Fiat Strada Ranch Turbo resolve problema de desempenho, mas cobra no consumo
A caminhonete compacta mais vendida do Brasil não dormiu em berço expendido e ganhou motor mais forte para não ficar atrás das novas rivais
A caminhonete compacta mais vendida do Brasil não dormiu em berço expendido e ganhou motor mais forte para não ficar atrás das novas rivais
A Fiat lidera no segmento de caminhonetes compactas com a Strada, porém ela não dormiu no ponto enquanto a concorrência se mexia. A principal crítica no modelo italiano era a falta de um motor mais potente que o 1.3 Firefly, que foi remediado com o 1.0 turbo usado nas versões Ranch e Ultra.
Com o motor mais forte veio uma ampliação na gama da Fiat Strada, que agora conta com 7 opções. O 1.3 Firefly segue disponível com câmbio manual ou CVT, para quem prioriza a economia de combustível.
A versão testada pelo AutoPapo é a Ranch, que traz decoração mais aventureira e pneus de uso misto. O motor 1.0 turbo pode vir também na Ultra, que é mais esportiva e usa pneus de asfalto. Ambas custam R$ 136.990 e não possuem opcionais.
A Fiat Strada equipada com motor 1.0 turbo não perdeu as características já conhecidas, como a robustez da suspensão. Manteve o eixo rígido na traseira com molas semielípticas, que possui o mesmo acerta das versões aspiradas e não perdeu capacidade de carga.
Isso significa que a picapinha consegue aliar o conforto com a dirigibilidade mesmo tendo essa construção mais rústica. O segredo está nos batentes usados, que ajudam a evitar a “pulação” tradicional desse tipo de carro quando está sem carga.
O motor da Strada Ranch tem uma certa letargia para reagir em retomadas até o turbo encher, mas quando isso ocorre ela desperta os 130 cv. O câmbio CVT faz um bom trabalho em manter o motor sempre na rotação ideal.
Porém isso não é o suficiente para deixar a Strada turbo econômica como a 1.3 aspirada. Seu consumo é alto mesmo se comparado com o de rivais igualmente turbinadas, maiores e mais fortes.
Caminhonete compacta com cabine dupla e quatro portas.
Produzido na fábrica de Betim (MG).
R$ 136.990
A Fiat Strada Ranch 1.0 turbo concorre diretamente com a Chevrolet Montana e Renault Oroch. A Volkswagen Saveiro de cabine dupla segue com apenas duas portas, motor mais fraco e sem opção de câmbio automático, sendo problema para as versões Freedom e Volcano 1.3.
O motor 1.0 turbo T200 da Fiat Strada Ranch produz 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, o torque é de 20,4 kgfm independente do combustível.
Segundo a etiquetagem do Inmetro, o consumo da Fiat Strada Ranch é de:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 8,3 km/l | 9,4 km/l |
Gasolina | 12,1 km/l | 13,2 km/l |
O volume da caçamba é de 844 litros. A capacidade de carga é de 650 kg,
A caminhonete utiliza McPherson na dianteira e eixo rígido com molas semielípticas na traseira.
A Fiat Strada Ranch Turbo usa discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
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A Fiat deveria se preocupar muito mais com a qualidade dos seus carros pois comprei um strada zero deste modelo e com menos de 1 mês o carro está com problemas nos vidros e a capota chove mais dentro do que fora e ainda está baixando água do reservatório . A capota levei pra ver disseram que é assim mesmo os vidros fizeram uma atualização não resolveu nada tem que esperar até 20 dias pra trocar peça daí fico com os vidros sem usar . Agora a respeito da agua do reservatório vamos ver o que falam