Fiat Palio Adventure 2017: 10 pontos para observar
Uma das últimas station-wagons nacionais, Palio Weekend tem em sua versão aventureira aquela opção de carro versátil
Uma das últimas station-wagons nacionais, Palio Weekend tem em sua versão aventureira aquela opção de carro versátil
A Fiat Palio Weekend Adventure foi uma espécie de oráculo do mercado. Lançada pela primeira vez em 1999, ela surfou justamente no que as pesquisas já sinalizavam. Consumidores queriam ter um veículo com imagem off-road, sem precisar gastar muito com (ou ter) capacidades realmente jipeiras.
VEJA TAMBÉM:
Assim nasceu a Fiat Palio Adventure, espécie de primeiro crossover nacional que trouxe o conceito de off-road light para a carroceria de perua. Justificava essa “vontade fora de estrada” com pneus de uso misto, suspensão elevada, amortecedores reforçados, maior vão livre do solo e um monte de penduricalhos no design com apelo aventureiro.
Deu tão certo que a Adventure passou a responder por mais de ⅓ dos licenciamentos da Fiat Palio Weekend em uma época em que peruas vendiam bem. E virou uma marca dentro da própria montadora italiana, replicada posteriormente em modelos como Idea, Strada e Doblò.
Além disso, a ideia foi seguida por outras fabricantes. Sem falar que a mesma base de inspiração – e de pesquisa de mercado – da Fiat Palio Adventure serviu para a Ford lançar o EcoSport em 2003 e praticamente reinar no segmento de SUVs genuinamente urbanos por mais de uma década.
Hoje, a Fiat Palio Adventure é opção para quem quer uma pegada aventureira para a cidade, mas não gosta, ou não está disposto a gastar mais com um utilitário esportivo. Vamos dissecar, então, a perua “jipeira” ano 2017.
*valores apurados na segunda semana de maio de 2024
A Palio Adventure nasceu em 1999, dois anos após a Fiat lançar a Weekend. A variante pseudo-off-road da station-wagon compacta derivada do então hatch global Palio começou a ser vendida com motor 1.6 8V e em 2001 mudou para um propulsor multiválvulas, que durou pouco: em 2002 a linha adotou o 1.8 de origem GM.
Na carona do hatch que lhe serviu de base, a perua teve quatro reestilizações ao longo de sua trajetória no Brasil: em 2000, 2004, 2007 e 2012. No penúltimo ano citado de atualização, ganhou um equipamento realmente fora de estrada, o Locker, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro que prometia dar uma mãozinha em atoleiros simples.
Em 2009, passou a oferecer a opção do (dispensável) câmbio automatizado Dualogic. Em 2010, os motores GM saíram de cena e deram lugar à linha E.torQ, com a Fiat Palio Adventure equipada sempre com o 1.8 16V.
Em 2016, a Fiat lançou a série especial Extreme para a Fiat Palio Adventure. A linha começou a minguar e em 2017 a Weekend passou a ser oferecida em duas configurações: a aventureira e a Attractive. Em 2020, a perua se despediu após 23 anos de produção e 530 mil unidades no total.
O motor E.torQ derivado da fábrica da Tritec (joint venture entre BMW e Chrysler) jamais foi exemplo de eficiência. Contudo, tem boa disposição nas arrancadas, mas não se engane pelo nome, pois as retomadas pedem motor cheio só acima das 4.000 rpm.
A base é do Palio hatch, ou seja, é uma station-wagon compacta. Motorista se vale da posição elevada de dirigir e da ergonomia eficiente típica da Fiat. No banco traseiro, o espaço é acanhado para pernas e joelhos – e mais recomendado para, no máximo, dois adultos.
Outros pontos negativos ficam para o isolamento acústico – ineficiente, ainda mais para o áspero motor E.torQ – e para o acabamento, apesar de a Adventure ter suas bossas de mostradores (bússola e inclinômetros) e de detalhes nos revestimentos. O porta-malas, por sua vez, é amplo e de fácil acesso.
A plataforma 178 é a mesma do Fiat Palio lançado em 1996. Isso resulta em um carro com limitações dinâmicas em algumas situações. A carroceria dá sinais de flutuação em velocidades maiores e a tende a torcer em curvas fechadas, ainda mais com a altura maior.
Porém, a Fiat Palio Weekend se sai melhor no acerto da suspensão do que seu “pai”. Se o hatch sempre foi bastante “joão bobo” em buracos, lombadas e manobras mais rápidas, o pesinho extra da perua faz um bem danado ao carro.
Veja a lista de itens de série do Toyota Corolla XEi 2018.
Segundo a KBB Brasil, os preços da Palio Weekend Adventure ano 2017 se mantiveram praticamente estáveis nos dois últimos anos. De março de 2022 para março de 2023 o carro valorizou 5%, e de março de 2023 para março de 2024 a desvalorização foi de 4,7% no preço B2C da KBB, ou seja, Loja-Consumidor.
Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja a menor cotação para a Palio Weekend Adventure 2017.
*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)
A montadora não oferece revisões com preço fixo para veículos que já passaram da garantia ou dos 60 mil km. Confira os valores médios de manutenção para a Palio Weekend Adventure 2017 apurados em concessionárias da Fiat.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |