Fiat Cronos ou VW Virtus: qual levará a melhor?

Virtus Highline 200 TSI
Por Roberto Nasser
Publicado em 01/12/2017 às 12h21
Atualizado em 12/03/2018 às 22h53
Roberto Nasser Cronos

Volkswagen Virtus e Fiat Cronos estão em fase de apresentação à imprensa, cooptando divulgação por jornalistas e blogueiros, preparando clima para disponibilização de vendas no início do próximo ano. O Virtus já iniciou produção e o Cronos ainda não definiu data de lançamento, programada para janeiro ou fevereiro.

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São semelhantes em dimensões – embora o VW tenha quase 10 cm de distância entre eixos superior ao Fiat. Diferem-se por proposta e motorização; mas tem o mesmo foco: miram nos líderes. O Virtus foca em Chevrolet Cobalt e o Hyundai HB20S. O VW utilizará o motor 1.0 tricilíndrico, com injeção direta e turbo, enquanto o Cronos, inicialmente, terá como opções o 1.3 de quatro cilindros com transmissão automatizada Dualogic e o 1.8 com transmissão automática. Ao fim do próximo ano chega o motor 1.4 turbo.

O Cronos quer, majoritariamente, os compradores de Chevrolet Prisma e Honda City com a versão de menor preço, a 1.3 Drive. A versão superior Precision quer concorrer na mesma faixa do Virtus. O Cronos foi desenhado no Brasil pela equipe liderada por Peter Fassbender. Tem invejável traço estético, conseguindo ser um sedã com morfologia própria, banindo o conceito de ser um hatch com um prolongamento caudal.

A construção emprega a plataforma até a Coluna B, batente da porta dianteira. Dali para trás se modifica com a inserção de um novo pedaço para caracterizar o sedã compacto. A dianteira recebeu outros elementos para distanciá-lo do Argo. A linha traseira do teto, o recorte das portas traseiras transmitem a ideia de elegância.

No automóvel o porta-malas se destaca por enorme capacidade, acima de 500 litros. Entretanto, não utiliza mola a gás ou articulação pantográfica para facilitar o uso.

Preços do Cronos imaginados entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.

Pontualmente, Virtus e Cronos não serão concorrentes, pois apostam em segmentos diversos, apesar de projetadamente terem versões disputando os mesmos clientes. O Virtus será mais um no leque de produtos da VW, querendo pegar carona na identificação do Polo como “Mini Golf”, com vendas projetadamente inferiores ao Cronos. A postura mercadológica deste último é diferente: deve ser alavanca auxiliar para implementar vendas da Fiat. Espera-se que a companhia enfatize sua maior qualidade, que não são as linhas, mas a qualidade construtiva. A empresa não conseguiu mostrar isto com o Argo.

Roberto Nasser Cronos
Fiat Cronos chega ao mercado no início de 2018

Ssangyong voltará em 2018

A Venko, nova representante da marca sul-coreana SsangYong, apresentou produtos que serão comercializados no Brasil – começará a vendê-los em 2018. Corre para reativar concessionários sobreviventes e nomear outros, para chegar a 50 pontos de venda.

A marca já esteve no Brasil por duas vezes e, passada crise na matriz, agora controlada pela indiana Mahindra, retorna ao país com novo importador – originalmente o primeiro representante da Chery. Demonstra o interesse no mercado, por meio da junção de capitais da controladora indiana Mahindra, pela SsangYong (que nome…) – e pela representante Venko.

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SsangYong: que nome…

Retorno com quatro produtos em diferentes segmentos:

SUV Compacto – Tivoli, derivado do XLV. Motores a gasolina, 2.2 litros, 128 cv de potência e torque de 16,3 kgfmCâmbio automático Aisin de seis velocidades. Diferença entre os dois está no comprimento – o XLV tem mais 24 cm e, claro, porta-malas maior;

SUV – É o Korando, apresentador da marca ao Brasil. Estilo atualizado pela casa Pininfarina – no destroçar dos ateliês de construção dos grandes carrozziere, a Mahindra assumiu três quartos do capital. Motor diesel, 2.2 litros, 178 cv e 41 kgfm de torque. Tração nas quatro rodas on demand – o Korando aplicará a tração em duas ou na totalidade, de acordo com o necessário.

Picape – É a Actyon. Mecânica comum ao Korando, porém com comando de tração com reduzida 2×4, 4×4 e diferencial central pelo motorista. Baixa capacidade de carga: 681 kg (que medida curiosa...). Não é monobloco como as picapes leves, mas emprega chassi com longarinas.

Preços projetados, pois carga tributária ainda é desconhecida no atrapalhado projeto de regulação do setor, o Rota 2030. Tivoli – R$ 85 mil a 100 mil; XLV – R$ 5 mil adicionais; Korando – R$ 135 mil a 150 mil; Actyon Sports, R$ 120 mil a 135 mil.

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Citroën pouco desvaloriza

Surpresa: usados Citroën crescem valorização

Levantamento da agência AutoInforme com 24 marcas e comportamento no mercado durante o primeiro ano de uso, indicou enorme ganho de valor de revenda pelos Citroën. Na aferição percebeu-se depreciação média de 12,4%, enorme diante dos números anteriores, na casa dos 18,1%. O ganho, adequado aos proprietários, altera o conceito da marca.

Paulo Solti, vice-presidente para a América do Sul e diretor geral da Citroën do Brasil vê a conquista como resultado de investimentos na satisfação do cliente. Ano passado, a marca envidou série de providências para valorização da marca embutidos no Compromisso Citroën: Revisão a R$ 1 por dia, com intervalos de 10.000 km e possibilidade de pagamento parcelado; Citroën Advisor, um canal de relacionamento franco para avaliar concessionárias, serviços e dividir opiniões; o Citroën Assistance XL, com reboque gratuito até o oitavo ano de vida do veículo; e o programa Novo de Novo Citroën, a recompra garantida do Citroën usado e facilidades para a troca por um zero km. O pacote de providências solidificou a imagem, a certeza do acolhimento do cliente pela marca, e a amplitude de proteção influenciou no valor de revenda. Hoje os Citroën estão pareados com as marcas com usados de menor desvalorização. A medida, tomada em um ano de uso, indica o C3, mais vendido da marca, com 11,3 % de desvalorização e o SUV Compacto Aircross com 12,5%.

A constatação numérica tem relevo especial quando de observa, quebra um paradigma, a de atrelar o valor de revenda ao país de origem da marca, pelo qual japoneses, coreanos e alemães tinham menor desvalorização. A Citroën inscreveu os franceses no rol dos bons investimentos.

Roda-a-Roda

Mais uma – Eurobike, com rede de revendas BMW e Porsche, nova representante da inglesa McLaren no Brasil. Produtora de esportivos desenvolvidos com know-how da Fórmula 1, tenta há alguns anos encontrar importador. O tricampeão Nelson Piquet foi sondado e declinou – mas comprou uma unidade. Importação depois da nova legislação, em 2018.

Recorde – Recém surgida no mercado, sucesso de vendas, norte-americana Tesla, produtora de veículos elétricos, anuncia recorde mundial para 2020: esportivo de produção industrial apto a acelerar de 0 a 100 km/h abaixo de dois segundos.

Painel – É o mais ágil já construído. Para noção, o Bugatti Chiron, do alto de seu motor 16 cilindros em W, 8.0 litros toma 2,5 segundos para a mesma proeza.

Tem mais – Surpreendeu-se? Vem aí o caminhão Tesla. Vazio irá de 0 a 100 km/h em 5 segundos; com 36 toneladas de carga, 20 segundos. Atração maior, carregado será capaz de manter 105 km/h numa subida de 5 graus – caminhões do mesmo porte, a diesel, andam a 70 km/h. Resultado, media horária maior, menos tempo em viagens. Autonomia 800 km.

Questão – Não havendo almoço grátis, recarga exige consumo de energia igual ao consumo de 4.000 casas.

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Caminhão elétrico da Tesla vai de 0 a 100 km/h em cinco segundos

Na frente – Ford anunciou mudança na linha Fiesta. Não é a sétima geração, mas apenas um trato na anterior. Chama-o, com pouca criatividade, de New Fiesta 2018. Marca-se pela mudança na grade frontal, cuja cor, preta ou cromada indicam a versão de conteúdo. Para-choques mudaram.

Freio – Freou investimentos, inalterando o grupo óptico, mas incluiu barras anti-intrusão nas portas e reforço estrutural no teto. Aparentemente, depois dos maus resultados do Ka nas provas de impacto do Latin NCAP, iniciou corrigir economia construtiva. Tempos atuais exigiram levar a tela de 19 cm à versão SEL, com sistema Mirror Screen. Versão de topo, Titanium, agrega câmera de ré.

Mecânica – Motores mais potentes na categoria, policilíndricos, em alumínio, transversais, 1.6 litro, 125/ 128 cv, e 1.0 litro, Ecoboost, 125 cv e densos 200 Nm de torque – medida encontrável nos motores 2.0 aspirados. Transmissões mecânicas de cinco velocidades ou polêmica Powershift, com seis.

Quanto – Leque abre em R$ 56.690 na versão de entrada e vai a R$ 75.190 para a de Topo, Titanium 1.6 Plus. Vem equipada com transmissão automática, bancos revestidos em couro, sete bolsas de ar, sensores de chuva e crepúsculo.

E…  – Adicional de custo pelo turbo eliminou versão Titanium e motor Ecoboost.

Roberto Nasser SsangYong Cronos Virtus

Novo –No início de janeiro a Honda apresentará novidades estéticas no sedã compacto City.

Eleição – Jornal do Carro, do Estado de São Paulo, fez pesquisa entre 1.500 motoristas e elegeu a Mercedes-Benz como a marca mais lembrada. Também vitoriou em iniciativas da AutoData e TranspoData.

Definição – Assumida pela Marcopolo, também fabricante de carrocerias para ônibus, Neobus definiu estratégia: aplicou-se aos micro-ônibus. Até outubro montou 639 unidades, contra 413 em 2016. 64,4% de crescimento. Dedica-se, também, aos urbanos Mega; micros Thunder e rodoviários N10.

Ambição – Rinaldi, produtora gaúcha de pneus e câmaras de ar reforçadas para motos com aplicação off-road, iniciou exportar ao atrativo mercado norte-americano. USAMX, a importadora, foi responsável por abrir o mercado mexicano à Rinaldi, quer repetir o feito nos EUA, a partir da Flórida

Gente – Carlos Gomes, português, presidente Brasil America Latina, membro do board do Groupe PSA, eleição. OOOO Personalidade do Ano no Prêmio AutoData 2017. OOOO Segunda vez. OOOO Antonio Megale, Anfavea; Besaliel Botelho, Bosch; Roberto Cortes, da MAN, também. OOOO Silvio Campos, engenheiro mecânico, mestre em economia, progressão. OOOO Marketing do produto na Case IH, de tratores. OOOO

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1 Comentário
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Car_Drive 1 de fevereiro de 2018

Reportagem do Cronos e Virtus CHEIA de erros, trocaram os modelos que concorrem com ambos e ainda passaram informações errôneas.

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