agora você imagina se essa espuminha lubrifica alguma coisa. Claro que não, esse que é o grande problema do óleo acima do nível. Em vez de óleo para lubrificar o motor vai uma espuminha.

Não sei o que é pior: se faltar óleo, porque o nível está muito baixo, ou se sobrar óleo com o nível lá em cima e chegar a espuminha para lubrificar o motor.

nível do óleo
Foto Shutterstock
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário