Ferrari 625 Targa Florio Vignale: clássico vai a leilão na Bonhams
Fabricado em 1953, modelo raro foi pilotado pelo campeão de Fórmula 1 Mike Hawthorn e disputou várias corridas importantes ao longo do tempo
Fabricado em 1953, modelo raro foi pilotado pelo campeão de Fórmula 1 Mike Hawthorn e disputou várias corridas importantes ao longo do tempo
Uma Ferrari 625 Targa da década de 1950 com histórico de participação em diversas corridas. Em uma das sessões do primeiro Grande Prêmio que disputou, no famoso circuito de Monza, na Itália, o bólido foi guiado por ninguém menos que Mike Hawthorn, que, anos mais tarde, em 1958, celebrizou-se por se tornar o primeiro piloto britânico a ganhar um campeonato de Fórmula 1.
Já pensou em ter um esportivo com tanta história? Pois saiba que ele pode ser seu! No próximo dia 11, a casa de leilões Bonhams vai leiloar o automóvel em questão, no evento Les Grandes Marques du Monde, em Mônaco.
Trata-se de uma Ferrari 625 Targa Florio, com carroceria do tipo spider construída artesanalmente pela Vignale e equipada com um motor 2.5 de quatro cilindros com duplo comando de válvulas. Apenas três veículos nessa configuração foram fabricados.
É claro que tanta exclusividade tem preço: a estimativa da casa de leilões é de receber pelo bólido por um lance entre 4,5 milhões de euros e 6,5 milhões de euros, o que equivale, em conversão direta, a um valor que vai de R$ 19 milhões a R$ 27,5 milhões!
Depois da corrida de estreia, na qual a Ferrari 625 Targa foi pilotada por Hawthorn, a pequena spider teve a dianteira remodelada e assumiu a forma que mantém até hoje, com uma grade dianteira de menor tamanho. Em 1954, já com a “cara nova”, o modelo participou da Carrera Panamericana, completando a prova em terceiro lugar.
Curiosamente, a história da Ferrari 625 Targa Florio também está ligada à América do Sul. Segundo a Bonhams, o bólido pertenceu a cinco proprietários residentes no Brasil e na Argentina. No país vizinho, chegou a disputar provas como o GP 1.000 km de Buenos Aires e as 500 Milhas da Argentina.
Nos anos 60, a spider voltou para a Itália. Não há informações claras sobre esse período: o que se sabe é que, em 1976, ela foi descoberta em um ferro velho em Nápoles, em péssimo estado, e passou por uma restauração em Modena, sede da Ferrari.
Na década de 1980, a Ferrari 625 Targa voltou para as pistas e participou de quatro edições da famosa prova Mille Miglia. Em 2006, ele foi submetido a outra restauração.
Para quem for comprá-la, há uma certeza: além da exclusividade de poder circular em um veículo extremamente raro, o preço inclui ainda o privilégio de ter na garagem uma testemunha da história das corridas.
Fotos Bonhams | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |