FLAGRA: novo Peugeot 2008 já roda em testes no Brasil
Nova geração do SUV do leão, que será fabricado na Argentina, está em testes no complexo industrial da Stellantis, em Betim
Nova geração do SUV do leão, que será fabricado na Argentina, está em testes no complexo industrial da Stellantis, em Betim
A nova geração do Peugeot 2008 já está em testes no Brasil. O modelo será fabricado na planta de El Palomar, na Argentina, para substituir a atual geração produzida na unidade de Porto Real (RJ).
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O novo 2008 utiliza a mesma carroceria e plataforma da versão elétrica e-2008, que é vendida por aqui desde o ano passado. No entanto, chegará já com visual atualizado, seguindo mesmo padrão do e-2008 europeu. Segundo concessionários, o modelo deve estrear até o final do primeiro trimestre de 2024, mas no mais tardar em junho.
O carro já está em fase final de desenvolvimento e roda com camuflagem mais “leve”, sem aquelas placas espessas cobrindo as linhas. Já é possível identificar o contorno das janelas, faróis, a luz diurna em LED com três feixes e lanternas com assinatura horizontal.
O SUV será equipado com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, o mesmo que equipa os Fiat Pulse, Fastback e Strada, assim como o hatch 208 e o primo Citroën C3 Aircross. A unidade será combinada com transmissão do tipo CVT, com emulação de sete marchas.
Já as unidades 1.6 aspirada, de 118 cv e THP 1.6 turbo de 165 cv serão oferecidas para demais mercado latinos. Segundo uma fonte da Stellantis a estratégia será a mesma adotada com o novo Aircross.
O que não está previsto para o novo 2008 é o motor 1.3 de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Por enquanto esses motores são oferecidos apenas em modelos Fiat (Fastback e Toro) e Jeep (Renegade, Compass e Commander).
Com base na atual versão elétrica e também na gama vendida na Europa, o 2008 terá quadro de instrumentos digital suspenso i-Cockpit, multimídia de 10 polegadas (com conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de câmera de ré 360°), partida sem chave, teto solar panorâmico e climatização digital.
O pacote de assistentes de condução pode repetir os conteúdos já oferecidos no modelo elétrico, com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de permanência em faixa, sensor de ponto cego, alertas de fadiga e colisão. Ele também pode receber frenagem emergencial, leitor de placas de sinalização e comutação automática do facho dos faróis.
Agora é aguardar os engenheiros terminarem de “descascar” a camuflagem e colocar jipinho na praça.
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