Ford F-150: motor V8 de Mustang e conforto de carro de luxo

Caminhonete chega ao Brasil em duas versões, mas ambas equipadas com o mesmo moto V8 do esportivo Mustang; preços ainda não estão definidos

f 150 platinum 3
Caminhonete tem dimensões generosas (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Felipe Boutros
Publicado em 11/02/2023 às 09h03
Atualizado em 22/08/2023 às 13h29

A Ford apresentou a picape F-150 no Brasil. A caminhonete chega em duas versões, Lariat e Platinum, e a pré-venda começa no dia 14 de fevereiro. O preço da F-150 Lariat é de R$ 470 mil. A F-150 Platinum custa R$ 490 mil.  A F-150 é equipada com motor V8 Coyote, o mesmo que equipa o Mustang.

As duas versões da F-150 se diferenciam na proposta visual e no pacote de itens de série. A F-150 Lariat traz detalhes, como grade e rodas, em preto, e interior em marrom. A F-150 Platinum, aposta nos cromados. Entre os itens de série, esta versão se diferencia com o sistema de som com 18 alto-falatntes (contra 8 da Lariat) e uma mesa de trabalho retrátil em seu interior.

VEJA TAMBÉM:

Motor e câmbio da F-150

A Ford F-150 é equipada com motor V8 Coyote 5.0 a gasolina com uma calibração diferente do Mustang: entrega 405 cv de potência a 6.000 rpm e 56,7 kgfm de torque a 4.250 rpm. O câmbio é automático de 10 marchas. A tração tem opção de 4×2, 4×4 automática (sob demanda), 4×4 e 4×4 com reduzida. A Ford F-150 acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. A velocidade máxima não foi divulgada.

O seu pacote off-road inclui ainda bloqueio do diferencial eletrônico, amortecedores otimizados e protetores metálicos inferiores. A suspensão dianteira é independente, do tipo “double wishbone”, e a traseira de eixo rígido com feixe de molas.

Modos de condução

A F-150 tem oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar. Eles alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração para oferecer a melhor resposta em cada situação.

Consumo da F-150

A Ford F-150 tem consumo de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. O tanque de combustível tem capacidade para 136 litros, o que garante uma autonomia de mais de 1.000 km. Os números foram divulgados pela Ford.

Capacidade de carga

A caçamba comporta 1.370 litros. A capacidade de carga da F-150 é de 728 kg na versão Lariat e de 681 kg na Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. Além disso, contam com o assistente de reboque Pro Trailer, recurso exclusivo com câmera que facilita a direção até para quem não tem experiência nesse tipo de manobra.

Dimensões

A Ford F-150 mede:

  • 5.880 mm de comprimento;
  • 1.960 mm de altura;
  • 2.090 mm de largura.

Equipamentos de série

A Ford F-150 tem oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros), piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e os exclusivos assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.

O painel 100% digital de 12”. A F-150 estreia no Brasil o sistema SYNC 4: ele tem tela sensível ao toque de 12”, conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, manual do proprietário digital, reconhecimento de voz aprimorado, Bluetooth e acesso a funcionalidades como ativação da iluminação 360° e assistentes de trailer. Oferece também carregador sem fio para celular.

A F-150 dispõe de ajuste elétrico com memória para o banco do motorista (10 posições), para o banco do passageiro (8 posições), volante (altura e profundidade) e pedais. O assento traseiro pode ser facilmente rebatido para acomodar bagagens e, abaixo dele, há um prático compartimento de 55 litros com chave.

Caçamba de alumínio

A F-150 tem chassi de aço e cabine e caçamba feitas com quatro ligas diferentes de alumínio de alta resistência. Segundo a Ford, além de aumentar em 29% a rigidez na parte frontal e em 5,8% a rigidez torcional, esse material inovador contribui para reduzir em 200 kg o peso do veículo, beneficiando a performance, o consumo de combustível e a capacidade de carga”, destaca André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford América do Sul.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcello 11 de fevereiro de 2023

Um carro deste tamanho, não pode ter um motor diesel? O consumo dele é ridículo.

Avatar
Deixe um comentário