O vice-presidente da marca divulgo quando irá iniciar as operações na unidade de Camaçari (BA), que já foi adiada algumas vezes
O vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, confirmou o início da produção da fábrica de Camaçari (BA) para o dia 26 de junho às 9h. Esse anúncio veio durante o evento de lançamento do Song Plus 2026.
Essa inauguração sofreu vários atrasos, estava programada para o início do ano. O principal motivo foi a denúncia de trabalho análogo a escravidão na planta, que é investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
VEJA TAMBÉM:
O executivo não deu mais informações sobre essa produção nacional. A marca já havia confirmado que os primeiros nacionais seriam o Song Pro, o Dolphin Mini e o Dolphin GS.
A fábrica de Camaçari foi construída pela Ford, onde produziu o Fiesta, o EcoSport e a terceira geração do Ka. A BYD comprou a unidade em 2024.
A empresa prometeu investimento de R$ 5,5 bilhões nesse polo industrial, que inclui a construção de um centro de engenharia. Uma tarefa desse centro é desenvolver motores flex, a linha híbrida atual é apenas a gasolina.
A capacidade inicial da fábrica da BYD na Bahia é de 150 mil unidades anuais. A expectativa é de que o índice de nacionalização chegue a 70% em cinco anos.
Junto da fábrica terá uma unidade para a produção de baterias e refino de lítio. Nos planos da BYD também está a produção de chassi para caminhões.
Também estão construindo alojamentos para os funcionários na região da fábrica. A promessa é de gerar 10 mil empregos na região.
Por enquanto tudo indica que a produção será no regime CKD, onde o carro chega desmontado e o índice de nacionalização é baixo. No dia 26 de junho saberemos com mais detalhes sobre como será a operação da BYD em Camaçari.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |