Fiat Uno faz 40 anos: saiba como foi o lançamento do modelo

Revisitamos publicações de 1984 para ver como foi o lançamento desse compacto, que marcou a história do Brasil

fiat uno s 1984 frente 2
O desenho assinado por Giorgetto Giugiaro era bastante inovador para o Brasil de 1984 (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/08/2024 às 11h02
Atualizado em 17/08/2024 às 18h28

A Fiat lançou o Uno no Brasil há exatos 40 anos. O evento foi no dia 17 de agosto de 1984, no Hotel Intercontinental do Rio de Janeiro (RJ), contando com a presença da imprensa e do piloto Emerson Fittipaldi.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Jornais da época informaram sobre os planos da Fiat com o Uno, seu primeiro carro mundial: ele viria a concorrer nos segmentos B e C do mercado, que significava por 55% do volume de carro vendidos. Os rivais apontados pela montadora eram Chevrolet Chevette, Ford Escort, Ford Corcel, Volkswagen Passat e alguns modelos do Monza. O Fusca era classificado como segmento A.

VEJA TAMBÉM:

O investimento feito pela Fiat em Betim (MG) para produzir o Uno foi de US$ 250 milhões, equivalente a 734 milhões de dólares em valores corrigidos para 2024. Ou R$ 4,02 em conversão direta desses valores atualizados.

A reportagem do Jornal do Brasil sobre o lançamento comenta que Silvano Valentino, diretor superintendente da Fiat, assegurou que o Uno brasileiro era melhor que o italiano. Segundo o executivo esse veredicto veio de especialistas europeus, incluindo jornalistas.

fiat uno s 1984 prata protótipo teste
Essa foto é dos testes de durabilidade que a Fiat fez antes do lançamento, mostrando que a robustez foi prioridade no projeto

Finalizando sobre os planos apresentados pela Fiat durante o lançamento em 1984, a publicidade do compacto foi direcionada a estudantes, gerentes, empresários e profissionais liberais. O Uno queria agradar ao crescente publico urbano e tinha meta de vender 4 mil unidades mensais.

Os comerciais de lançamento eram bem humorados, o que virou tradição na Fiat. As peças destacam a modernidade e a economia do Uno, chamado-o de “obra de gênio”, o que era bastante justo se levarmos em conta o mercado brasileiro de 1984.

Como era o Fiat Uno em 1984

fiat uno 1983 modelo italiano lançametno no cabo canaveral
O lançamento do modelo europeu foi no Cabo Canaveral, note o corte diferente do capô em comparação com a versão brasileira

A Fiat italiana lançou o Uno no dia 20 de janeiro de 1983, no Cabo Canaveral (EUA) — local onde os foguetes da Nasa decolam. O carro foi desenhado por ninguém menos que Giorgetto Giugiaro, designer responsável por carros icônicos e defensor de linhas retas, simples e elegantes.

O Uno se destacou pelo excelente coeficiente aerodinâmico para um hatchback, de apenas 0,34. Como referência, é o mesmo coeficiente do Volkswagen Polo atual.

A fala de Silvano Valentino que citamos anteriormente, sobre o Uno brasileiro ser melhor que o original, veio por conta das mudanças feitas para aguentar as condições de nosso país. A engenharia da Fiat realizou modificações extensas no compacto.

fiat uno s 5 door 1983 modelo europeu
O cinzeiro móvel e os comandos satélites eram as marcas registradas do Uno. O modelo italiano da foto difere do nacional em detalhes como os comandos do vidro elétric

A carroceria do Uno brasileiro foi reforçada, para suportar torções maiores e reduzir os pontos de ferrugem. A garantia contra ferrugem de quatro anos sem limite de quilometragem era algo inovador para a época.

Uma mudança grande no modelo nacional era usar a suspensão traseira independente com mola septicaemic transversal do 147. Esse conceito foi considerado mais robusto que o eixo de torção do Uno italiano.

Por causa dessa suspensão, não era possível alojar o estepe sob o porta-malas. A Fiat reposicionou ele no cofre do motor, o que obrigou a ter um recorte diferente do capô. Essa é a principal forma de diferenciar o Uno brasileiro do italiano.

A última diferença técnica era na mecânica, no Brasil era usado o motor 1.3 e o 1.05 da família Fiasa. Esse propulsor foi projetado por Aurelio Lampredi, famoso engenheiro que fez projetos para a Fiat e Ferrari. O peso do carro era de apenas 800 kg.

O carro mais moderno do brasil

Por causa dessas mudanças, o Uno brasileiro tinha coeficiente aerodinâmico do 0,35, uma diferença pequena para o europeu. Mas ele mantinha soluções como as maçanetas embutidas, os vidros laterais rentes a carroceria e o limpador de para-brisa com braço único. Para 1984, o carro era bastante moderno e se destacava nas rua.

O Uno foi lançado nas versões S e CS. Não haviam muitas firulas, os parachoques eram sempre sem pintura e as rodas de aço traziam apenas uma calotinha ao centro para cobrir os parafusos.

A cabine também era inovadora, com os comandos satélites próximos ao volante e instrumentos que usavam luzes espias quadradas e grandes. Um detalhe curioso era o cinzeiro móvel no topo do painel.

O espaço interno foi o maior destaque do Fiat Uno. O formato do carro e o motor transversal permitiam um melhor aproveitamento da cabine. Até mesmo o sistema de rebatimento do banco, que levava o assento junto, era inovador para o Brasil de 1984.

Nos anos seguintes a família foi crescendo: vieram as versões esportivas, o sedã Premio, a Perua Elba e mais adiante a caminhonete Fiorino. A Fiat criou uma família de carros com base no Uno que chegava a beliscar os modelos médios e atendia a diferentes públicos.

O que o Uno significou para o Brasil

fim da producao do fiat mille na fabrica de betim mg
Ele foi produzido por 29 anos e vendeu 3,1 milhões de undiades

Por ser o principal produto da marca e pela Fiat gostar de inovar, o Uno foi a verdade metamorfose ambulante do mercado automotivo. Chegou a ter versões esportivas e de luxo. Foi o primeiro carro turbo do país e também o primeiro popular 1.0. Já foi o mais rápido e o mais econômico.

O Fiat Uno nunca chegou a ser o carro mais vendido do país, mas sempre esteve perto do topo do ranking. De 1984 a 2021 ele vendeu 3,2 milhões de unidades, é o segundo carro mais vendido do Brasil e só fica atrás do Volkswagen Gol.

Com a chegada do Palio em 1996, o Uno virou o carro de entrada da Fiat e tomou o posto de carro mais barato do Brasil. Isso mudou em 2007 com a chegada de carros chineses, como o Effa M100, que custavam ainda menos. Aí a Fiat mexeu no carro para ele ser o mais econômico, usando isso e a confiabilidade para brigar com esses novatos.

As mudanças recebidas pelo Uno nacional para ficar mais robusto não era apenas papo de marketing ou reduções de custo. O compacto é uma figura comum nas ruas brasileiras até hoje, principalmente em áreas rurais. Nesse sentido ele foi o verdadeiro herdeiro do Fusca, como carro de passeio capaz de enfrentar qualquer terreno.

fiat mille way vermelho frente fora de estrada
O Uno é usado até hoje em áreas rurais

Na cidade o Uno ainda é uma opção sensata para quem está com a grana curta. Existem muitos no mercado de usados, ele é econômico, ágil e leva quatro ocupantes sem aperto. O custo de manutenção é baixo graças a mecânica compartilhada com outros carros da Fiat e sua popularidade.

Hoje, 40 anos após o lançamento feito em um hotel do Rio de Janeiro, não existe mais Uno zero km no Brasil. O seu legado é a linha atual da Fiat, marca que conseguiu engrenar no país e crescer graças a esse compacto.

A filial brasileira da montadora italiana é praticamente uma marca a parte. Cria projetos locais pensando nos gostos e necessidades do Brasil, sempre busca inovar em alguma coisa e criar novos segmentos.

As características do Uno estão espalhadas pela gama da marca: a economia está no Argo e no Mobi, a robustez vive na Strada, a inovação está na Toro e a esportividade está nos Pulse e Fastback Abarth.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário