Empresa que representa Mitsubishi e Suzuki está negociando o uso de sua planta para montar carros de marcas novas no país
O imposto de importação para elétricos e híbridos era zerado, mas isso foi revogado em 2023 e agora ele está voltando de forma gradativa até os 35% cobrado em outros carros. Isso gerou um alertas nas marcas chinesas que estão chegando ao Brasil, que agora procuram meios de produzir localmente.
A HPE Automotores do Brasil, que representa a Mitsubishi e a Suzuki no país, pode ser a solução para os chineses. Ela possui uma fábrica em Catalão (GO), onde é produzida a L200, a nova Triton e o Eclipse Cross.
VEJA TAMBÉM:
A agência AutoData entrevistou Mauro Correia, CEO da HPE, que confirmou as negociações com marcas chinesas. Ele diz que a primeira parceira será anunciada ainda em 2025.
Segundo o executivo, a expectativa é de iniciar a produção desse parceiro novo já em 2026. Existe um tempo necessário para adaptar a fábrica para receber a produção de um modelo novo.
A planta possui capacidade para 120 mil unidades anuais, mas atualmente está operando com capacidade para 27,4 mil veículos. Os maiores investimentos seriam para a área de montagem da carroceria, pois isso é específico para cada modelo.
Segundo Correia, o tempo para realizar essas adaptações é de sete a oito meses para carros produzidos em regime CKD ou SKD. A nacionalização com produção verticalizada leva cerca de um ano.
Ele também frisa que a fábrica da HPE possui também uma equipe de engenharia, design, todo um sistema de produção já instalado. Essa fábrica foi inaugurada em 1998 e foi uma das primeiras inauguradas no Brasil após a abertura das importações.
Uma vantagem de sua localização é poder gozar dos benefícios fiscais para a produção de automóveis nas regiões nordeste e centro-oeste. Esse benefício foi renovado em 2024.
Segundo a apuração da AutoData, a marca chinesa mais cotada para usar as instalações da HPE é a GAC. Mauro Correia não citou nomes, mas essa montadora já havia sinalizado a intenção de produzir localmente já em 2026 no estado do Goiás.
Durante uma visita do Presidente Lula à China foi anunciado um investimento de R$ 7,4 bilhões da GAC para sua chegada ao Brasil e na produção nacional.
Atualmente a GAC vende cinco modelos diferentes no Brasil. O de maior volume é o GS4, um SUV médio híbrido com preço de R$ 189.990. Na China ela é parceira da Toyota e da Honda.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |