HPE confirma que marcas chinesas poderão usar sua fábrica

Empresa que representa Mitsubishi e Suzuki está negociando o uso de sua planta para montar carros de marcas novas no país

fábrica da mitsubishi hpe catalão goiás
Unidade trabalha abaixo de sua capacidade (Foto: HPE | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/08/2025 às 19h00

O imposto de importação para elétricos e híbridos era zerado, mas isso foi revogado em 2023 e agora ele está voltando de forma gradativa até os 35% cobrado em outros carros. Isso gerou um alertas nas marcas chinesas que estão chegando ao Brasil, que agora procuram meios de produzir localmente.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A HPE Automotores do Brasil, que representa a Mitsubishi e a Suzuki no país, pode ser a solução para os chineses. Ela possui uma fábrica em Catalão (GO), onde é produzida a L200, a nova Triton e o Eclipse Cross.

VEJA TAMBÉM:

A agência AutoData entrevistou Mauro Correia, CEO da HPE, que confirmou as negociações com marcas chinesas. Ele diz que a primeira parceira será anunciada ainda em 2025.

Segundo o executivo, a expectativa é de iniciar a produção desse parceiro novo já em 2026. Existe um tempo necessário para adaptar a fábrica para receber a produção de um modelo novo.

A planta possui capacidade para 120 mil unidades anuais, mas atualmente está operando com capacidade para 27,4 mil veículos. Os maiores investimentos seriam para a área de montagem da carroceria, pois isso é específico para cada modelo.

Segundo Correia, o tempo para realizar essas adaptações é de sete a oito meses para carros produzidos em regime CKD ou SKD. A nacionalização com produção verticalizada leva cerca de um ano.

Ele também frisa que a fábrica da HPE possui também uma equipe de engenharia, design, todo um sistema de produção já instalado. Essa fábrica foi inaugurada em 1998 e foi uma das primeiras inauguradas no Brasil após a abertura das importações.

Uma vantagem de sua localização é poder gozar dos benefícios fiscais para a produção de automóveis nas regiões nordeste e centro-oeste. Esse benefício foi renovado em 2024.

GAC pode ser a primeira chinesa a usar a planta de Catalão

Presidente da república luiz inacio lula da silva com executivos da GAC Motor
A GAC ventilou a possibilidade de produzir no Goiás (Foto: Presidência da República)

Segundo a apuração da AutoData, a marca chinesa mais cotada para usar as instalações da HPE é a GAC. Mauro Correia não citou nomes, mas essa montadora já havia sinalizado a intenção de produzir localmente já em 2026 no estado do Goiás.

Durante uma visita do Presidente Lula à China foi anunciado um investimento de R$ 7,4 bilhões da GAC para sua chegada ao Brasil e na produção nacional.

Atualmente a GAC vende cinco modelos diferentes no Brasil. O de maior volume é o GS4, um SUV médio híbrido com preço de R$ 189.990. Na China ela é parceira da Toyota e da Honda.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário