Fiat 500 elétrico: bateria amassada dá prejuízo de mais de R$ 200 mil
Caso do Fiat 500 elétrico que sofreu um pancada na bateria, que foi condenada, circula as redes; marca italiana explica necessidade de troca
Caso do Fiat 500 elétrico que sofreu um pancada na bateria, que foi condenada, circula as redes; marca italiana explica necessidade de troca
Um Fiat 500 elétrico ganhou visibilidade nas redes sociais nos últimos dias quando sua bateria de pouco mais de 200 km foi considerada irreparável após uma raspada no assoalho danificar o propulsor elétrico.
Com a perda total do componente, o mecânico da oficina explica que a substituição por uma nova ficaria na casa dos R$ 240 mil, o que praticamente torna inviável o reparo.
No entanto, o que mais chamou a atenção nas filmagens é que o assoalho do Fiat 500 elétrico apresentava apenas dois amassados que, a primeira vista, podem ser considerados leves, e isso levantou suspeita sobre a qualidade do veículo nas redes sociais. Apesar de mostrar o dano, o responsável pelo vídeo não informou o que causou o estrago na parte de baixo do veículo – veja vídeo no fim da matéria.
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Por isso, o AutoPapo procurou a Stellantis para comentar sobre o caso. A Holding fez análises mais técnicas e concluiu que o dano foi mais profundo do que as imagens sugerem e o estrago não foi apenas no acabamento inferior:
Com relação ao vídeo em questão, a Stellantis esclarece que, após análises mais técnicas, identificou-se uma avaria profunda na parte inferior do veículo decorrente de sinistro, e não apenas no acabamento inferior, como as imagens iniciais sugerem.
Isso ocasionou, inclusive, a quebra da tubulação de arrefecimento e consequente vazamento interno do fluído para dentro da bateria, ocasionando a inutilização da mesma. Importante ressaltar que o valor do kit da bateria está alinhado com o que se encontra no mercado de veículos eletrificados e que o áudio do vídeo não esclarece e nem é correto.
A Stellantis reforça ainda que todos os seus veículos passam pelos mais severos testes de qualidade e atendem todas as normas de homologação.
Apesar de estar se popularizando, ainda existem alguns empecilhos que deixam o consumidor com o pé atrás na hora de comprar um carro elétrico. Problemas como autonomia, investimento inicial de compra, reabastecimento, e manutenção da bateria – como no caso desse Fiat 500 elétrico – são alguns deles.
Em maio deste ano aconteceu algo parecido com a bateria de Renault Kwid elétrico. O modelo teve a bateria totalmente danificada, quando um eletricista cortou o chicote elétrico para fazer a instalação de um sistema de rastreamento.
Ao interromper o chicote o eletricista acabou danificando a bateria resultando em um prejuízo de R$ 140 mil.
Apesar dos problemas, também existem os pontos positivos de um carro elétrico. Além de ele ser menos poluente que os carros com motor a combustão, eles são muito mais baratos para abastecer, pagam menos impostos, têm manutenção mais simples e fazem menos barulho no trânsito.
Cabe ao motorista colocar os prós e contras na balança e fazer a sua escolha.
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Boris, tá faltando as montadoras explicarem por que as baterias dos carros citados tem praticamente o preço dos veículos novos.
O brasileiro é feito de otario todos os dias!! O preço do Fiat 500 na Itália é de 34.500 euros, aproximadamente 172.500 reais. O brasileiro paga 249 mil. Culpa da taxa de importação? Não! A taxa de importação é de 16%. Considerando que o preço da Itália já está embutido o lucro da concessionária mas a taxa de importação de 16% no Brasil o veículo deveria custar 200.000. esse preço é correto? Pelo jeito não já que a bateria sozinha custa 240.000. damos contas que não é só o brasileiro que é o***** os italianos também estão sendo passado para trás. No Brasil paga-se caro para não ter estradas decentes, nesse quesito italiano São menos otários. Entretanto a questão da durabilidade da bateria só mostra uma coisa. Lata amassada não mente, se o amassada é pequena a pancada é pequena se o amassado é grande a pancada é grande, se dois que cabos foi o suficiente para criar danos estruturais internos severos a ponto de inutilizar a bateria, significa que sim, qualquer pancadinha vai te causar um prejuízo superior ao preço total do carro. Acha que o italiano pode não pegar uma estrada de terra e ter problemas com a bateria elétrica do seu Fiat 500? Claro que sim! Já no Brasil ele nem precisa ir tão longe. Pense você com o carro desse em uma pequena cidade aonde os prefeitos mandam construir quebra-molas curtos e altos. Pronto já está preparado o terreno para o seu prejuízo no valor de um automóvel caro demais.
o que eu gastarei em manutencao e gasolina no meu fiat 500 cult1.4 ano 2012 automático não vai ser nem 10% do valor de um 500 elétrico. achei lindo o carro cheio das tecnologias fiz o teste drive mas não gostei da parte da fragilidade. como um carro desses tem a bateria justamente onde pode receber alguma pancada? estamos no brasil cheio das lombadas! essa bateria tinha que ser algo menor e centralize tivesse um protetor de assoalho e depois a bateria. e um carro que em 4 anos vai ta sendo vendido por 80 mil e mesmo assim sera visto como uma bomba pois a bateria mesmo eles dizendo que não vai apresentar algum problema!!
Só tenho uma coisa pra dizer para o dono desse 500: pega esse carro, arranca essas bateria porcaria e esse motorzinho de barbeador fora, adapta um AP no lugar e seja feliz. Vai gastar nem 15% do valor de arrumar isso aí. Aqui é Brasil, fii, não é Mônaco: O pessoal se iludindo que daqui 30 anos carro elétrico vai se popularizar… dá vontade de rir mesmo. Acorda, nem os a combustão novos são populares mais, tem Mobi custando quase 70 mil e é fraco, manco, mal acabado e inseguro. Carro elétrico não vai pegar aqui. As montadoras sabem, tanto que venda não vai existir mais. O futuro é carro por assinatura, afinal é mais sustentável né .. kkkkk piada
simples assim…so no nosso…brasill..silll..silll and o povo cada vez mais iludido comprando carro pra.se mostar pro vizinho…neh..pra que comprar carro eletrico??..o cara vai morrer e nao vai gastar de gasolina e muito menos de alccol..o que pagou pela diferença de valores!!!
aqui no Brasil o problema já tinha sido solucionado la fora tudo e descartado aqui se repara de tudo brasileiro tem que se estudo pela Nasa.
A moda agora vai ser furtar bateria e não mais farol de carros…
Certo quem fez é a Toyota…..vamos trabalhar aqui com o híbrido….o Brasil já tem uma excelente matriz energética limpa ( etanol). Vou produzir híbrido, não preciso começar uma linha de produção do zero,pra fabricar carro elétrico….. entenderam ou quer que desenhe….
Tá me parecendo conversa de mecânico obsoleto com medo do futuro. Só podemos opinar após saber a causa, e de pronunciamento oficial da empresa sobre esses valores. O resto é especulação.
Bom resumindo que seguradora vai querer arcar com um prejuízo desses? Mas vamos lá idiotas que patrocinam cada ação das montadoras sem parar pra pensar no todo.
Só tem contras ,em poucos anos vence a garantia de todas baterias e estes carros serão descartáveis…
Uma aventurazinha em estrada de barro nem pensar, vai que raspa numa pedra, galhos… Prefiro meu fusca.
Se alguém quiser comprar um carro elétrico, pesquisem antes e verão que o 500 é um dos melhores. Está mesmo lotado de problemas é com Chevrolet Bolt Porsche Taycan, VW ID e até a intocável Tesla.
Bem isso, imagina seguro desses carros, quem vai querer!? Ops pior que tem besta que compra esqueci
seu comentário está aguardando moderação.
Até 60% dos veículos elétricos Porsche Taycan têm sérios problemas de carregamento – a empresa sabe disso, mas esconde. PESQUISEM
Todos oa carros elétricos têm baterias no assoalho. Portanto esse problema poderia ter ocorrido com qq outro veículo elétrico, dependendo do impacto .
Essa história tá muito mal contada.. o carro custa 239.900,00 e a bateria custa 200.000,00? Foi so uma batidinha mesmo? Papinho bem furado, tem coisa estranha nessa historinha.
Concordo. Aliás a bateria custa 240mil.. o preço do carro. Historinha bem estranha mesmo.
Foi exatamente esta pergunta que fiz pra mim mesmo. A bateria é o preço do carro. Não entendi foi nada.
Isso lembra daquelas impressoras a jato de tinta. Quando a tinta acabava, saia mais barato comprar uma impressora nova, de tão caro que eram os cartuchos de reposição.
Pelo tamanho do raspado,se nota uma falta de controle de qualidade e má fé da fábrica,o que se vê é uma avaria tão superficial que deveria ser reparada imediatamente pela Fiat,e fazer um recall de todos os veículos dessas vítimas que os compraram.
O que ninguém comentou ainda… Qual foi o impacto que passou esse 500 pra sofre esse dano? Lombada?
Vazar líquido de arrefecimento pra dentro da bateria por impacto e invalidar a mesma é um projeto que precisa de muito desenvolvimento ainda.
E o mais importante… O seguro cobre??? A garantia??
A bateria Fica exposta assim sem proteção alguma?
Desse jeito Fica fácil tomar prejuizo.
O mais importante: por que substituir as baterias fica o valor do carro ou até mais caro? Quando o motor, que é a peça mais cara de um carro, precisa ser substituído, dependendo do carro e da oficina onde o serviço vai ser feito, pode variar de R$ 3.000,00 a R$ 20.000,00, até um pouco mais, dependendo do modelo. Mas jamais vai ultrapassar o valor do carro, a não ser que seja um carro muito velho e desvalorizado. Querem que compremos carro elétrico, mas como confiar? E montadora é tudo igual: faz de tudo para invalidar a garantia.
Golf GTI é 100 mil reais só o motor
Então pra que serve essa proteção embaixo do carro se não protege de uma leve pancadinha. Ao contrário do que a Fiat alega, não foi um sinistro. O problema é que o carro é tão frágil que parece de vidro.
Aposto que o proprietário não sabia do valor da bateria antes de comprar o carro. Eu também tava super animado com a ideia, mas agora fiquei triste. Coitado do dono do veículo,… Pelo visto só daqui uns trinta anos a classe média vai poder ter um carro elétrico, com possíveis adequações
Ou seja , para a grande maioria dos brasileiros o melhor ainda é ter carro à gasolina/álcool .Esse ”futuro do carro elétrico ‘ aqui ainda é impossível de virar realidade no curto ou médio prazo .!
Carro elétrico tem que comprar de quem faz projeto de carro elétrico do zero, não dessas montadoras tradicionais que fazem adaptações de plataformas pensadas para carro à combustão.
No Brasil, só a BYD no momento.
Carros elétricos só valem a pena em países onde há forte subsídio governamental e as baterias tenham garantia de no mínimo dez anos !
Aqui, no Brasil, é fria !
Como o valor da bateria pode ser equivalente ao do veículo zero km ?
HOJE no BRASIL é para inglês ver. Somente para entuasiastas no momento, os primeiros usuários que querem ter agora vão desepejar caminhão de dinheiro até que a tecnologia, o mercado, custo e leis estejam todos equalizados nesssa realidade.