Fiat Fiorino aposenta o motor Fire e fica mais econômico

O furgão compacto mais vendido do Brasil ganhou mais potência com o motor 1.3 Firefly, dando fim ao veterano motor 1.4 Fire

Fiat Fiorino Endurance 2025 branco frente parado
As únicas mudanças foram sob o capô (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/01/2025 às 11h00

O Fiat Fiorino trocou o antigo motor 1.4 Fire pelo 1.3 Firefly para atender ao Proconve L8. O furgão ficou mais potente e mais econômico com essa mudança, que trouxe junto alguns equipamentos adicionais.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Com essa troca a Fiat aposenta de vez o 1.4, que estreou em 2005 na linha Palio. A família Fire sairá de linha definitivamente assim que for anunciada a troca do motor 1.0 de quatro cilindros do Mobi pelo Firefly de três, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Fiat Fiorino Endurance 2025 branco traseira carregado
A capacidade para 650 kg não mudou

VEJA TAMBÉM:

Essa troca de motor também é válida para o Peugeot Partner Rapid, que é o irmão gêmeo do Fiat Firorino. Desde o fim da versão Business as únicas diferenças entre eles está nos emblemas, na grade dianteira e no uso de calotas pelo modelo com a marca do leão.

O motor 1.3 Firefly é todo feito em alumínio, possui comando único no cabeçote tocado por corrente metálica, duas válvulas por cilindro e taxa de compressão de 13,2:1. Ele produz 98 cv com gasolina e 107 cv com etanol, o torque fica em 13,2 kgfm com gasolina e 13,7 kgfm com etanol.

Fiat Fiorino Endurance 2025 interior painel
O carro ganhou direção elétrica, sensor de temperatura externa e monitor de pressão dos pneus

Esse propulsor é 21 cv mais potente e conta com 1,5 kgfm de torque a mais. A única outra mudança técnica foi em um leve encurtamento na relação final do diferencial, que foi de 4,4 para 4,6.

A aceleração de zero a 100 km/h do Fiat Firiono foi reduzida de 13,7 segundos para 11,5 segundos, a máxima subiu em 10 km/h e agora é de 170 km/h. Confira a comparação entre o consumo antigo com o novo:

Carro Consumo urbano Consumo rodoviário
Fiorino 1.3 Firefly 2025 12,4 km/l (gasolina) / 8,7 km/l (etanol) 13,6 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)
Fiorino 1.4 Fire 2024 11,74 km/l (gasolina) / 8,11 km/l (etanol) 12,42 km/l (gasolina) / 8,38 km/l (etanol)

A capacidade de carga de 650 kg foi mantida, assim como o volume de 3,3 m³ do baú. O acesso é pelas portas traseiras, que abrem em até 180°.

Com a troca de motor o Fiat Fiorino ganhou assistência elétrica na direção, no lugar da hidráulica. O utilitário ganhou também monitor de pressão dos pneus e sensor de temperatura externa.

O pacote de equipamentos é fechado e inclui ar-condicionado, regulagem de altura do banco, vidros e travas elétricas, computador de bordo, porta-luvas iluminado, controles de tração e estabilidade, freios com ABS, airbag duplo, assistente de partida em rampa, chave com telecomando, faróis de neblina e regulagem de altura do volante.

Os preços ainda não foram divulgados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário