Faróis escamoteáveis podem voltar? Entenda porque sumiram

Moda nos anos 80 e 90, esse tipo de conjunto ótico sumiu do mercado e não está com chances de voltar a ser usado tão cedo

White,Old,Japanese,1980s,Car,With,Pop up,Headlights ,Blurry,Countryside
Todo carro legal tinha isso (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 18/08/2025 às 16h00

Nos anos 1980 a moda era fazer carros com desenho em cunha, com frente baixa. Foi nessa época que os faróis escamoteáveis se popularizaram, pois ajudavam a manter esse estilo quando desligados e davam uma liberdade adicional para os designers.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Hoje, com a busca pelo menor coeficiente de arrasto possível nos carros elétricos, seria natural ver um retorno desse tipo de farol. Com essa solução é possível deixar a frente mais baixa e ainda atender a norma de altura mínima do conjunto ótico.

VEJA TAMBÉM:

Mas, infelizmente, não seria possível fazer mais um carro novo com faróis escamoteáveis como conhecemos. O motivo está na legislação europeia, que proíbe cantos vivos na carroceria dos carros como parte de suas normas de proteção aos pedestres.

Coincidentemente, foi em 2004 que saíram de linha os dois últimos carros a usarem os faróis retráteis: o Chevrolet Corvette C5 e o Lotus Esprit. Ambos eram projetos oriundos dos anos 90, considerados datados.

Farol do volvo ex90 escamoteável
A Volvo resgatou isso, mas dentro do conjunto principal (Foto: Volvo | Divulgação)

Como explicamos, a norma europeia não baniu esse tipo de farol. Algumas marcas já apresentaram soluções para resgatar esse conceito, mas sem ter uma protuberância saindo da dianteira.

A Ferrari Daytona SP3 possui uma cobertura retrátil nos faróis, que abre quando a luz baixa é ligada. Já o Volvo EX90 utiliza faróis convencionais, mas as luzes diurnas (DRL) cobrem o projetor principal e se abrem quando o farol é ligado.

Os faróis escamoteáveis são mais antigos que parecem

cord 812 supercharged beverly sedan prototype frente
O primeiro carro com isso foi o inovador Cord 810 (Foto: Cord | Divulgação)

Apesar de terem ficados populares nos anos 80, os faróis escamoteáveis começaram a aparecer cinco décadas antes. O primeiro carro com essa solução foi o inovador Cord 810, de 1935.

Nos anos 60 eles ficaram populares nos EUA, graças ao Chevrolet Corvette C2. Carros como o Dodge Charger, o Ford Thunderbird e o Camaro com o pacote RS traziam uma cobertura móvel para o conjunto ótico.

Na década de 90, graças a novas tecnologias, os faróis começaram a ficar menores. Isso deu uma nova liberdade aos designers, que começaram a abandonar esse tipo de farol.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário