Fiat Toro 2022: 10 pontos chaves da renovada picape
Picape líder de seu - ainda tímido - segmento foi renovada. Veja no que ela melhorou e no que continua devendo
Picape líder de seu - ainda tímido - segmento foi renovada. Veja no que ela melhorou e no que continua devendo
A Fiat Toro 2022 foi um dos lançamentos marcantes deste ano. A picape médio-compacta passou por um banho de loja, com novos equipamentos, maquiagem discreta e até motor inédito. Mas o modelo melhorou? Em quais aspectos evoluiu? E em quais ainda fica devendo?
Com preços entre R$ 115 mil e R$ 188 mil, três opções de conjunto mecânico e diferentes versões de acabamento, a linha 2022 tem virtudes para se garantir na liderança de um segmento que vai receber muitos concorrentes. Mas mantém alguns “vacilos”. Veja 10 pontos importantes sobre a nova Toro.
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Entre as principais novidades da Toro 2022 e seus aspectos mais positivos está o turboflex. Coube à picape debutar este motor de 185/180cv da nova família GSE, que tem números melhores que o do cultuado (e injustiçado) Marea Turbo. Além disso, o torque máximo de 27,5 kgfm já está disponível em 1.750 rpm
Segundo a Fiat, com este novo propulsor T270 e abastecida com etanol, a picape médio-compacta faz de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. Apesar de trabalhar com o já conhecido câmbio automático de seis marchas, esse novo motor garante melhor desempenho que o antigo 1.8.
Tudo ia bem até, no lançamento da Toro 2022, a Fiat revelar que mantém o velho 1.8 flex aspirado da família E.torQ. O propulsor produzido na fábrica da Tritec no Paraná se mantém em linha com seu comportamento áspero justamente na versão de entrada, que custa R$ 114.590, para atrair a clientela e manter o preço próximo ao modelo “antigo”.
Com 139/135 cv e 18,7 kgfm de torque a 3.750 rpm, o motor nem é de todo ruim, mas está ultrapassado e longe de ter a performance e eficiência do novo turbo flex. Com etanol, são necessários 12,9 segundos para fazer de 0 a 100 km/h.
Apesar do novo motor, o consumo continua um aspecto negativo dentro da linha flex Fiat Toro. Com o 1.3 T270 turbo, as médias de consumo, segundo medições do Inmetro, não são muito animadoras. Tudo bem que a picape é pesada (1.658 kg), mas o consumo urbano de 6 km/l com etanol é preocupante – aferições no padrão do Inmetro para o PBEV.
Mesmo com gasolina, as médias não empolgam: 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l, na estrada. Pouca coisa melhor que a Toro 1.8, que assinala 9 km/l em ambiente urbano e até é melhor no rodoviário, com média de 11,1 km/l. A questão é que mais de uma década separa um propulsor do outro…
Boris Feldman comenta esse aspecto da nova Toro:
Design é um assunto bastante particular e muito subjetivo, mas é inegável que a Toro sempre foi bonitona. Justamente pelo estilo arrojado que foge do lugar-comum das picapes. As mudanças no desenho foram discretas justamente para manter esse apelo.
O carro mudou para-choque, faróis e a grade diferente, mas nada que comprometa a harmonia do projeto. Continua bastante moderna e esportiva para o seu segmento.
Outro ponto positivo que a Fiat manteve na Toro 2022. A picape mantém a conveniência em poder ser usada tanto para o lazer, quanto para o trabalho. Com o novo motor turbo flex, a carga útil até aumentou de 650 kg (da 1.8) para 750 kg. Nas turbodiesel, essa capacidade chega a até 1 tonelada.
Ao mesmo tempo, a cabine oferece conforto para rodar na cidade e até viajar com a família. Além disso, a marca italiana é esperta e oferece algumas versões bem específicas para o uso para trabalho, como derivações voltadas para o lazer, como a Ultra, com a cobertura de fibra para a caçamba, ou a Ranch, mais focada em picapeiros.
A linha também estreou novas centrais multimídias. A mais bacana é a com tela de 10 polegadas disposta na vertical, como se fosse um tablet. Esta central tem operação e funções bem semelhantes às dos smartphones. A com display de 8,4” também faz sua estreia na picape, só que na posição horizontal “tradicional”.
As versões de entrada usam o sistema com uma tela de 7”. O legal é que todas as centrais oferecem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo.
Um dos pontos fortes da Toro 2022 é o novo recheio tecnológico. A picape passa a oferecer um pacote de auxílio ao motorista chamado Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (Adas). Este reúne frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa e ajuste automático do farol.
O modelo também ganhou faróis full LED para toda a gama. Entre as bossas, destaque ainda para o quadro de instrumentos eletrônico, o carregamento de celular por indução e o pacote de serviços digitais Connect Me que permite a interação do usuário com o carro através do celular ou do smart watch.
Infelizmente, como visto em outras estratégias da FCA e de vários fabricantes, os equipamentos mais bacanas só estão disponíveis apenas nas versões mais caras. O carregador sem fio e o airbag de joelhos, por exemplo, só a partir da Volcano (R$ 144.990).
Já a central com tela de 10,1” e os itens de condução semiautônoma aparecem apenas a partir da Ultra, que custa R$ 185.490.
O acabamento da Fiat Toro nunca foi um suprassumo de qualidade, porém, é inegável que recebeu um upgrade. Há novos materiais de revestimento e os comandos para o sistema de ar-condicionado foram redesenhados. A cabine também passa a ter novo console central, com suporte para celular para os bancos traseiros.
A Toro carrega também o afinado conjunto turbodiesel, composto pelo motor de 170 cv, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Com consumo de 9,9 km/l na cidade e 12,3 km/l, na estrada, as versões oferecem robustez para quem precisa da picape para carregá-la ou para encarar trechos menos convidativos.
Fotos: Fiat | Divulgação
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Bonitinho kkk tive uma, mais troquei por uma caminhonete de verdade, pelo preço dessa ai não dar e a FIAT não tem boa pos venda , mal atendimento peças dificies e caras. Temos caminhonetes Tops Toyota GM NiSSAN
Cadê o reboque traseiro da Ranch e da Ultra, que era item de série até o modêlo 2021????
Ficou simplesmente ridícula. Quebra galho…
Quero um carro top
Quer um carro bom e econômico muda para um país de primeiro mundo infelizmente moro no Brasil e temos esse carro como opção. Não gosta muda para China la deve ter o carro que vc quer. Abraços
PI – CA – RE – TA – GEM