[Usado] Fiat Mobi Drive Firefly 2017 é a melhor versão do urbano
O único modelo com motor de 3 cilindros é o mais esperto, o mais econômico e já vinha bem equipado para um carro de seu segmento
O único modelo com motor de 3 cilindros é o mais esperto, o mais econômico e já vinha bem equipado para um carro de seu segmento
Graças ao Uno e o Palio, os carros compactos da Fiat ganharam a fama de serem opções baratas e de baixa manutenção no mercado. Hoje a porta de entrada da marca é o Mobi, porém o valor de um novo parte de R$ 69.990 — com bem menos é possível levar um usado na versão Drive 2017, com o motor Firefly.
Hoje a Fiat oferece o seu subcompacto apenas com o antigo Fire de 4 cilindros, o queridinho dos frotistas. O motor 1.0 Firefly de 3 cilindros foi oferecido de 2017 a 2019 e oferecia mais desempenho, maior economia de combustível e custos menores de revisões.
VEJA TAMBÉM:
Essa opção de usado é boa para quem precisa de um carro urbano e de baixo custo de manutenção. Ele é elegível para rodar em aplicativos, porém não espere elogios do passageiro sobre o espaço interno.
O Fiat Mobi Drive 2017 traz muito em comum com o Uno, porém as medidas diminutas sacrificam o espaço no banco traseiro e porta-malas. Essa compatibilidade com outros carros da marca facilita na hora de encontrar peças.
Por esse versão equipada com o motor Firefly ser da primeira fornada, isso significa que sua suspensão é mais baixa e não tem barra estabilizadora. O vão livre de 15,6 cm é menor que o da linha atual, mas é alto o suficiente para não raspar em quebra-molas e valetas.
A falta das barras estabilizadoras prejudica no comportamento em curvas, porém tem a vantagem de não existir as bieletas para serem trocadas periodicamente. O foco dele é o conforto e absorver as irregularidades de nosso asfalto.
Uma vantagem do motor 1.0 Firefly quando comparado ao Fire de mesmo deslocamento é trazer direção com assistência elétrica: é mais leve e não rouba potência do motor, além de não ter fluído para se preocupar. Outra vantagem é o custo de revisões mais barata, confira na tabela:
Revisão | 1.0 Firefly | 1.0 Fire |
---|---|---|
1ª | R$ 319 | R$ 300 |
2ª | R$ 676 | R$ 672 |
3ª | R$ 600 | R$ 1.084 |
4ª | R$ 1.340 | R$ 888 |
5ª | R$ 616 | R$ 748 |
6ª | R$ 1.008 | R$ 2.136 |
Total | R$ 4.559 | R$ 5.828 |
Hatchback subcompacto com cinco lugares.
Fábrica da Fiat em Betim, Minas Gerais.
De R$ 39.478 (2017) a R$ 48.442 (2020)
Por ser um carro popular e muito usado para o trabalho, as unidades em melhor estado de conservação e menos rodadas são vendidas acima do preço de tabela. O sobrepreço varia de R$ 2 mil a quase R$ 8 mil.
O motor Firefly é um 1.0 aspirado de três cilindros, mas com um diferencial quando comparado com a concorrência: possui apenas duas válvulas por cilindro. Por isso, ele tem o maior torque da categoria: 10,9 kgfm com etanol e 10,4 kgfm com gasolina, que aparecem a 3.250 rpm.
A potência é de 77 cv a 6.000 rpm com etanol ou 72 cv a 6.250 rpm com gasolina. Mesmo sendo um motor de 6 válvulas e comando único, o Firefly possui variador no tempo de abertura das válvulas, o que ajuda na elasticidade do propulsor.
Sua construção é moderna, com bloco e cabeçote em alumínio. Ele traz soluções que reduzem a manutenção, como o uso de corrente de comando, alternador com operação variável e sistema de partida a frio sem tanquinho de gasolina.
Os dados abaixo são do programa de etiquetagem do Inmetro.
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 9,6 km/l | 11,3 km/l |
Gasolina | 13,7 km/l | 16,1 km/l |
O porta-malas do Fiat Mobi Drive 2017 é praticamente um porta-luvas, sua capacidade é de 215 litros. A capacidade de carga é de 400 kg, superior a de alguns carros maiores.
O compacto utiliza McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, sem a adição das barras estabilizadoras.
O Fiat Mobi Drive 2017 utiliza discos na dianteira e tambores na traseira, assistidos pelo sistema antitravamento (ABS) e pela distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |