Ford Edge ST: como anda o SUV de 335 cv e R$ 299 mil
SUV grande da Ford passa a ser vendido em versão única com apelo esportivo e pacote de itens de série recheado; confira nossas impressões do modelo
SUV grande da Ford passa a ser vendido em versão única com apelo esportivo e pacote de itens de série recheado; confira nossas impressões do modelo
A Ford iniciou a venda do Edge ST, versão esportiva do seu utilitário esportivo (SUV) grande. O modelo já disponível no configurador no site da Ford com o preço de R$ 299 mil. O pacote é fechado: não há equipamentos opcionais.
Agora, a versão ST é a única disponível na linha Edge. A Ford parou de importar o Edge Titanium no fim do ano passado que era vendido por R$ 249,8 mil quando deixou o mercado.
O destaque do Ford Edge ST é o seu desempenho: ele é equipado com um motor 2.7 V6 EcoBoost biturbo, com 335 cv de potência e 54,4 kgfm de torque. Ele vem com câmbio automático de oito marchas com comandos no volante (paddle shifts), modo de condução Sport e tração integral.
O Edge ST acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. A velocidade máxima é de 209 km/h (limitada eletronicamente). Esses números impressionam em se tratando de um SUV com mais de 2 toneladas.
As dimensões do SUV da Ford também são generosas: ele tem 4,79 m de comprimento, 1,93 m de largura, altura de 1,730 m e entre-eixos de 2,85 metros.
Visualmente, o Edge passou por discretos retoques na versão ST. Além da frente, laterais e traseira redesenhadas, o visual do Edge ST inclui itens exclusivos, como grade dianteira preta do tipo colmeia,faróis e lanternas de LED, rodas de 21”, saias laterais e escapamento com saídas duplas.
Entre os itens de conforto, ele conta com bancos esportivos de couro e camurça com refrigeração e aquecimento, volante e soleiras personalizadas, teto solar panorâmico, som premium da Bang & Olufsen com 12 alto-falantes, carregador sem fio para celular, central multimídia SYNC 3 e DVD com duas telas de 8” para os passageiros traseiros, que podem ser usadas de forma simultânea ou independente para música, vídeos e jogos.
Na parte de segurança o Edge ST vem com oito airbags, câmera dianteira de 180 graus, controle eletrônico de estabilidade e tração, anticapotamento e controle de torque em curvas AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, chave programável MyKey e ganchos e fita de segurança para cadeiras infantis.
Suas tecnologias de assistência, reunidas no pacote “Ford CoPiloto 360”,incluem sistemas de monitoramento de ponto cego, permanência em faixa, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com stop&go, auxiliar de manobras evasivas, farol alto automático, câmera de ré, estacionamento automático e navegação.
O incremento do Ford Edge ST em relação ao Titanium que era vendido no Brasil vai além da potência e do visual. A suspensão dianteira ganhou molas 10% mais rígidas e uma barra estabilizadora de diâmetro maior.
Já a traseira tem molas 20% mais rígidas e amortecedores do tipo “monotubo” em vez dos convencionais.
O centro de gravidade também foi rebaixado para aumentar o controle da carroceria e a estabilidade em curvas.
Em um rápido contato com o SUV da Ford, por rodovias no interior de São Paulo, o motor V6 Ecoboost mostra disposição para arrancadas e ultrapassagens. O consumo se manteve em razoáveis 10.2 km/l em velocidade de cruzeiro de 120 km/h.
O sistemas de assistência e segurança atuam de forma discreta. Em curvas de raio longo, eles mantêm o carro no centro da faixa, assim como na reta. Mas em pouco tempo alertam o motorista de que ele deve manter as mãos no volante. São sistemas auxiliares, não autônomos.
Há muito conforto para todos os cinco ocupantes. O porta-malas com 602 litros é generoso e conta com sistema de abertura com sensores embaixo do para-choque para facilitar o acesso.
Também foi possível testar o Edge ST em um circuito com curvas fechadas e chicanes dentro do campo de provas da Ford, em Tatuí (SP). As limitações de um SUV grande com peso elevado ficam evidentes em curvas fechadas. Controles de estabilidade e tração atuam rapidamente e conseguem evitar que o Edge saia da pista.
As três primeiras revisões do Edge ST têm preço de:
A garantia é de três anos sem limite de quilometragem. De acordo com dados divulgados pela Ford, o valor médio do seguro do Edge ST é de 4,4% do valor do carro.
Veja também: Boris comenta os planos da Ford para o segmento de SUVs
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu tinha um edge 2014 LIMITED, agora comprei um ST, é outro carro, bem melhor.
Igual, ou superior aos europeus… Custando a metade do preço.