Fiat Fiorino aposenta o motor Fire e fica mais econômico
O furgão compacto mais vendido do Brasil ganhou mais potência com o motor 1.3 Firefly, dando fim ao veterano motor 1.4 Fire
O furgão compacto mais vendido do Brasil ganhou mais potência com o motor 1.3 Firefly, dando fim ao veterano motor 1.4 Fire
O Fiat Fiorino trocou o antigo motor 1.4 Fire pelo 1.3 Firefly para atender ao Proconve L8. O furgão ficou mais potente e mais econômico com essa mudança, que trouxe junto alguns equipamentos adicionais.
Com essa troca a Fiat aposenta de vez o 1.4, que estreou em 2005 na linha Palio. A família Fire sairá de linha definitivamente assim que for anunciada a troca do motor 1.0 de quatro cilindros do Mobi pelo Firefly de três, o que deve ocorrer nos próximos dias.
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Essa troca de motor também é válida para o Peugeot Partner Rapid, que é o irmão gêmeo do Fiat Firorino. Desde o fim da versão Business as únicas diferenças entre eles está nos emblemas, na grade dianteira e no uso de calotas pelo modelo com a marca do leão.
O motor 1.3 Firefly é todo feito em alumínio, possui comando único no cabeçote tocado por corrente metálica, duas válvulas por cilindro e taxa de compressão de 13,2:1. Ele produz 98 cv com gasolina e 107 cv com etanol, o torque fica em 13,2 kgfm com gasolina e 13,7 kgfm com etanol.
Esse propulsor é 21 cv mais potente e conta com 1,5 kgfm de torque a mais. A única outra mudança técnica foi em um leve encurtamento na relação final do diferencial, que foi de 4,4 para 4,6.
A aceleração de zero a 100 km/h do Fiat Firiono foi reduzida de 13,7 segundos para 11,5 segundos, a máxima subiu em 10 km/h e agora é de 170 km/h. Confira a comparação entre o consumo antigo com o novo:
Carro | Consumo urbano | Consumo rodoviário |
---|---|---|
Fiorino 1.3 Firefly 2025 | 12,4 km/l (gasolina) / 8,7 km/l (etanol) | 13,6 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol) |
Fiorino 1.4 Fire 2024 | 11,74 km/l (gasolina) / 8,11 km/l (etanol) | 12,42 km/l (gasolina) / 8,38 km/l (etanol) |
A capacidade de carga de 650 kg foi mantida, assim como o volume de 3,3 m³ do baú. O acesso é pelas portas traseiras, que abrem em até 180°.
Com a troca de motor o Fiat Fiorino ganhou assistência elétrica na direção, no lugar da hidráulica. O utilitário ganhou também monitor de pressão dos pneus e sensor de temperatura externa.
O pacote de equipamentos é fechado e inclui ar-condicionado, regulagem de altura do banco, vidros e travas elétricas, computador de bordo, porta-luvas iluminado, controles de tração e estabilidade, freios com ABS, airbag duplo, assistente de partida em rampa, chave com telecomando, faróis de neblina e regulagem de altura do volante.
Os preços ainda não foram divulgados.
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