Instalou os faróis de LED de qualquer jeito? Cuidado com a multa!

Troca de lâmpadas convencionais por LEDs não homologados pode causar ofuscamento e gerar acidentes de trânsito

farol LED (1) Shutterstock
O conjunto óptico de lâmpadas de LED e halógenas são distintos, o que impacta na iluminação (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 31/07/2025 às 17h00

O farol de LED é um equipamento presente na maioria dos carros novos e não é à toa. Esse tipo de iluminação oferece diversas vantagens em relação às luzes convencionais e por isso donos de carros mais antigos querem fazer a substituição, instalando lâmpadas equivalentes disponíveis no mercado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

No entanto, fazer isso pode te render uma multa e um grande risco no trânsito, especialmente na estrada. Nesta matéria você vai entender o porquê desses prejuízos e o que diz a legislação brasileira.

VEJA TAMBÉM:

Lei permite instalar lâmpadas de farol de LED?

A legislação brasileira proíbe alterações no sistema de iluminação do veículo sem autorização. Isso inclui a troca de lâmpadas halógenas por LEDs em faróis que não foram originalmente projetados para essa tecnologia.

De acordo com o artigo 11 da Resolução nº 970/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran):

A substituição da fonte de luz ou do conjunto da lanterna, farol ou retrorrefletor por outro de tecnologia diferente da originalmente prevista pelo fabricante do veículo é proibida”

Há uma exceção para a norma: a troca é permitida se essa possibilidade estiver prevista no manual do proprietário. Agora, se o carro já saiu de fábrica com iluminação de LED, o caso é outro, e ela deve continuar sendo utilizada, caso precise ser substituída.

Mas qual o motivo dessa proibição?

Em primeiro lugar, não é todo modelo de carro que permite a substituição das lâmpadas halógenas pelas de LED. Em alguns casos, a troca exigiria a instalação de um dispositivo para funcionar corretamente.

Isso porque os faróis são equipamentos complexos projetados com base em características específicas de cada tipo de lâmpada, que possuem formatos e comportamentos diferentes na emissão de luz. Isso significa que o desenho do conjunto óptico, incluindo refletores e projetores, funciona de forma adequada com o tipo de lâmpada que o veículo traz de fábrica.

Quando uma lâmpada halógena é substituída por uma de LED em um farol não compatível, o feixe de luz pode se tornar difuso, irregular e até mesmo ofuscante. Além de reduzir a eficácia da iluminação da pista, isso pode causar ofuscamento, aumentando o risco de acidentes, especialmente à noite ou sob neblina.

Outro risco está no sistema de luzes de alerta do painel. O farol de LED gasta muito menos energia que luzes halógenas, o que pode levar o circuito a achar que não há uma lâmpada em funcionamento, mesmo que ela esteja lá.

Multa por faróis de LED irregulares

Caso o motorista insista em trocar a lâmpada do farol, ele poderá receber uma multa. A infração está prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No parágrafo XIII do artigo, lê-se que “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados” pode resultar em multa de natureza grave. Ela tem valor de R$ 195,23 e equivale a 5 pontos na carteira. O motorista também estará sujeito à retenção do veículo até regularizar a situação.

Então, se você precisar substituir os seus faróis que não são de LED, opte por lâmpadas halógenas de boa procedência, limpe periodicamente as lentes dos faróis, que podem ficar opacas com o tempo e verifique o alinhamento e a regulagem do facho de luz.

Os faróis de LED são realmente melhores?

Os faróis de LED apresentam inúmeras vantagens. São elas:

  • Evolução tecnológica em relação aos outros tipos de lâmpadas;
  • Menor consumo de energia, tornando o carro mais eficiente e deixando energia livre para outros itens, como a central eletrônica;
  • Iluminação muito melhor que produz menos calor, por terem uma luz branca e fria;
  • Maior durabilidade;
  • Capacidade de aguentar maior variação de potência.

Contudo, nessa hora, é preciso prestar atenção em duas coisas. Em primeiro lugar, a legislação de trânsito proibiu essa troca desde janeiro de 2021. Em segundo, a adaptação pode trazer problemas de ordem técnica. Confira, abaixo, todos os detalhes sobre o farol de LED.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário