Fluido de freio: troca deve ser feita a cada 2 anos; entenda o motivo

Fluido de freio é higroscópico e desrespeitar o prazo de troca dimunui a eficiência do sistema e coloca a sua vida em risco

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Reservatório não deve ser aberto para conferir nível ou completá-lo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/01/2022 às 15h05

Eu espero que você não pertença a aquela maioria quase absoluta de motoristas que se esquece de uma manutenção fundamental no automóvel: a troca do fluido  do freio. Ela tem que ser feita a cada dois anos, e tem gente que acha que é por quilometragem.

Eu explico o motivo. Confira no vídeo:

VEJA TAMBÉM:

“Eu não preciso trocar eu só rodei 2.000 km com meu carro”. Nada disso, o fluído de freio é higroscópico: significa que ele absorve a umidade presente no ar.

Por essa característica, você não  pode nem abrir a tampa do reservatório do fluido: você só  olha se ela está no nível pelo depósito que é transparente.

Como o fluido de freio absorve a umidade acaba se formando pequenas gotículas de água nele. O freio trabalha em altas temperaturas que vai além do ponto de ebulição da água (100 °C). O fluído de freio foi feito para  resistir a essa alta temperatura,  gerada pelo atrito do disco com as pastilhas.

As gotículas que o fluido de freio absorveu vão formar bolhas e diminuir a eficiência do sistema. Entendeu porque a importância de  trocar o fluído do freio a cada dois anos?  Confere no manual do seu carro, lá está. Ok?  Não esqueça, porque com freio não se brinca.

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8 Comentários
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Fernando Viuyt 1 de abril de 2022

Trocar fluído de freio indiscriminadamente no prazo de 2 anos é P I C A R E T A G E M !!!!!

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Rodrigo MARTINIANO 7 de janeiro de 2022

• FLUIDO DE FREIO •
Maneira prática de verificar se o fluido de freio permanece integro é se valer de um cotonete mais um copo com água.
Senão, vejamos:
(1) Insira o cotonete no reservatório do fluido de freio, retirando-o, em seguida ( obviamente !!! ).
(2) Insira o cotonete retirado em um copo com água.
(3) Observe a cor do cotonete por alguns instantes.
(4) Caso a cor do cotonete voltar a ser branca, tender a embranquecer (a cor-de-algodão do cotonete originalmente é branca), troque o fluido de freio.
(5) Caso contrário, se a cor do cotonete permanecer a mesma, ou seja, geralmente avermelhada – depois de imiscuído no fluido de freio – não é necessário trocar o fluido de freio.
NOTA
SEMPRE É ÓTIMO ECONOMIZAR O MÁXIMO COM POLUENTES TAIS QUE FLUIDO DE FREIOS, E, O DE SEU CARRO VIA-DE-REGRA VAI PARAR NO BUEIRO MAIS PRÓXIMO.
ATENÇÃO
IMPROVISAR O COTONETE COM UM PALITO REVESTIDO DE ALGODÃO PODE LHE CAUSAR MUITA ENCRENCA.
ADVERTÊNCIA
JAMAIS DESCARTE química DE ALTÍSSIMA DENSIDADE (= fluido de freio) EM LUGAR ALGUM: DEIXE POR CONTA DOS NOSSOS CAROS LIXEIROS PROFISSIONAIS.
Rodrigo MARTINIANO.
. . . . .
Tóxico agudo por via oral: Categoria 5. Perigoso ao ambiente aquático – Agudo: Categoria 3. Perigoso ao ambiente aquático – Crônico: Categoria 3. Perigos para a Saúde: Pode ser fatal se ingerido e penetrar nas vias respiratórias (H304).
. . . . .

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Rodolfo 5 de janeiro de 2022

Se der problema no ABS a Concessionária vai assumir o prejuízo ou vai alegar que você não seguiu a recomendação do manual do proprietário?
Veja o que diz o manual e então tome a melhor decisão embalada no que diz o próprio fabricante do seu carro.

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Rodolfo 5 de janeiro de 2022

Eu escrevi isso para o Edinilson.

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EDNILSON ANTONIO FERREIRA MACEDO 5 de janeiro de 2022

Contatei a concessionária perguntando pq não fizeram a troca do fluido de freio e do fluido de arrefecimento na revisão de.dois anos. A resposta que deram foi de que fizeram a inspeção e viram que não há necessidade. O meu carro é um Renegade. Devo.confiar?

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Waslon 5 de janeiro de 2022

Fique esperto em relação ao fluido de arrefecimento. Vários donos de Renegades Flex tem reclamado da contaminação do fluido do câmbio automático com o líquido de arrefecimento.

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Waslon 4 de janeiro de 2022

A Honda recomenda a troca com intervalo de cinco anos!

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Felipe Cunha 4 de janeiro de 2022

O líquido de freio por ser igroscopio, além de diminuir o ponto de ebulição garantido pelas especificações DOT3, DOT4, DOT5 e DOT5.1, também possibilita oxidação dos cilindros, mestre e de rodas, embolos dos calipers, e nos veiculos com ABS, que são a grande maioria dis veicos em circulação hoje, travamento das vavulas e solenoides do modulo hidráulico do ABS, prejuízo na certa e conta bem elevada para reparar.

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