FLAGRA: fotografamos o Changan UNI-T nas ruas de SP

Estiloso, SUV cupê marcará o retorno da marca chinesa ao mercado brasileiro, agora com parceria com o grupo Caoa

CHANGAN UNI T FRENTE LATERAL TRASEIRA CAMUFLADO (1)
Changan UNI-T sob camuflagem nas ruas da capital paulista (Fotos: Felipe Boutros | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 05/11/2025 às 20h00

A Changan voltará ao Brasil. A marca chinesa que ficou conhecida nos anos 2000 (primeiramente como Chana) com seus pequenos utilitários ficou no mercado até 2016. E um dos modelos do retorno será o SUV UNI-T, e o AutoPapo flagrou o modelo pelas ruas da capital paulista.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A marca voltará ao Brasil, no segundo semestre de 2026, de braços dados com a Caoa, e deverá ser batizada como Caoa Changan, da mesma forma que faz com Chery. A chinesa basicamente deverá ocupar a vaga deixada pela Hyundai, que passou a controlar toda sua operação no Brasil. A Caoa quer produzir os modelos no Brasil e a estreia ocorrerá com três modelos, um deles é SUV que o editor Felipe Boutros flagrou nas ruas de São Paulo.

O Changan UNI-T

O UNI-T é um SUV com estilo cupê de porte médio, com aproximadamente 4,50 m de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos. São medidas próximas do Toyota Corolla Cross (4,46 m), apenas para comparação.

CHANGAN UNI T FRENTE LATERAL TRASEIRA CAMUFLADO (3)
Estilo cupê é identificado com facilidade, assim como as linha de cintura larga e elevada

Estiloso, o UNI-T chama atenção até mesmo sob camuflagem. O modelo tem linha de cintura elevada, com para-lamas alargados, que dão um ar robusto para o SUV. Maçanetas são embutidas, sendo que na traseira ficam rente à janela, como no Honda HR-V.

As rodas de 19 polegadas deverão ser mantidas na configuração para o Brasil e casam bem com as ponteiras quádruplas de escapamento.

Sem o “disfarce” o conjunto ótico em dois níveis chama atenção pela assinatura em LED e os faróis logo abaixo, adornados por uma moldura. É um carro muito bonito, sem aquele estilo padrão comum nos carros chineses.

changan uni t frente lataral movimento
O Changan UNIT-T tem estilo marcante e pouco parece com os convencionais carros chineses (Foto: Changan | Divulgação)

Não conseguimos fotografar o carro por dentro pra saber se será como no modelo vendido no Chile. Mas o SUV conta quadro de instrumentos e multimídia sobre um mesmo módulo destacado, console central elevado, transmissão por acionamento eletrônico, freio de estacionamento eletromecânico, dentre outros recursos.

Conteúdos do Changan UNI-T (no Chile)

O modelo já é comercializado em mercados latinos, como no Chile e Peru. Do outro lado da Cordilheira dos Andes, o modelo é oferecido em duas versões, com preços que partem de 17 milhões de pesos chilenos. Em uma conversão direta equivale a R$ 97 mil. Por lá, ele conta com os seguintes conteúdos:

Equipamentos Externos

  • Retrovisores elétricos
  • Limpadores de para-brisa com velocidade variável
  • Sensor de chuva
  • Luzes diurnas em LED
  • Faróis dianteiros e traseiros em LED
  • Indicadores de direção laterais
  • Rodas de liga leve (19” Elite / 20” Luxury)
  • Maçanetas externas na cor da carroceria
  • Luzes de neblina traseiras
  • Para-choques bicolor
  • Retrovisores na cor da carroceria, rebatíveis e com aquecimento (desembaçador)
  • Piscas integrados nos retrovisores
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Terceira luz de freio
  • Spoiler traseiro
  • Saída de escapamento dupla
  • Abertura dos vidros e partida do motor por controle remoto
  • Câmera traseira de auxílio ao estacionamento (som + imagem)
  • Câmeras laterais de ponto cego
  • Teto solar panorâmico com cortina elétrica
  • Câmera panorâmica 360°

Equipamentos Internos

  • Ar-condicionado automático (com purificador “Forest Air”)
  • Saídas de ventilação traseiras
  • Volante multifuncional
  • Central multimídia com tela sensível ao toque de 10,3’’
  • Apple CarPlay, Bluetooth e CarAuto Global
  • Computador de bordo
  • Câmera de ré exibida na tela
  • Alavancas de ajuste de banco (manuais na Elite / elétricas na Luxury)
  • Bancos em couro ecológico (Elite) ou couro natural (Luxury)
  • Banco do motorista com ajuste lombar
  • Descanso de braço central dianteiro e traseiro
  • Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento
  • Abertura de vidros e porta-malas pela chave
  • Espelhos nos para-sóis
  • Porta-copos dianteiros e traseiros
  • Iluminação interna dianteira e no porta-malas
  • Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
  • Fechamento central com controle remoto
  • Porta-luvas refrigerado
  • Aquecimento dos bancos dianteiros (Luxury)
  • Encostos de cabeça dianteiros e traseiros ajustáveis
  • Rebatimento dos bancos traseiros
  • Função “luzes de acompanhamento”
  • Tomada 12V
  • Porta-mapas e bolsos nos encostos dos bancos dianteiros

Segurança

  • Airbags frontais, laterais e de cortina
  • Freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira
  • ABS com EBD
  • Controle de estabilidade (ESP)
  • Controle de tração (TCS)
  • Assistente de partida em rampa (HHC)
  • Assistente de descida (HDC)
  • Assistente de frenagem de emergência (BAS, AEB-P)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Alerta e assistência de permanência em faixa (LDW, LCDA)
  • Alerta de colisão frontal (FCW)
  • Sistema de estacionamento automático APA 5.0 (com função remota)
  • Controle de cruzeiro (convencional na Elite, adaptativo na Luxury)
  • Sistema antirroubo com imobilizador
  • Fechamento automático das portas acima de 20 km/h
  • Coluna de direção colapsável
  • Ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga

Motorização do Changan UNI-T

O Changan UNI-T é equipado com motor Blue Core 1.5 turbo de 177 cv e 31 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão de dupla embreagem e sete marchas. A tração é dianteira. O modelo ainda conta com suspensão independente nas quatro rodas, com sistema McPherson (frente) e multilink (traseira).

Pelos padrões chilenos o consumo do UNI-T é:

  • Urbano: 9,5 km/l
  • Rodoviário: 20,2 km/l
  • Médio: 14,3 km/l
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário