A principal categoria do automobilismo está nos cinemas, mas outras já foram retratadas com muita competência no passado
O filme F1, estrelado por Brad Pitt, trouxe o automobilismo novamente às telas dos cinemas. Ele segue a onda de boas produções sobre automobilismo que está ocorrendo nos últimos anos, que foi puxada por Rush – No Limite da Emoção em 2013.
Para comemorar que F1 não é apenas um caça-níqueis, vamos listar aqui cinco bons filmes sobre automobilismo. E um não tão bom assim, mas bem similar a novidade que estrou no cinema.
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Quem gosta de histórias sobre os bastidores do automobilismo e da indústria automotiva vibrou com o anúncio de Ford Vs Ferrari em 2019. Mas quem estava por fora estranhou ver um “filme de carro” sendo indicado em várias categorias do Oscar.
Ford Vs Ferrari acompanha a história de como a Ford decidiu competir nas 24 horas de Le Mans com a intenção de derrotar a Ferrari. A gigante norte-americana tentou comprar o fabricante italiano de esportivos, mas foi esnobada.
O filme foca no piloto Ken Miles e também em Carroll Shelby, que foi o responsável pelo projeto do GT40. A produção usou carros reais e réplicas de qualidade para filmar as cenas de corrida para dar mais realismo. Essa qualidade garantiu o Oscar de melhor edição e melhor edição de som.
O diretor Ron Howard é um dos mais celebrados da atualidade e já recebeu 2 Oscars. Ele levou para as telas do cinema a rivalidade entre os pilotos Niki Lauda e James Hunt, duas figuras bem opostas no universo da Fórmula 1 e que protagonizaram a eletrizante temporada de 1976.
Enquanto Niki Lauda era mais sério e focado, que correu em 76 pela gigante Ferrari, James Hunt era um bon vivant que estava na independente Hesketh. A trama acompanha como foi essa disputa e como ela mudou a Fórmula 1.
Filmes de ficção sobre esporte costumam seguir algumas fórmulas. Uma das mais comuns é do jovem muito talentoso e arrogante, que precisa aprender a trabalhar com a equipe. Dias de Trovão segue essa fórmula.
Ele é um filme sobre um piloto que de Nascar estrelado por Tom Cruise e dirigido por Tony Scott. Independente do clichê, Dias de Trovão é um bom filme e com cenas emocionantes de corrida — dentro e fora das pistas ovais.
Diferente dos filmes mais recentes sobre automobilismo, o clássico As 24 Horas de Le Mans estrelado por Steve McQueen não prende pela trama. O enredo é bem simples e serve apenas como uma desculpa para mostrar as cenas de corrida.
A produção desse filme gravou durante a edição de 1970 das 24 horas de Le Mans. Carros de corrida com as pesadas câmeras da época foram usados pela produção e tiveram que ser inscritos na competição.
Um dos melhores filmes sobre a Nascar é uma comédia. Ricky Bobby: A Toda Velocidade mostra essa categoria de forma exagerada e conta com o comediante Will Ferrell como protagonista.
O filme faz muitas piadas com o excesso de propagandas nas corridas e com o excepcionalismo americano. Ocasionalmente, alguns pilotos da Nascar colocam referências ao filme em seus carros.
Quando assistimos aos trailers do filme F1, vários pontos da sinopse pareciam familiares. Um piloto aposentado de monoposto volta às pistas para ser mentor de um jovem promissor.
É a mesma proposta do filme Alta Velocidade, de 2001 e estrelado por Sylvester Stallone. Mas, felizmente, o filme F1 com Brad Pitt conseguiu um resultado melhor.
Stallone queria que Alta Velocidade fosse sobre a Fórmula 1, mas a categoria recusou colaborar e a revelar os seus bastidores. Quem aceitou participar foi o Fórmula CART, que na época era a principal liga de monopostos nos EUA e estava expandido para outros países.
Várias cenas, principalmente as de ação, foram filmadas durante corridas ou com o apoio da F-CART. Alguns pilotos fazem participações, incluindo os brasileiros Roberto Moreno, Tony Kanaan e Maurício Gugelmin.
Esse cuidado com a produção não apareceu no resultado final. Haviam efeitos ruins de computação gráfica, atuações ruins e uma história que não conseguia amarrar tudo isso. O filme foi bastante criticado e não fez sucesso nos cinemas, arrecadando menos da metade de seu orçamento.
Alta Velocidade foi um desastre tão grande que Sylvester Stallone e o diretor Renny Harlin se arrependem de terem feito a produção.
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