Ferrari 12Cilindri marca despedida dos motor V12 de Maranello

Com linhas inspiradas no 365 GTB/4 'Daytona', sucessor da 812 Superfast será o último modelo equipado com motor de 12 cilindros

ferrari 12cilindri
Ferrari 12Cilindri é equipada com motor V12 6.5 de 830 cv e acelera a até 340 km/h (Fotos: Ferrari | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 04/05/2024 às 15h03

A Ferrari vai aposentar os motores V12. Em pleno 2024 não dá mais para defender os imensos blocos que queimam gasolina como se estivéssemos tomando um copão de Nescau.

VEJA TAMBÉM:

A Ferrari sabe que os motores a combustão ainda vão durar mais alguns anos, mas eles precisam encolher. Os primeiros passos já foram dados há 10 anos com a LaFerrari, que foi o primeiro modelo eletrificado da marca.

ferrari 12cilindri 2024 prata perfil lateral
Capô imenso, traseira curtinha, linha de cintura elevada são alguns dos elementos tradicionais dos GTs da marca italiana

Depois vieram SF90 e 296 GTB, esta última com um V6 híbrido 830 cv combinados. Números superiores aos 800 cv da poderosa 812 Superfast.

E por falar em Superfast, a Ferrari acaba de apresentar sua sucessora, a 12Cilindri. Seu nome é um tributo ao consagrado V12 que é tão importante quanto a pintura vermelha e o Cavallino Rampante.

A 12Cilindri irá marcar o fim de uma era que teve início em 1947 com a 125S, primeiro carro da marca e que, claro, tinha um V12 sob o capô. E como se trata de uma despedida, esse motor é o mais puro suco de Ferrari.

ferrari 12cilindri 2024 vermelha interior bancos painel quadro de instrumentos
Por dentro, muito luxo e sofisticação, mas sem apelo retrô

A unidade de 6.5 litros mantém características pétreas como as bancadas em 65 graus e aspiração natural. Ou seja, é o mesmo motor da 812 Superfast. Afinal, no apagar das luzes não há porque desenvolver um V12 novinho.

No entanto, passou por ajustes. A potência saltou para 830 cv (a mesma da 296 híbrida). O pico chega em 9.250 rpm, um pouco mais alto que na Superfast. Já o torque é 69,1 kgfm. São cerca de 4 quilos a menos que na antecessora.

ferrari 365 gtb4 daytona frente e lateral 1968
Icônica 365 GTB/4 (Daytona) foi a inspiração da última Ferrari V12

Mesmo assim, é um carro que acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e atinge velocidade máxima de 340 km/h. Números idênticos da 812.

O conjunto é completado pela transmissão de dupla embreagem e oito marchas F1 DCT, além de um pacote de assistentes eletrônicos de tração, diferencial, freios e estabilidade. Coisas que fazem com Enzo Ferrari se revire no túmulo. No entanto, a tração é traseira, como sempre deve ser em uma Ferrari.

Visual da Ferrari 12Cilindri

O estilo da 12Cilindri tem inspiração no passado. Suas linhas tiveram como base a clássica 365 GTB/4 (Daytona), de 1968. Ela foi um gran turismo de 2+2, com imenso capô que marcou o fim dos faróis circulares e adotou um conjunto duplo, que primeiramente era protegido por um máscara acrílica e depois ganhou sistema escamoteável.

ferrari 12cilindri 2024 vermelha frente
Faróis protegidos por uma máscara e as lanternas são os elementos mais marcantes herdados da Daytona

O visual enche os olhos, principalemte com os elementos do conjunto ótico, as saídas de ar do capô, o formato das janelas espia, assim como as ponteiras de escapamento e as lanternas duplas. Tudo isso envolvo em um desenho moderno

A Ferrari tem buscado resgatar sua identidade em seus projetos atuais. A própria 296 GTB teve sua silhueta inspirada na Dino 246 GT (que até então tinha sido o único modelo de Maranello com motor V6). A Roma também tem

Por dentro, o acabamento é impecável, com fibra de carbono, alumínio e couro. Mas sem as aspirações retrô da carroceria.

ferrari 12cilindri 2024 vermelha e spider prata
Ao contrário da tradição ferrarista, a 12Cilindri chegou com versões fechada e aberta simultaneamente

E como o tempo de mercado da 12Cilindri aparentemente não será longo, a Ferrari lançou o carro nas versões Berlinetta (fechada) e Spider (conversível). Geralmente as derivações abertas demoram um pouco mais. Mas o relógio está contra os V12.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mauricio 5 de maio de 2024

Óbvio que as 12 cilindros serão eternas

Avatar
Mauricio 5 de maio de 2024

Óbvio q as 12 cilindros serão eternas
Sinto muito jabá dos chineses

Avatar
Deixe um comentário