Luta de Bolsonaro contra radares pode impactar o seu bolso

"No Brasil, onde o motorista não tem a menor cultura, que os carros andam em frangalhos, que as estradas são péssimas liberar a velocidade é uma loucura"

capa radares boca portal
Por Boris Feldman
Publicado em 17/12/2019 às 10h05

E você, é a favor ou contra os radares de velocidades? O presidente Bolsonaro já se manifestou contra, mandou eliminar os radares. Agora a polícia federal de Brasília mandou voltar os radares. Aí o presidente mandou a AGU – Advocacia Geral da União – entrar contra a decisão da justiça federal de Brasília, para voltar a acabar com eles.

Essa é uma discussão que não tem fim. Porque o radar mal colocado é uma industria de multas, como disse o presidente Bolsonaro. Mas, se você liberar geral a velocidade, isso só na Alemanha onde tem estradas fantásticas com carros que andam a mais de 200 km/h sem problema.

No Brasil, onde o motorista não tem a menor cultura, que os carros andam em frangalhos, que as estradas são péssimas, você liberar a velocidade é uma loucura total. E mais, pouca gente percebeu que se tirar os radares você vai deixar de contribuir do seu bolso com as multas. Mas, e a velocidade que você vai andar a mais vai representar quanto no final do ano no seu saldo bancário?

Pois é, mas, muita gente se esquece do problema do consumo de combustível. Como assim? Se você está a 100 km/h em uma estrada você está vencendo uma determinada resistência do ar, que não é pequena, você gasta um bocado de combustível para vencer essa resistência do ar.

Se você vai de 100 km/h para 120 km/h você acha que o consumo vai aumentar só 20%? Negativo, porque talvez você não saiba que a resistência no ar aumenta em progressão geométrica. Não é que você aumenta a velocidade de 100 km/h para 120 km/h que a resistência do ar também vai aumentar 20%, ela pode aumentar 40%, 50% e vai cada vez aumentando mais.

Isso significa que você pode até economizar nas possíveis multas, mas é capaz de gastar mais na conta do combustível. Essa é uma conta que pouca gente faz. Então,  a alta velocidade influi na segurança e também no consumo de combustível e nas emissões.

fim dos radares
Foto Agência Brasil
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSÉ JORGE 18 de novembro de 2020

PREZADOS SENHORES AS PESSOAS QUE ESTÃO CONTRARIO A DECISÃO DO PRESIDENTE, DEVERIA DIRIGIR NA BR-116 EM TODA A SUA EXTENSÃO DE FORTALEZA A PORTO ALEGRE OU NA BR-101 DE NATAL A PORTO ALEGRE. EU JÁ DIRIGI NAS DUAS BR E POSSO AFIRMAR QUE HÁ MUITOS RADARES ENCOBERTO POR MATOS, OUTROS COLOCADOS DEPOIS DAS CURVA( ONDE NÃO EVITA ACIDENTE), MUITOS RADARES DE BAIXA VELOCIDADE SEM QUE TENHAM PLACAS DELIMITANDO COM ANTECEDÊNCIA QUAL A VELOCIDADE NO LOCAL. PUDE OBSERVAR EM OUTRA OPORTUNIDADE POLICIAL RODOVIÁRIO COM RADAR MÓVEL ESCONDIDO DENTRO DO MATO. APENAS COM INTERESSE DE MULTAR. SENHORES CADA UM FALA O QUE QUER, PORÉM NÃO DIRIGEM PARA LONGE, ESTÃO TENDO A VISÃO APENAS NOS GRANDES CENTRO. SE OS SENHORES PERCORREREM AS DUAS DISTANCIAS POR MIM MENCIONADO, VERÃO QUE ANTES DOS RADARES, ONDE A SINALIZAÇÃO DE PLACAS NÃO AJUDAM CORRETAMENTE OS MOTORISTA, QUE HÁ MUITAS MARCAS DE PNEU NA ESTRADA. ACREDITO QUE DEVERÍAMOS ESTAR DISCUTINDO MELHORES CONDIÇÕES DAS ESTRADAS, BEM COMO MELHOR SINALIZAÇÃO.

Avatar
valdir de oliveira 26 de maio de 2020

Sou contra os radares uma vez que todos sabem que uma industria de multas, além do que dificulta o deslocamento rápido no transito.

Avatar
jonson 4 de abril de 2020

nunca vi tanta besteira juntos

Avatar
Almir 17 de janeiro de 2020

Se levar em conta o consumo de combustível para não exceder a velocidade então vou andar a 40km/h na estrada e não devo ser penalizado por multa, obviamente sabemos que isso não existe. O que existe é uma elite que ganha algum por fora para o estado comprar estes aparelhos de radar, não são nada baratos e para quem tem algum neurônio, sabemos que radares não impedem os excessos de velocidade e muito menos os acidentes.

Avatar
Osvaldo 22 de dezembro de 2019

Pelo o amor d Deus, chega da industria da multa, chega d radar. Deixe o motorista andar c/seu veiculo como ele bem entender. Se ele correr é pq sabe conduzir seu veiculo. Velocidade d 80 kmh mata pq motorista dorme no volante…então bota o limite p/110kmh .80km e do tempo do FUSCA. Botem isso na cabeça.

Avatar
Roberta Torres 20 de dezembro de 2019

Faltou você contabilizar também o custo pelos assassinatos diários no trânsito por excesso de velocidade e desrespeito às leis de Trânsito em geral. Hoje, gastamos a bagatela de 56 Bilhões de reais por ano. Sabe de onde sai esse rico dinheirinho? Dos nossos pobres bolsinhos. Agora, sabem o que não tem como medir em reais? A dor de um pai ou uma mãe ao pegar partes do corpo dos filhos no asfalto. Antes de simplesmente tirar os radares porque o governo não luta contra os radares colocados de maneira irregular? Não seria muito mais correto com a sociedade? Pega os melhores especialistas em sinalização e engenharia e analisa todos os radares instalados, retira os ilegais e os que estiverem irregulares. Analisa os pontos onde mais pessoas morrem por causa da velocidade. E para! Para de dizer para as pessoas que podem fazer o que quiser porque a carteira de motorista é uma concessão e não uma autorização definitiva.

Avatar
Paulo 20 de dezembro de 2019

Não sou contra os radares porque tem muita gente que abusa principalmente os caminhões,o que eu sou contra e a indústria da multa por traz dos radares,ou seja numa mesma via velocidade que varia de 40 50 60 100 tem estradas por ae que a velocidade e de 80 por hora estrada boa bem pavimentada e sinalizada e 80 por hora se vc ver que lá e a indústria funcionando ,motinha cinquentinha passa disso,e uma vergonha

Avatar
Paulo 20 de dezembro de 2019

Não sou contra os radares porque tem muita gente que abusa principalmente os caminhões,o que eu sou contra e a indústria da multa por traz dos radares,ou seja numa mesma via velocidade que varia de 40 50 60 100 tem estradas por ae que a velocidade e de 80 por hora estrada boa bem pavimentada e sinalizada e 80 por hora se vc ver que lá e a indústria funcionando ,motinha cinquentinha passa disso,e uma vergonha

Avatar
Azamor 18 de dezembro de 2019

Que isso. Carros em frangalhos com multa. A frota automotiva em constante renovação. Agora a fábrica de multa só tem um caminho apurar dinheiro indevido. Pois colocam radares sem estudo prévio malandramente para multar .Tem lugares que o limite é de 50 Km em via de alta velocidade que isso. Que critério é esse. Uma coisa sem sentido esses radares.

Avatar
Azamor 18 de dezembro de 2019

Que isso. Carros em frangalhos com multa. A frota automotiva em constante renovação. Agora a fábrica de multa só tem um caminho apurar dinheiro indevido. Pois colocam radares sem estudo prévio malandramente para multar .Tem lugares que o limite é de 50 quilômetros via de alta velocidade que isso. Que critério é esse. Uma coisa sem sentido esses radares.

Avatar
Azamor 18 de dezembro de 2019

Boris que comentário sem definição. Que isso carros em frangalhos. O problema a magia da multa. O Brasil criou um mecanismo de ganhar dinheiro fácil a multa valor vai para vários caminhos. Ao invés de defender o que é sensato.

Avatar
Adenilson 18 de dezembro de 2019

O condutor vai aumentar a velocidade e gastar mais combustíveis só se quiser. Já as multas ele toma sem querer.

Avatar
Guilherme 17 de dezembro de 2019

Controle de velocidade é necessário para evitar abusos, no entanto a velocidade atualmente autorizadas nas rodovias brasileiras não esta levando em consideração a tecnologia embarcada na grande maiorias dos veículos, tem radares meramente para extorquir dinheiro do usuário.
com a experiencia de mais de 45 anos de condução veicular de passeio e ou de carga nunca vi tamanha preocupação em relação a velocidade na década dos anos 70 tínhamos corcel, rural willis, dentre outros e era permitido rodar a uma velocidade de 80 km/h, no entanto comparando com veículos atuais eram verdadeiras maquinas de provocar acidentes.
no entanto, os técnicos em transito não evoluíram no mesmo patamar, é comum se deparar com condutores com ansiedade extrema, procurando localizar radares, pois em grande parte estão mal instalados ou falta de informação quanto a velocidade é muito comum ver aviso DEVAGAR CONTROLE DE VELOCIDADE 60 km/h em seguida 40 km/h mas no entanto no radar esta 30 km/h.
Do exposto é necessário rever o limite máximo não de 80 mas sim de 100 km/h com tolerância de 10%, pois em caso de ultrapassagem segura muitas vezes é necessário avançar o limite de velocidade.
Outro item no nosso entender é afirmar que não se pode aumentar o limite de velocidade em vista dos veículos velhos! esta na hora da fiscalização ver isso, porque tem verdadeiras sucatas rodado por ai, isso sim causa acidentes. portanto Senhores engenheiros saiam dos gabinetes e vejam as necessárias necessidades, para diminuir acidentes, principalmente motocicletas verdadeiros atentados contra a vida.

Avatar
Ruy Lemos 17 de dezembro de 2019

Qual Juiz tem pontos na carteira?

Avatar
GMS 17 de dezembro de 2019

Juiz é um semi Deus não pode receber pontos na carteira,passam por cima da decisão do presidente

Avatar
Antônio José Fernandes 20 de dezembro de 2019

Pra quem só anda de avião pode voltar os radares, os carros com a potência que existe hoje, andar a 80 km???

Avatar
Ruy Lemos 17 de dezembro de 2019

Pode verificar, todos que são a favor dos radares, com certeza, tem motorista.

Avatar
Deixe um comentário