[Vídeo] Na fila de vacinação drive-thru, fico desligando o motor ou deixo-o ligado?
"A pergunta é: "eu estou no meu carro, ando um pouquinho, paro, ando mais um pouquinho, paro; eu ligo e desligo ou deixo o motor funcionando?"
"A pergunta é: "eu estou no meu carro, ando um pouquinho, paro, ando mais um pouquinho, paro; eu ligo e desligo ou deixo o motor funcionando?"
A verdade é que essas filas de drive-thru sempre existiram, não é? Para a farmácia, para comprar lanches e outras coisas. Mas, agora, com a vacinação contra Covid, o drive-thru virou ponto importante para as pessoas se vacinarem sem sair do carro. Mas formaram-se também longas filas…
Eu mesmo já vi filas longas, o pessoal esperando para ser vacinado, e a pergunta é: “eu estou no meu carro, ando um pouquinho, paro, ando mais um pouquinho, paro; eu ligo e desligo ou deixo o motor funcionando?” Assista ao vídeo!
Na verdade, já existe o sistema eletrônico, automático, o start stop. Ele percebe que o carro parou e desliga o motor. Você vai sair, ele liga de novo; tudo automático. Por que isso? Porque você está economizando combustível e está reduzindo as emissões também, não é?
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Bom, então a pessoa pode pensar: “se o drive-thru me exige ligar e desligar, mas isso é feito também automaticamente, por que eu não posso fazer manualmente no meu carro?” Pode, ninguém te impede de desligar e ligar a chave.
Só que, não se esqueça, sua bateria não foi projetada para funcionar 20, 30 vezes por dia. A engenharia das fábricas projeta seis ciclos, em média, por dia. E numa fila dessas, você vai acionar 30 vezes.
Então, o critério é o seguinte: se você vir que a fila está andando devagarzinho, para um pouquinho e anda, deixe o motor ligado; um minuto, minuto e meio. Se você percebe, que vai ficar parado três, quatro, cinco minutos, pode desligar.
Porque aí, vale a pena pelo que você está poupando de combustível e de emissões, sem forçar exageradamente a bateria, o alternador e o motor de arranque.
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Fica ai no liga e desliga, depois vc vai ver a facada pra trocar a bateria ou o motor de arranque, e depois a cada ligada o motor consome mais doque se deixasse ligado, se deixar ligado, a refrigeraçao vai funcionar e em marcha lenta o consumo de combustive e minimo, vc nao judia da bateria nem do arranque. Sai muito mais barato.
Deve deixar o motor ligado, ou liga e desliga, força motor de arranque e desgaste na bateria.
Gostei, não sabia que a engenharia das montadoras em média projeta o carro para ligar 6 vezes por dia.
Não explicou absolutamente nada. Acho que quem respondeu a esse questionamento, não tem carro! Para responder, pesquisou errado !
Pra vc só desenhando então.
É que ele é meio burrinho kkkkk
Excelente explicação, parabéns. Foi muito útil. Obrigado.