Fiat Strada Ranch Turbo resolve problema de desempenho, mas cobra no consumo

A caminhonete compacta mais vendida do Brasil não dormiu em berço expendido e ganhou motor mais forte para não ficar atrás das novas rivais

fiat strada ranch turbo 200 2025 branco banchisa frente parada 2
Versões com motor turbo trazem visual exclusivo na dianteira (Foto: Paulo Henrique Alves | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/04/2024 às 15h02
Atualizado em 21/10/2024 às 15h47

A Fiat lidera no segmento de caminhonetes compactas com a Strada, porém ela não dormiu no ponto enquanto a concorrência se mexia. A principal crítica no modelo italiano era a falta de um motor mais potente que o 1.3 Firefly, que foi remediado com o 1.0 turbo usado nas versões Ranch e Ultra.

Com o motor mais forte veio uma ampliação na gama da Fiat Strada, que agora conta com 7 opções. O 1.3 Firefly segue disponível com câmbio manual ou CVT, para quem prioriza a economia de combustível.


VEJA TAMBÉM:

A versão testada pelo AutoPapo é a Ranch, que traz decoração mais aventureira e pneus de uso misto. O motor 1.0 turbo pode vir também na Ultra, que é mais esportiva e usa pneus de asfalto. Ambas custam R$ 136.990 e não possuem opcionais.

Ficha técnica Fiat Strada Ranch Turbo 200

A Fiat Strada equipada com motor 1.0 turbo não perdeu as características já conhecidas, como a robustez da suspensão. Manteve o eixo rígido na traseira com molas semielípticas, que possui o mesmo acerta das versões aspiradas e não perdeu capacidade de carga.

Isso significa que a picapinha consegue aliar o conforto com a dirigibilidade mesmo tendo essa construção mais rústica. O segredo está nos batentes usados, que ajudam a evitar a “pulação” tradicional desse tipo de carro quando está sem carga.

O motor da Strada Ranch tem uma certa letargia para reagir em retomadas até o turbo encher, mas quando isso ocorre ela desperta os 130 cv. O câmbio CVT faz um bom trabalho em manter o motor sempre na rotação ideal.

Porém isso não é o suficiente para deixar a Strada turbo econômica como a 1.3 aspirada. Seu consumo é alto mesmo se comparado com o de rivais igualmente turbinadas, maiores e mais fortes.

Qual é sua carroceria?

Caminhonete compacta com cabine dupla e quatro portas.

Onde é feito?

Produzido na fábrica de Betim (MG).

Quanto custa?

R$ 136.990

Quem são seus concorrentes?

A Fiat Strada Ranch 1.0 turbo concorre diretamente com a Chevrolet Montana e Renault Oroch. A Volkswagen Saveiro de cabine dupla segue com apenas duas portas, motor mais fraco e sem opção de câmbio automático, sendo problema para as versões Freedom e Volcano 1.3.

fiat strada ranch turbo 200 2025 branco banchisa motor
Motor 1.0 turbo produz 130 cv e 20,4 kgfm (Foto: Paulo Henrique Alves | AutoPapo)

O que ela oferece?

  • Central multimídia com tela de 7 polegadas e espelhamento sem fio;
  • Assistente de partida em rampa;
  • Bancos em vinil premium;
  • Ar-condicionado automático;
  • Estribo lateral;
  • Rodas de liga leve aro 16;
  • Chave canivete com telecomando;
  • Carregador de smartphone por indução;
  • Volante em couro.

Itens de segurança

  • Quatro airbags;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Assistente de partida em rampa;
  • Faróis full-LED;
  • Faróis de neblina em LED;
  • Câmera de ré.

Como é o motor?

O motor 1.0 turbo T200 da Fiat Strada Ranch produz 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, o torque é de 20,4 kgfm independente do combustível.

Como é consumo?

Segundo a etiquetagem do Inmetro, o consumo da Fiat Strada Ranch é de:

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 8,3 km/l 9,4 km/l
Gasolina 12,1 km/l 13,2 km/l

Qual é a capacidade do caçamba?

O volume da caçamba é de 844 litros. A capacidade de carga é de 650 kg,

fiat strada ranch turbo 200 2024 cinza silverstone traseira vista de cima cacamba carregada tampa aberta 2
Caçamba não é das maiores, mas aguenta 650 kg de peso (Foto: Fiat | Divulgação)

Qual é a suspensão do Strada Ranch Turbo 200?

A caminhonete utiliza McPherson na dianteira e eixo rígido com molas semielípticas na traseira.

Freios

A Fiat Strada Ranch Turbo usa discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.

Medidas da Fiat Strada Ranch Turbo 200

  • Comprimento: 4,48 m
  • Largura: 1,73 m
  • Altura: 1,60 m
  • Entre eixos: 2,73 m
  • Comprimento da caçamba: 1,17 m
  • Largura da caçamba: 1,31 m
  • Altura da caçamba: 60 cm
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sebastião de souza guerra 29 de abril de 2024

A Fiat deveria se preocupar muito mais com a qualidade dos seus carros pois comprei um strada zero deste modelo e com menos de 1 mês o carro está com problemas nos vidros e a capota chove mais dentro do que fora e ainda está baixando água do reservatório . A capota levei pra ver disseram que é assim mesmo os vidros fizeram uma atualização não resolveu nada tem que esperar até 20 dias pra trocar peça daí fico com os vidros sem usar . Agora a respeito da agua do reservatório vamos ver o que falam

Avatar
Deixe um comentário