Fading: entenda de uma vez por todas o que fazer
Pouca gente entende como ocorre o fenômeno do fading nos freios; mas há como evitá-lo e também evitar gastos desnecessários
Pouca gente entende como ocorre o fenômeno do fading nos freios; mas há como evitá-lo e também evitar gastos desnecessários
Existem alguns fenômenos do automóvel que poucos, para não dizer quase ninguém, entende. Um deles é o fading no sistema de freios. E por pouca gente entender, tudo é feito errado em relação ao fading. Primeiro, errado é o motorista porque de certa maneira é ele que provoca o fading.
Mas por falar nisso, o que que vem a ser Fading? É o freio deixar de funcionar porque os seus componentes – pastilhas, lonas, discos – se esquentaram demais. Quando é que esquenta demais?
VEJA TAMBÉM:
Em uma longa descida em uma estrada, por exemplo, cheio de curvas, você freia, freia, freia, freia e vai esquentando, esquentando – porque o freio funciona por atrito – esfrega uma mão na outra para ver se não esquenta. Quando a pastilha, o disco, a lona, o tambor esquentam demais, o freio deixa de funcionar.
Deixa de funcionar mas foi culpa do motorista? “Ele tinha que frear na descida”! Nem sempre. Se ele desce na marcha mais longa, de quinta ou sexta, sei lá, o freio gasta muito. Reduz a marcha da descida: você ia usar a segunda para subir um morro? Pois usa a segunda para descer. Você vai usar muito menos o freio. Você vai descer com mais segurança e vai até gastar menos componentes do freio.
Esse é o problema do fading, que se isso acontece… esquece o freio, acabou. Tenta parar no acostamento, depois que ele esfria, volta a funcionar normal. Segundo grande engano: depois que você sofreu o fading, você não sabe o que aconteceu, vai na oficina no dia seguinte.
Se o mecânico não for honesto, ele vai te falar: “Doutor, deu fading no seu carro, então nós vamos trocar tudo. Olha, tem que trocar pastilha, tem que trocar o disco, a lona, o tambor, o fluido, tudo”. Não tem que trocar nada. O fading, depois que você deixa esfriar, o sistema funciona perfeitamente sem nenhum problema. Estamos entendidos?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Grande jornalista Boris Feldman: uma luz no final do túnel da desinformação automotiva.